9.5.23

Rita Lee: o feminino irreverente do rock brasileiro

Rita Lee foi vanguarda total, uma das pioneiras do rock brasileiro e referência para as mulheres que desejavam se expressar através da música. O mundo perdeu uma grande artista, uma figura icônica que influenciou gerações com sua arte sagaz e musical de personalidade única.

Rita Lee Jones Carvalho, Rita Lee ou simplesmente, Rita, teve uma trajetória repleta de momentos marcantes, desde a sua participação na banda Os Mutantes até a sua carreira solo, que foi igualmente bem-sucedida e influente. Ela nos presenteou com tantas músicas inesquecíveis, que mesmo agora, depois de tantos anos, ainda emocionam e nos fazem cantar e dançar.

Rita não era apenas uma grande artista, ela era uma mulher corajosa, que sempre defendeu suas ideias e lutou pelo que acreditava, mesmo que isso a colocasse em situações difíceis e controversas. Ela sempre foi autêntica e não se deixava moldar pelos padrões impostos pela sociedade. 

Influenciou muitas outras mulheres que viriam a seguir seus passos no rock brasileiro, como Cássia Eller, Pitty, Karina Buhr, entre outras. Mostrou que as mulheres podiam ser roqueiras, ter sua própria voz e estilo, e quebrar tabus e preconceitos em relação ao papel das mulheres na sociedade e na cultura. Por tudo isso, Rita Lee é considerada uma das grandes referências para as mulheres no rock and roll brasileiro.

A decoberta do câncer, a reinvenção nas redes sociais

Em maio (20) de 2021, soubemos que ela estava com câncer e a partir daí, uma longa jornada começou. Ela estava com 73 anos. Poderia ter sido um fim antecipado, mas não. Poucos meses depois dessa notícia, mais uma vez, Rita performou, desta vez e mais do que nunca, rodeada de afeto. 

E assim ela lançou o single “Change”, em parceria com o compositor e músico Gui Boratto, coincidindo com a estreia da exposição "Samsung Rock Exhibition - Rita Lee", no MIS, em São Paulo, que reuniu memórias das cinco décadas de carreira da cantora. As homenagens seguiram, em vida.

Dias antes, ela havia reaparecido em uma foto compartilhada no Instagram pelo marido, o músico Roberto de Carvalho. E a sua presença digital nos últimos tempos foi uma forma de ficar mais perto de nós, fãs, mesmo longe dos palcos. Seus posts, suas histórias e sua interação com os fãs nas redes sociais eram um lembrete de que ela continuava ali, presente e forte como sempre.

Artista completa, compositora brilhante, ela soube traduzir em palavras e melodias suas emoções e as emoções de uma geração inteira. Suas letras repletas de humor, ironia e irreverência, falavam sobre amor, liberdade, política, drogas e outros tabus. 

Pioneira em muitos aspectos

Rita iniciou a carreira nos anos 60 como vocalista da banda Os Mutantes, que revolucionou a música brasileira com sua mistura de rock psicodélico, música brasileira e experimentalismo. 

Depois de deixar a banda, ela seguiu carreira solo e continuou a inovar, explorando diferentes gêneros musicais e incorporando novas tecnologias em sua música.

Além de sua contribuição para a música brasileira, Rita Lee sempre foi uma defensora da liberdade sexual e da igualdade de gênero, e suas músicas e letras refletiam isso. Ela foi uma das primeiras artistas a falar abertamente sobre sexo e a questionar os papéis tradicionais de gênero, o que a tornou uma referência para mulheres em busca de respeito e autonomia.

Rita foi casada com o músico Roberto de Carvalho. A festa foi em 1976,  uma cerimônia simples realizada em São Paulo. O casal se conheceu no início dos anos 70, quando Roberto ingressou na banda de apoio de Rita, os Tutti Frutti. Juntos, formaram uma das parcerias mais duradouras e bem-sucedidas da música brasileira, compondo muitas das canções de sucesso da carreira solo de Rita Lee. Criaram um legado musical impressionante.

Rita deixou duas biografias, além de sua discografia. Ganhei em 2018, no dia 31 de dezembro, data do aniversário dela e meu também, a primeira biografia, intitulada "Rita Lee: uma autobiografia", publicada em 2016 e que traz narrativa escrita pela própria artista, que conta a história de sua vida, desde a infância até então. Foram várias catarses que tive. 

A outra se chama "Outra Biografia"(a cara dela esse título) e está em pré-venda pela Globo Livros. O lançamento está previsto para 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia. Diferente do primeiro livro, em que a artista relata sua vida, “Outra Autobiografia” foca nos últimos três anos, período que engloba a pandemia e seu diagnóstico de câncer de pulmão. Diferente da primeira biografia, ela não estará aqui, fisicamente para autografar. 

Desde que me entendo por gente, a Rita esteve presente na minha vida, através das suas músicas, das suas entrevistas e do seu jeito irreverente de ser. Ainda bem engasgada, porque por mais fatal que fosse esta noticia, a gente não gosta de aceitar, não poderia deixar de escrever esse momento. Não é um terço de sua vida, mas deixo meu registro. 

Rita Lee, você foi incrível. Que belo espetáculo nesta terra! Fica a saudade e a certeza de que jamais serás esquecida. Que a sua música continue sendo ouvida e apreciada por muitas gerações futuras, e que a sua personalidade irreverente e autêntica sirva de inspiração para todos nós. Descanse em paz, seu legado seguirá vivo em nossos corações e mentes.

Músicas de sucesso que eu amo!

  • Ovelha Negra
  • Lança Perfume
  • Mania de Você
  • Agora Só Falta Você
  • Baila Comigo
  • Esse Tal de Roque Enrow
  • Desculpe o Auê
  • Mutante
  • Doce Vampiro
  • Cor de Rosa Choque
  • Nem Luxo, Nem Lixo
  • Ando Meio Desligado (com Os Mutantes)

Frases polêmicas e divertidas na imprensa!

Rita sempre nos provocou com suas frases, demonstrando com personalidade sua postura em relação a diversos assuntos, como religião, música, juventude, arrependimentos e liberdade. 

  • Deus é uma piada pronta." (em entrevista ao Jornal da Tarde em 1992)
  • Rock é amor, sexo, drogas e juventude. Eu continuo a mesma, uma eterna adolescente. (em entrevista à revista Veja em 1987)
  • Eu sou uma mutante e a minha música também é. (em entrevista à revista Rolling Stone em 2012)
  • Não me arrependo de nada que fiz. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. (em entrevista à Folha de S.Paulo em 2016)
  • O que eu defendo é a liberdade total, desde que não se machuque o outro. (em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 2016)

Discografia

1. "Build Up" (1970)

2. "Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida" (1972)

3. "Atrás do Porto Tem uma Cidade" (1974)

4. "Fruto Proibido" (1975)

5. "Entradas e Bandeiras" (1976)

6. "Babilônia" (1978)

7. "Rita Lee" (1979)

8. "Rita Lee e Roberto de Carvalho" (1980)

9. "Saúde" (1981)

10. "Rita e Roberto" (1985)

11. "Flerte Fatal" (1987)

12. "Zona Zen" (1988)

13. "Rita Lee e Virgínia Rosa" (1991)

14. "Rita Lee e Roberto de Carvalho" (1992)

15. "Rita Lee em Bossa 'n Roll" (1993)

16. "Santa Rita de Sampa" (1997)

17. "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar" (1998)

18. "Acústico MTV" (1998)

19. "Rita Lee ao Vivo" (1999)

20. "Avenida Brasil" (2000)

21. "Rita Lee MTV ao Vivo" (2004)

22. "Balacobaco" (2006)

23. "Pérolas aos Povos" (2007)

24. "Rita Lee & Tutti Frutti ao Vivo" (2012)

25. "Reza" (2012)

26. "Etc..." (2013)

27. "Multishow ao Vivo - Rita Lee 50 Anos" (2018)

Nenhum comentário: