28.5.13

Arquivo público discute editais de apoio a cultura

O ciclo de palestra “Editais Culturais” que acontecerá no dia 11 de junho, no Sesc Boulevard, com realização da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (ARQPEP), terá participação de representantes de programas de financiamento e patrocínio cultural do Brasil, a Petrobras e do BNDES. 

Uma das únicas instituições que trabalham com acervos documentais contempladas por editais culturais no Norte e Nordeste, a ARQPEP lança novo desafio e apresenta um volume com resultado de um de seus dois projetos já contemplados em edital.

Será o momento, também, de compartilhará com profissionais do meio cultural e arquivístico as experiências obtidas com a execução de dois projetos culturais em que ela foi contemplada. Um deles, está sendo encerrado: “Preservação, Conservação e Acesso”, realizado pela ARQPEP com o patrocínio do programa Petrobras Cultural.

Durante um período de dois anos, foi possível realizar a identificação e a catalogação de mais de 45 mil documentos da chamada “documentação avulsa” do Arquivo Público do Estado do Pará. Estes documentos, entre eles ocorrências policiais, folhas de pagamento e boletins médicos, nunca foram identificados, sendo apenas direcionados para o Arquivo Público, envelopados e colocados em prateleiras.

Com este tratamento técnico, estes documentos agora podem finalmente fazer parte oficialmente do acervo do Arquivo Público do Pará. O produto final deste projeto, o catálogo “Textos e Fontes do Arquivo Público do Pará vol.2”, traz o inventário da documentação tratada e o manual de séries elaborado para a identificação desses documentos. 

O volume será lançado ao final do evento e distribuído gratuitamente para pesquisadores, historiadores e o público interessado.

Na ocasião também será lançado o mais novo projeto da ARQPEP, contemplado pelo edital de financiamento do BNDES. A partir dos recursos obtidos, este projeto pretende disponibilizar online toda a documentação do período colonial presente no Arquivo Público do Pará, além de formar o Sistema de Arquivos da Amazônia Legal, que integrará acervos de cinco cidades dos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso e Pará. 

O ciclo - Entre os palestrantes estarão Luís Nascimento, assessor de comunicação institucional e gerente de patrocínio da Petrobras e Fernanda Menezes, coordenadora de acervos do BNDES. Eles explicarão como os interessados em obter patrocínios em editais culturais podem submeter projetos da forma correta e os critérios de seleção para a aprovação.

Para retratar uma experiência bem sucedida de projetos patrocinados na área de acervos, o Professor Doutor Pedro Puntoni, Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Coordenador da Brasiliana USP, falará sobre a execução do projeto de digitalização do maior acervo já reunido sobre o Brasil.

Este acervo, que também será disponibilizado integralmente online, inclui obras raras da Biblioteca da USP e da biblioteca particular de José Mindlin e é o maior projeto de digitalização em execução no Brasil.

Ciclo de Palestras “Editais Culturais”  - no dia 11 de junho

14h30 – Abertura da mesa com a presença de Agenor Sarraf, diretor do Arquivo Público do Pará, Fernando Arthur Neves, presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará e Leonardo Torii, Coordenador do projeto “Preservação, Conservação e Acesso”.

15h30 – Palestra "Brasiliana USP e a Rede Memorial: perspectivas para uma política pública para a digitalização dos acervos memoriais brasileiros" com o Professor Doutor Pedro Puntoni, Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Coordenador da Brasiliana USP.

16h15 – Palestra “Patrocínios Petrobras”, com Luís Nascimento, assessor de comunicação institucional e gerente de patrocínio da Petrobras.

17h – Palestra “Projetos e editais do BNDES”, com Fernanda Menezes, coordenadora de Acervos do BNDES.

18h – Cerimônia de entrega dos equipamentos adquiridos através dos projetos desenvolvidos pela ARQPEP para o Arquivo Público do Pará. 18h30 – Pausa.

19h – Coquetel de lançamento do livro “Textos e Fontes do Arquivo Público do Pará vol. 2” com apresentação de quarteto de cordas.

Nenhum comentário: