25.5.23

Público vai definir a categoria de Artista Revelação

Rawi, de Santarém-Pa
Esta semana foi divulgada a lista dos indicados às 31 categorias do Prêmio Amazônia de Música. A lista com todos os finalistas no site, onde taemmb está sendo realizada a votação popular para a escolha do Artista Revelação. Os três nomes que disputam a categoria foram indicados pela curadoria, mas quem decide o melhor, é o público. Os vencedores das 31 categorias serão conhecidos em 6 de junho, no Theatro da Paz, com homenagens a Fafá de Belém participação de artistas e outros convidados. 

A categoria de Artista Revelação é um momento único em qualquer premiação musical. Ela reconhece o trabalho e a criatividade de novos artistas que emergem no cenário musical, oferecendo-lhes uma plataforma para brilhar e conquistar o seu espaço no mundo da música. 

Além de ser um momento de celebração do talento em constante renovação é também um incentivo para a descoberta de novas vozes e estilos musicais. Os três indicados possuem características e estilos únicos que os distinguem no cenário musical paraense.

Suraras, do Tapajós

A iniciativa do voto popular ao Artista Revelação reconhece a importância do público como um elemento essencial no processo de consagração dos artistas. É uma responsabilidade compartilhada entre fãs e apreciadores da música paraense escolherem aqueles que consideram merecedores do título de Artista Revelação.

O premiado será conhecido junto aos das demais 30 categorias, no dia 6 de junho, às 20h, no Theatro da Paz, numa cerimônia repleta de glamour e homenagens à cantora Fafá de Belém. Haverá ainda a participação de diversos artistas convidados. Haverá transmissão pela Tv Cultura do Par. A realização da premiação é da Oriente Multiproduções, com patrocínio da Equatorial Para, via Lei Semear do Governo do Estado.

Raidol, de Belém-Pa
De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, a escolha do voto popular para eleger o Artista Revelação é uma forma de aproximar o público do evento e também movimentar os fãs desses artistas espalhados por diversos municípios paraenses. 

“A Equatorial está comprometida com a cultura do estado, por isso é a maior patrocinadora de projetos culturais  do Pará.  Sabemos da importância da democratização da arte e é excelente ver artistas tanto da capital quanto de outras regiões indicados em diversas categorias. Isso possibilita que o público de outras cidades também se sinta parte dessa grande festa”, comenta Michelle. 

O Prêmio Amazônia de Música é uma iniciativa que visa destacar e premiar os talentos musicais da região amazônica, promovendo a diversidade cultural e valorizando a música produzida nessa área tão rica e vibrante. A edição Pará é dedicada aos artistas e talentos musicais do estado, reconhecendo sua contribuição para a cena musical local e nacional. Para mais informações sobre os artistas indicados, o processo de votação e a premiação em si, os interessados podem visitar o site oficial do prêmio. 

Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Grupo Suraras – O grupo faz parte da “Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós”, que tem a missão de combater o racismo e a violência contra a mulher indígena. 

Com a música, mais especificamente o carimbó, elas marcam presença em um ritmo tradicionalmente executado por homens e, de forma subversiva, ecoam suas lutas para além de seus territórios.

Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLj4cxLBW7eSTEVJio_JgBrkZM5fj--aX5

Raidol Raidol - Forjado em uma família de artistas (pai cantor, compositor e instrumentista, mãe pedagoga e dançarina e avó cantora de rádio), Raidol nasceu imerso em arte. Através da vitrola de seus avós e das intermináveis tardes de domingo regadas à música. 

Entrou em contato desde cedo com uma variedade imensa de artistas. Se lançou como artista em 2018, com seu primeiro trabalho solo, "Raidol" (22/08/2018) e rapidamente foi abraçado pelo público que passou a lotar suas apresentações no circuito independente de Belém, cantando as músicas a plenos pulmões. Esse primeiro EP hoje acumula mais de 160k plays no Spotify.

Youtube: https://www.youtube.com/@raidolmusica6803

RAWI - RAWI é um multiartista queer de 23 anos, nascido e criado na cidade de Santarém, PA, Amazônia. Tem mais de 10 anos de vivência e trabalho com arte em várias linguagens, indo do teatro, poesia, artes plásticas, audiovisual a música. 

Lançou, em 2021, o primeiro álbum visual do Oeste paraense, participou do projeto Sons do Pará da TV Liberal, se apresentou nos festivais como: Çairé, Amazônia em Pé, Se Rasgum, Psica, Festival dos Rios e CineAlter. Figura, em 2023, o corpo de artistas selecionados no edital Natura Musical. 

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bgurWV5sbaw 

Serviço

Para votar em seu artista favorito, basta acessar o site oficial do Prêmio Amazônia de Música em www.premioamazoniademusica.com.br e seguir as instruções para votação. O prazo final para votar é dia 2 de junho. Realização da Oriente Multiproduções. Patrocínio Equatorial Pará, via Lei Semear do Governo do Estado. 

Nenhum comentário: