7.6.18

A sexta tem gosto de África Na Casa do Artista

O Espaço Na Casa do Artista é um lugar de trocas de saberes e experiências diversas no campo da arte, em Icoaraci. “Diário de Viagens à Cabo Verde” vem afirmar isso e traz as experiências do músico Naldinho Freire e da turismóloga Auda Piani, em terras africanas. Nesta sexta, 8, eles compartilham com o público as vivências que tiveram na África. Tudo regado a milho, tucupi, tapioca e audição do show “sem chumbo nos pés”. O ingresso custa R$ 40,00.

Naldinho Freire mantém um diálogo permanente com Cabo Verde e ao ser convidado novamente, este ano, a participar do Atlantic Music Expo - AME, um dos maiores festivais da África, com cerca de 40 países participantes, o músico paraibano radicado em Belém, estendeu o convite também a Auda Piani, Dan Bordallo, ambos do Pará, e ainda Ymaraz Ameida, contadora de histórias, que vive no Rio de Janeiro.

Durante as comemorações dos 101 anos do Tarrafal no dia 25 de Abril, Naldinho Freire e Dan Bordallo realizaram mais uma apresentação, os tarrafalenses assistiram ao “sem chumbo nos pés” no Mercado de Artesanato. "A ida a Cabo Verde em 2018 tem uma nova configuração, porque partiu da Região Norte. Venho desenvolvendo esse intercâmbio desde 2005, mas a partir do Nordeste. Estive lá em 2017, já residindo aqui e coloquei para os gestores que a partir daquele momento a gente inseriria nova região nas ações", diz Naldinho.

Em 1995, o músico levou o show Lapidar (LP) para capitais do Brasil e países da Europa. Depois iniciou um período de participação em festivais no Brasil. Naquele mesmo ano retoma as gravações fonográficas com o CD Viadante, em 2006 o CD Raízes e a participação no CD Sound of Alagoas lançado em Berlim/GER por ocasião da PopKomm.

Entre 2008 e 2010 realizou tournée na África, por Ilhas de Cabo Verde, na França, em Portugal e na Holanda. Nesse período gravou o DVD Raízes: traços contemporâneos, fruto de sua pesquisa na música de tradição oral do Nordeste. Em maio de 2011 assumiu a representação da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil, permanecendo até dezembro de 2016.

Atualmente dedica-se ao concerto: “sem chumbo nos pés”, que estreou no Recife/PE em janeiro de 2017, percorreu cidades brasileiras e caboverdianas; traz canções inéditas compostas com vários parceiros, num diálogo entre a poesia, o violão, a música eletrônica e informações musicais diversas, acumuladas por Naldinho Freire em mais de 30 anos de fazer artístico.

Um pouco da ancestralidade da cozinha africana

Auda Piani Tavares é turismóloga e possui uma vasta pesquisa na área de Patrimônio Imaterial e Saberes Tradicionais. Para Cabo Verde, ela levou sua experiência com o projeto "Entre Panelas, Memórias e Sentidos” e vivenciou a cozinha africana em Tarrafal, a tradição do terra-terra (comida caboverdiana), preparou um frango com tucupi e realizou uma palestra na Universidade de Santiago para os estudantes do curso de Ecoturismo.

“Experimentei lá, a massa de milho e o Xerém. Fizemos algumas trocas de saberes, levei para cozinhar, o tucupi e a mandioca, elas trabalhavam o milho. Eu fiz o frango no tucupi, da forma que faço, deixando o frango de molho, fervendo o tucupi na lenha. Elas fizeram um cuscuz, com o milho em flocos e usaram uma vasilha de barro, eu fiz as broinhas de farinha de tapioca, tomamos um café após o almoço. Elas não conheciam nem a farinha d’água e nem a de tapioca”, comenta Auda Piani.

“Faz algum tempo que eu desenvolvo o projeto Entre Panelas, Memórias e Sentidos, onde faço a relação do cozinhar com a ancestralidade. Quando comecei a minha pesquisa, reunia mulheres para cozinhar e trocar experiências. Trocávamos receitas e falávamos de coisas do feminino, de nossas historias de amor. Era um grupo restrito, e depois começou a ampliar. Mas eu tinha dentro do projeto outras vertentes, de fazer contato com pessoas que produzissem alimentos de forma ancestral", conta a pesquisadora.

Ela já havia mergulhado na cultura ancestral da culinária de etnias indígenas. A viagem à Cabo Verde lhe trouxe uma nova oportunidade, de conhecer um pouco mais de perto a ancestralidade da cozinha africana. "Nós temos uma visão da África meio resumida nessa questão da cozinha africana, sempre relacionada com a questão religiosa. Cozinhar com mulheres africanas foi uma experiência  maravilhosa", relata.

Auda Piani tem livros publicados e é premiada com o projeto “A Memória na Fala dos Mestres de Cultura de Icoaraci", que resultou no livro Mestres da Cultura e os documentários Arte de Mestre (Cerâmica), Brincadeira de Mestre (folguedos), Música de Mestre (Carimbó) e Festa de Mestre (festas religiosas populares). Atualmente, trabalha como produtora do espaço Na Casa do Artista. 

Serviço
Diário de Viagem a Cabo Verde com Auda Piani e Naldinho Freire
Ao sabor africano (Xerém, Massa de Milho e Arroz de Marisco)
Show “sem chumbo nos pés” 
(apresentado no Atlantic Music Expo – AME/2018 – Cabo Verde)
Local: Na Casa do Artista
End. Rua Pe. Julio Maria (3ª Rua de Icoaraci, 163)
Tel. + 55 91 3247 2813/ 98092 9392
Ingresso do show com menu degustação, R$40,00

Nenhum comentário: