9.5.13

Música na estrada com improvisos e chuva fina

Fazer música on the road é estar sujeito a chuvas e trovoadas. E foi assim, neste nosso clima brejeiro, que o projeto Música na Estrada foi recebido em Pirabas, a primeira cidade a ser visitada pelo circuito musical que neste final de semana chegará a Curuçá e Marapanim.

Feriado de 1º de maio. A forte chuva que caiu na terça-feira, com grandes ventanias, acabou descaracterizando o local onde seria realizado um bate papo que faz parte da programação do 3º Música na Estrada, projeto que tem como foco a circulação de bandas paraenses por municípios, além da capital, Belém. Com as instalações comprometidas, o encontro foi cancelado, mas ninguém da Gang do Eltro, Storbo ou Projeto Charmoso se desistimulou. 

O céu ficou nublado e à noite mais chuva, que entrou pela noite, sem impedir, porém, que fossem acesas as luzes e o som da carreta palco fosse ligado para marcar presença na pequena cidade situada na zona do salgado paraense. O evento, que começaria as 19h, só teve início às 20h30 e a primeira atração, o Grupo de carimbó Pirabolando, que subiu ao palco substituindo o grupo do Mestre Tomás, que teve problemas de saúde, iniciou o show já por volta das 21h. 

Formado por alunos e professores de uma escola municipal, o Pirambolando se apresentou para uma plateia dispersa, porém atentas, de aproximadamente 60 pessoas, que não arredaram o pé sob a chuva, já fina que insistiu em cair. 

Em seguida, a Banda Zona 8 entrou em cena, com jovens músicos do município, que fizeram um show com repertório que foi de Legião Urbana a Natiruts, passando por outros ícones do rock e reggae nacionais. Foi um esquenta de meia hora, para receber, em seguida, o Projeto Charmoso e a banda Strobo.

Às 22h horas, a plateia era de aproximadas 300 pessoas, e um chuvisco, bem fininho, fez a recepção ao Strobo, que arrebentou. Fez um belo show e conquistou o público. Tudo muito bem ensaiado, cheio de energia, performático e encantou a plateia, que foi crescendo e preenchendo o complexo Maria Pajé.

“A essa altura, nossos corações já estavam mais aliviados. Vendo que o público ia enfrentando a noite fria e saindo de casa lentamente”, relata Márcio Macedo, coordenador do Música na Estrada, realizado pela MM Produções, patrocinado pela Lei Semear através da Vivo. Ao todo, cerca de 1000 pessoas estiveram presentes. 

“A plateia foi contagiada pelo som instrumental diferente do Strobo e deu pra ver nos olhares de muita gente o estranhamento-encantamento que os shows dos selecionados, sobretudo do Strobo, causaram”, comenta o produtor.

O show do Projeto Charmoso que fez jus ao nome, ao preencher o palco da carreta. Os ritmos leves, com toques caribenhos, sons funkeados, solos de trumpete, improvisos e o charme visual e vocal de Nana Reis, arrebatou o povo! Foi o que se percebeu pelos aplausos sinceros, a cada finalização de música (tudo inédito).

"A sensação que nos invade, enquanto produtores, é estar entregando àqueles espectadores um pacote que não traz só diversão. Estamos provocando reflexões sobre música. Inquietações criativas nos músicos locais. Provocando desafios para a implementação de novas políticas culturais. Quando você vê um som que nunca se ousaria contratar numa programação do município agradar tanto, isso provoca um burburinho. Os próprios parceiros locais da prefeitura pareciam reconhecer a delícia de uma nova e inusitada receita", diz Márcio. 

A estreia do projeto acabou tendo um ótimo resultado. Quando a Gang entrou, já passava das 23h30, mas quem tava ainda meio afastado do palco, chegou junto e se confraternizou ao som dos bits eletrônicos hiperpopulares. Um show de imagens, no telão e no palco, ajudaram a hipnotizar um público que pouco dançava para não perder as peripécias dos integrantes da gang. “Enfim. Foi muito bacana. Pelas congratulações diversas que todos nós recebemos, dá pra contabilizar sucesso geral da primeira noite”, finaliza Macedo. 

O Música na Estrada seguiu depois para Primavera, na sexta-feira, 03, e encerrou a primeira etapa no sábado, 04, em Bragança. 

E neste final de semana, mais uma etapa será realizada, em Curuçá, dia 10, e Marapanim, dia 11, onde tocam Madame Saatan junto  a bandas locais. Finalizando a maratona, em Mosqueiro, dia 18 de maio, haverá mais shows, de Arthur Espíndola e grupo Casa de Folha.

O projeto é uma realização da MM Produções, apoiado pela Lei de Incentivo a cultura do Governo do Estado - SEMEAR e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, com patrocínio da VIVO, e tem parceria com a Rede Conexão, blog Holofote Virtual e agência de música Ampli Criativa. Mais informação: www.musicanaestrada.co.br

Nenhum comentário: