25.5.13

Café com Verso e Prosa está de volta à cena

Após 10 anos parado, o projeto receberá, nesta terça-feira, 28, os escritores Alfredo Garcia-Bragança e H.G. O sarau literário, além do bate papo, recebe intervenções cênicas de obra dos escritores convidados, estimulando a prática da leitura e formando leitores. Ao final do evento, é servido um coffe break aos participantes que, então, literalmente tomam um café com o escritor. 

O evento é promovido pela Biblioteca da Escola Zulima Vergolino Dias, localizada na Cidade Nova, vinculada ao SIEBE (Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares), com o patrocínio dos próprios professores da escola. Segundo o Prof. Helder Bentes, coordenador do projeto, a literatura é um tipo de texto artístico construído sobre a matéria-prima da linguagem. 

“Como arte, a literatura requer um tipo específico de atenção. Hoje, com o crescimento dos recursos de comunicação digital, há uma tendência, principalmente entre o público jovem, de preferir o filme ao livro ou se contentar com o resumo de leituras que jamais deveriam ser classificadas como obrigatórias”, explica o professor. 

O objetivo do projeto é, portanto, combater essa tendência, valorizando o livro impresso como suporte de um tipo de conhecimento que pode e deve funcionar como reflexão crítica sobre a realidade. Para isso, todo mês o professor forma e coordena uma equipe de debatedores voluntários, garimpados entre estudantes, sobre a obra de um escritor convidado.

Os estudantes recebem aulas de teoria literária e técnicas de entrevista, leem a obra do autor convidado e têm a incumbência de compartilhar as novidades que vão aprendendo. 

Há um bate-papo prévio com o escritor, ainda na fase de preparação do evento mensal, para que os estudantes o conheçam pessoalmente e sintam-se à vontade para tomar um café com ele e o público. São formadas equipes de recepção, divulgação, audiovisual, coffe break, decoração temática, teatro, tudo para garantir que o público tenha uma experiência estética e saia do sarau realmente incentivado a consumir literatura. Os escritores convidados são escolhidos mediante sugestão de pauta enviada à coordenação do projeto. 

Os autores deste mês são pai e filho. Alfredo Garcia é paraense de Bragança, neto e pai de escritor. Iniciou sua carreira no gênero da literatura infanto-juvenil e depois foi se aventurando por outros gêneros, identificando-se principalmente com o conto. Com 27 anos de atividade escrita, Alfredo é jornalista, especialista em Teoria Literária e Mestre em Estudos Literários. 

Essa formação acadêmica para a escrita, certamente influenciou positivamente a qualidade de sua obra, o que justifica a fortuna crítica assinada por nomes de peso na área da literatura no Brasil, como Acyr Castro, Ignácio de Loyola Brandão, Ildefonso Guimarães, Joel Cardoso e Helder Bentes, que foi o primeiro crítico brasileiro a escrever sobre a obra Três Extremos, conto de H. G. 

Neto, filho de Alfredo Garcia, publicou na coletânea Epifanias (2009), que reúne contos dos dois autores. 

No artigo “As epifanias de um jovem escritor”, o crítico afirma: “A narrativa vale pelo devir de uma surpresa que testa as expectativas do leitor. O caminho traçado por H. G. Neto daria muito trabalho ao pesquisador que se lançasse à aventura de desvendar os passos da imaginação de um leitor, na tentativa de preencher concretamente as lacunas deixadas ao longo do texto”.

Serviço
Café com Verso e Prosa. Convidados: Alfredo Garcia-Bragança e H. G. Neto Data: 28 de maio de 2013 (terça-feira) Hora: de 18h00 às 19h30 Local: Auditório da Escola Zulima Vergolino Dias (Cidade Nova, em frente à Praça da Bíblia).

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: