8.5.13

Circo, dança e teatro em Ciao!Buonanotte,Finito

O imprevisto, extraordinário e inopinado. O que acontece de maneira súbita, inesperada e por isso se define surpreendente. O encontro entre do Palhaço Black com a bailarina Fassibinder vai causar em “Ciao!Buonanotte,Finito”, espetáculo contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estimulo ao Circo 2012. A estreia é nesta sexta-feira, 10 de maio, às 21h, no Teatro Cuira.

Numa fusão das linguagens da dança contemporânea e técnicas circenses, a obra é uma metáfora das transformações que acontecem quando Fassbinder se deparar com Black. De suas origens singulares, eles viverão um par, em cena improvisada e coreografada. 

A ideia surgiu em 2010, mas só agora se concretiza. Tudo porque naquele ano, o bailarino Danilo Bracchi ao receber a Bolsa Funarte de residência Artística em Artes Cênicas vai para Europa. Paralelamente, o ator Antonio do Rosário é contemplado pela Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses e segue para a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro. Foram se especializar e agora, mais de dois anos depois, retomam a ideia. 

Os dois personagens, porém, estavam sempre por aí. É que a história da bailarina Fassibinder, por exemplo, começa nos anos 1990, durante uma montagem de “O Lixo, a Cidade e a Morte”, texto polêmico de Rainer Werner Fassibinder, que ganhou direção do não menos controverso, Luis Otávio Barata junto ao Grupo de Teatro UNIPOP. 

Foi um daqueles acasos. Danilo sem querer, num imprevisto, ganhou de presente a personagem da bailarina que o acompanharia por muito mais tempo, ganhando vida, em performances de rua. 

Tornou-se para o artista, uma carta na manga, certeira e intuitiva, dentro da Cia de Investigações Cênicas. 

Já Antonio do Rosário, cria o Palhaço Black, em 2002, ao ingressar no grupo Os Palhaços Trovadores. Pinta de roqueiro, punk de pino no nariz vermelho, Black sempre foi, também, solto no mundo. 

E quando a ideia é retomada, tudo vem forte. Danilo escreve e aprova o projeto. Feito isso, monta uma equipe poderosa, digo assim, porque ele consegue reunir alguns dos melhores e mais criativos profissionais do teatro de Belém. Para construir a dramaturgia, elege a atriz e diretora Adriana Cruz, que aceitou por ver logo de cara ali um desafio. 

"Eram personagens que já existiam. Cada um em seu universo particular e tão bem construídos. E agora, como criar a história desse encontro?", questionou-se.

Na equipe cênica está Aníbal Pacha, convidado para fazer o figurino e Nando Lima, para projetar o cenário. 

O ator e bailarino Ícaro Gaya assumiu a assistência de direção e coreográfica, Patrícia Gondim criou a luz e os irmãos Armando e Mendonça e Thalles Branche, a trilha original. 

A fotografia é de André Mardock e a assessoria de comunicação foi assumida pelo Holofote Virtual. O espetáculo tem produção da Trama Associação de Teatro e Dança da Amazônia e a Três – Cultura Produção Comunicação. 

A fórmula perfeita não existe, mas os elementos da perfeição. A montagem já está acontecendo no teatro Cuíra. Personagens viventes, Fassibinder e Black estão à vontade na cena e próximos da estreia, mostram-se aparentemente tranquilos.O que acontecerá a partir deste encontro? É que todos querem saber.

Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Adriana Cruz
Coreografias: Danilo Bracchi e Antonio do Rosário
Assistência de Direção e Coreográfica: Icaro Gaya
Elenco: Antônio do Rosário Danilo Bracchi
Luz: Patricia Godim
Cenografia e Second Life: Nando Lima
Figurino: Anibal Pacha
Trilha Sonora Original: Armando Mendonça e Thales Blanche
Voz em Bergamasco: Enrico Bracchi Coach
Trapézio: Rafael Trajano
Arte Gráfica: Melissa Barbery
Fotos: André Mardock

Produção: A Trama e Três – Cultura Produção Comunicação
Patrocínio: Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estimulo ao Circo 2012
Apoio: Clinica Diogo Bonifácio, INBUST Companhia de Teatro de Bonecos, Studio Reator, Teatro Cuíra, Tudo Bolo

Agradecimento: Miriam de lima Bracchi, Enrico Bracchi, Maria Rosa, Raimundo Lopes, Luciene Sarnento, Jamelão, Palhaços Trovadores, Karine Jansen, Wlad Lima, Olinda Charone, Ricardo Risuenho, Luis Otavio Barata (In Memoriam), Jorge Cunha, Diogo Bonifácio, Juliana Rassy, Dona Celina, Ioná , Thais Marques , Paulo Ricardo, Cristina Costa , Zê Charone

Serviço
Estreia dia 10. Segue dias 11, 12, 18 e 19 de maio, no Teatro Cuíra - Na Rua Riachuelo, esquina da 1º de Março - Belém-Pará. Informações à imprensa: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: