4.5.23

Um método para aumentar a consciência corporal

Neste sábado, 6 de maio, dia do nascimento de Moshe Feldenkrais (1904-1984), criador de uma das metodologias do campo da Educação Somática, será realizada a vivência “Consciência pelo Movimento", utilizando seu método, com a condução das educadoras somáticas Cissa de Luna, Larissa Lucena e Silmara Frasão. Vai ser das 10h30 às 12h30, na Casa Carmina. As inscrições estão abertas. Vejam as informações de como garantir uma vaga, no final da matéria.

Cuidar do corpo e da mente é essencial para todo mundo, em qualquer ideade ou profissão. Ajuda a desenvolver a sensibilidade e a empatia, tão necessárias para que possamos nos expressar de forma autêntica e significativa. Quando nos esforçamos para cuidar de nossa saúde física e mental, estamos investindo em nossa capacidade de criar e compartilhar nossas visões e ideias com o mundo.

E sobre o método Feldenkrais, já ouviu falar? É uma abordagem somática que ajuda a integrar mente e corpo, promovendo uma maior conexão entre esses dois aspectos da nossa existência. Com uma prática regular, o método ajuda-nos a nos manter conscientes de nossos padrões de movimento e postura, o que nos permite fazer escolhas mais saudáveis em relação à nossa saúde física e emocional. 

Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado e estressante, onde a pressão por produtividade e o excesso de estímulos são constantes. E muita gente, como eu, por exemplo, fica horas e horas sentada na frente de um computador. Faz parte do meu oficio, e tem uma hora que a postura desaparece. 

Pois é. Esse estilo de vida pode nos levar a diversos problemas físicos e também emocionais. E nem vou falar de sedentarismo, da falta de atividade física. Este ano, foi uma decisão acertada aqui em casa, focamos na saúde e no bem-estar do corpo e mente. E será que a gente consegue manter isso?

Nesse contexto, o método Feldenkrais surge como uma solução para esses problemas. Ensina movimentos suaves e conscientes e ajuda a melhorar a postura, a flexibilidade e a mobilidade, reduzindo a dor e a rigidez muscular. Por consequência também reduz o estresse e a ansiedade.

Se eu levar para o meu universo mais próximo, o da cultura, eu diria que para os artistas e produtores culturais, a cultura do corpo e da mente pode ser especialmente importante, já que a natureza do trabalho envolve muitas horas de prática e performance. Sem um cuidado adequado, o corpo e a mente podem sofrer desgaste e lesões, prejudicando a carreira a longo prazo. 

E isso vale para quem é apreciador de arte também. Não somente para que a produz. O método pode ser praticado tanto por pessoas que desejam melhorar sua performance física quanto por aqueles que buscam reabilitação de lesões ou doenças crônicas. Em um mundo onde o estresse e a ansiedade são tão comuns, o método Feldenkrais pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida. 

As facilitadoras

Cissa de Luna - Cantora, Professora de Canto, pesquisadora, Educadora Somática Feldenkrais e arteterapeuta. Idealizadora do coletivo " A voz da Pelve". Membro do núcleo diretor do “Laboratório Corpo-Voz” e da "Rede Feldenkrais Brasil". Facilita aula de canto, Consciência pelo Movimento e atua como preparadora vocal em gravações e espetáculos.

Larissa de Lucena - Psicóloga - CRP: 10/0338. Especialista em Gestalt-terapia. Educadora Somática Feldenkrais, formada pela Feldenkrais Guild of North America ®; Terapia Craniossacral, pelo Upledger Institute. Atua na área clínica e com grupos.

Silmara Frasão - Instrutora de Pilates, Professora de Dança, Educadora. Somática Feldenkrais formada pela Feldenkrais Guild of North America ®.Idealizadora do coletivo " A voz da Pelve". Pesquisa experimentação artística do Corpo em Movimento na promoção da saúde e bem-estar através da Dança e Educação Somática.

Serviço

Data: 6 de maio (sábado)

Horário: 10:30h - 12:30h

Local: Casa Carmina (Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 864 - Batista Campos)

Após: R$ 100,00 (há garantia de vagas afirmativas, entrem em contato)

Inscrições: (91) 99806-2754 (Cissa de Luna)

(Fotos enviadas pelas facilitadoras)

Nenhum comentário: