29.6.18

"Rock da Martinha" de volta no EP de Nicobates

Um encontro de duas gerações em defesa da arte e da tolerância. Assim podem ser definidos o lançamento e show em torno da regravação da música “Rock da Martinha”, de Eloi Iglesias, pelo compositor e guitarrista Nicolau Bates, o Nicobates (ex-integrante da banda Norman Bates). O EP Rock da Martinha sai pelo selo Na Music e terá show de lançamento com a participação do autor da canção no dia 5 de julho no Núcleo de Conexão Ná Figueredo.

Composta por Eloi e os irmãos Cláudio e Cássio Lobato, que faziam parte do movimento Liberô Geral, a música foi lançada em 1987, no LP com o mesmo nome do movimento. “Todo mundo em Belém e também fora da cidade conhece ao menos uma música desse disco, que é ‘Pecados de Adão’, sem dúvida o maior sucesso de Eloi. Mas Rock da Martinha também é uma canção importante porque repercutiu muito, foi proibida de ser executada publicamente pela censura e era uma crônica de um momento histórico, social e cultural de Belém”, explica Nicobates.

O ex-guitarrista, que virou cantor de rock há três anos quando decidiu gravar suas próprias canções após a saída da Norman Bates, conta que ouvia Rock da Martinha aos 11 anos de idade e cantava todos os nomes da canção com entusiasmo sem nem sequer saber do que se tratava. “Eloi me contou que a canção foi baseada em uma matéria jornalística, que  denunciara os vendedores de maconha de Belém e que a ‘Martinha’ era, na verdade, uma corruptela de Matinha, o bairro onde o tráfico era mais forte”, conta o cantor, que também é jornalista de formação.

Música surge em momento de ebulição artística do Brasil

Quando se encontraram para gravar uma entrevista sobre o lançamento do EP, Eloi explicou a natureza da canção. 

“Essa música surgiu na banda Grupo de Risco, que fazia parte de um movimento pornográfico artístico, no momento em que todas as regiões do Brasil tinham suas manifestações artísticas, como a Tropicália, a galera do Ceará e o Clube da Esquina, nós tínhamos a Equatoriália e o Liberô Geral. E esse movimento tinha como intenção mexer com a cabeça das pessoas, fazê-las pensar, porque esse é também o papel da arte. Era a arte em defesa da própria arte, uma arte libertária”, conta o próprio Eloi.

“Baseado no que o Eloi conta, aquela era uma época em que tudo era mais romântico e a violência não era forte como hoje. Por isso, acredito que a música é mais atual do que nunca ao ser posta exatamente numa retrospectiva. Não apenas de revival da arte ou do gênero musical, mas um revival da sociabilidade. A canção é um registro de um tempo mas de forma nenhuma ela é datada. Ela nos mostra que houve um tempo diferente. Um tempo de uma sociabilidade que mudou pela postura repressora das autoridade no combate ao consumo”, pontua Nicobates.

Rock da Martinha sai nas plataformas de stremming de música ao lado de “Voo do Pensamento”, composição de Nicobates que tem a participação de Flávia Aquino e Antonio Novaes (A Euterpia). A arte da capa, baseada em histórias em quadrinhos e na estética rockabilly, foi feita pelo ilustrador paraense Paulo Victor Magno. 

Show conta com com a banda Os Amadores

O show conta na formação de Os Amadores, banda “flutuante” que vai ter na formação dois bateristas e dois baixistas se revezando entre os momentos mais dançantes e mais pesados do show. A formação completa inclui Carol Endres, Ana Paula e Iza Vedo (backing vocals), Charles Andi (guitarra), Moriel Prado (contrabaixo), Dan Ferreira (contrabaixo), Wagner Nugoli (bateria) e Marco André (bateria).

Além de cantar Rock da Martinha com Nicobates, Eloi Iglesias deve cantar seu maior sucesso e uma música inédita de seu repertório. O setlist da banda inclui ainda as músicas do álbum cheio que deve sair no final do ano e algumas releituras de Caetano Veloso e Elvis Presley, além do brega pop anos 1980.

Serviço
Rock da Martinha – Com Nicobates e Os Amadores e participação de Eloi Iglesias.  No Núcleo de Conexões Ná Figueredo (Pub) – Av. Gentil Bittencourt, 449. Dia 5 de Julho – Quinta-feira - A partir das 20h30. Ingressos: R$ 10 (valor de meia entrada). Informações e entrevistas: (91) 98168 7474.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: