29.5.13

Gattaca será o filme da sessão Ciência na Saraiva

Os caminhos da engenharia genética e seus  impactos na sociedade. Essa é a tônica de Gattaca, produção de 1997. O programa é da Associação de Críticos de Cinema do Pará e Academia Paraense de Ciências em parceria com o Cine Saraiva.A sessão é nesta quinta-feira, 30, às 18h, na livraria do Boulevard Shopping.

O roteiro e a direção é de Andrew Niccol, que também foi roteirista de O Show de Truman. Em Gattaca ele faz um ensaio sobre uma sociedade que venha ter seu destino pré-determinado cientificamente. E isso sem que haja o mínimo espaço para a ação do indivíduo na construção de seu próprio futuro. O filme também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar e, no caso, criar uma hierarquia social, principalmente se feita sem crítica e controle da sociedade. 

Ambientado no futuro, Gattaca mostra uma sociedade em que as corporações tornaram-se mais poderosas que o Estado e em que a manipulação genética criou uma nova espécie de preconceito e hierarquia racial, legitimada pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de manipular a interação entre seus DNAs de modo que gerem filhos com a melhor combinação de qualidades genéticas possível. 

Este procedimento acaba criando duas categorias diferentes de pessoas: os Válidos, frutos desta combinação genética planejada, que são quase super-homens, com raras doenças genéticas; e os Inválidos, frutos de nossa interação sexual usual. Aos Válidos são oferecidos os melhores empregos e as melhores oportunidades enquanto que os Inválidos chegam a ser impedidos de frequentar determinados lugares. 

A história gira em torno de dois irmãos, um concebido da maneira natural e o outro manipulado geneticamente. O Inválido, interpretado por Ethan Hawke, tem várias doenças genéticas e, ao ter seu DNA examinado quando nasce, já tem uma data prevista para sua morte. 

Contudo, o garoto sonha em viajar ao espaço - emprego impensável para alguém com seus problemas - e vai buscar todas as maneiras possíveis para superar suas limitações ao mesmo tempo em que tem que esconder de todos que é um ‘defeituoso’. Gattaca ainda traz Uma Thurman e Jude Law no elenco. 

Serviço
Cine Saraiva apresenta Sessão Ciência com o filme “Gattaca – a experiência genética”, de Andrew Niccol. Nesta quinta, 30, às 18h, no espaço Benedito Nunes da Livraria Saraiva (Boulevard Shopping, 2º piso). Entrada Franca. Após o filme, debate entre o público, os membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará e da Academia Paraense de Ciências.

(Com informações da assessoria de imprensa da ACCPA)

Nenhum comentário: