A iniciativa vem do GEMPAC e Rede Brasileira de Prostitutas. O evento anual, iniciou dia 7 e encerra nesta sexta-feira, 29 de junho, na sede do Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará. Em sua 7a edição tem como objetivo celebrar e transar com cultura e arte as pautas políticas das Trabalhadoras sexuais, os direitos das mulheres, a sexualidade, a liberdade – a incidência política. A programação traz cinema, atos, performances, desfile de moda e carimbó, além da célebre corrida de calcinha. - Na Travessa Padre Prudêncio e Esquinas, a partir das 14h - o Quadrilátero do Amor da Zona Histórica de Belém.
O evento ocorre todos os anos em vários estados do Brasil de forma colaborativa e afetiva com uma diversa rede de aliados e parceiros, trazendo um sentido afirmativo ao Dia 02 de junho, celebrado internacionalmente como o Dia Internacional das Prostitutas, marco mundial da luta desse segmento que já está organizado a mais de 30 anos em Rede no Brasil.
Em 2018 com a DASPU (além de uma grife de moda da categoria, uma política cultural do movimento brasileiro de prostitutas) integra um afeto político importante para o movimento e para a sociedade, com a participação de membros da Rede Brasileira de Prostitutas(RBP) dos estados de Pernambuco, Amapá, Campinas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul entre outros.
Peças icônicas do acervo e peças da última coleção da grife criada em parceria com os estilistas Ale Marques e Marcita com desenhos de Laerte estarão na passarela. A última coleção foi inspirada nos corpos sem gênero definido que se reinventam na relação com a cidade. Camisetas dessa coleção e uma nova edição da “Somos más podemos ser piores” e da “Daspu com Gabriela” além de compor looks do desfile, estarão à venda no evento. Uma nova coleção de calcinhas inspiradas na cultura e energias paraenses será lançada no evento.
Além da puta programação que traz a Corrida da Calcinha, Desfile da DASPU, oficinas e performances de artistas, comunicadores e ativistas locais e nacionais, no Ato PutaDei, serão apresentados dados do Projeto Zona Legal sobre os direitos de Trabalhadoras Sexuais Cis e Transsexuais em Belém, desenvolvido com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos-Edital 2017 e Fundo Semente AWID.
PROGRAMAÇÃO
14h
- Preliminares e Gozos Políticos
- Putique Daspu – camisetas DASPU exclusivas da coleção com Laerte, reedição da "Somos Más Podemos Ser Piores" e da camiseta em homenagem à Gabriela Leite.
- Ritual Putadei na Esquinas: Despachos De Amor, Afetos e Políticas
- Santos e Flores - Grupo Auto da Lua Crescente
- Exibição Pública do Filme: Santa Efigênia e seus Pecados de Thiago Mendonça
- Exposição Filhxs da Puta: Afetos da Vida - Curadoria Leila Barreto, Leandro Veiga, Lilia Souza, Tiago Vaz E Elaine Bortolanza.
- Ato Puta Dei – Todxs por uma Zona Legal! - Tina Rovira – NEP Porto Alegre, Nancy Feijó e Vania Rezende – APPS Recife, Lourdes Barreto - GEMPAC Belém, Leila Silva – COETRAE-COETRAP- SEJU DH - PA, Betânia Santos- Mulheres Guerreiras Campinas, Edna Maciel- AMPSAP Macapá.
- Performances e Transas Culturais
- Coreografia Kaiundê com Carmem Virgolino e Marina Trindade – Percussão Rodrigo Etnos - Boi Vagalume Cuité Marambaia
- Corrida da Calcinha DASPU – Peformance de abertura do desfile com sorteio de 8 kits dei com concentrado de Jambu Erótico.
- Desfile DASPU – 20h00
- Grupo Cobra Venenosa – Carimbó Produtora Subversiva
- Bailão Chitanazona Brasileira
- Seleção Sacaninha - DJ Diego Santiago
- Durante a programação, vozes de artistas produtores e comunicadores da amazônia brasileira no Quadrilátero do Amor
- Governo do Estado do Pará
- Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
- Prefeitura Municipal de Belém
- Referencia Tecnica De IST Aids e Hepatites Virais Nups – Sesma
- Fundo Brasil de Direitos Humanos
- Rede Brasileira de Prostitutas
- Associação Mulheres Guerreiras
- Nucleo de Estudos da Prostituição
- Associação Pernambucana das Profissonais Do Sexo
- Associação de Profissionais Do Sexo Do Amapá
- DASPU/DAVIDA
- DJ Dolores
- Jambu Sinimbu
- Curso de Moda – Unama
- Jorane Castro – Tv Norte
- Leandro Veiga
Redes Sociais Siga e manifestem-se!
Facebook:
@Daspu Davida
@Puta Dei
@Observatório da Prostituição
@blogdasesquinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário