8.6.18

"Assim Seja ..." traz o papel do cuidador para cena

“Assim Seja... O Divino High Tech” está em cartaz nesta sexta (8), sábado (9) e domingo (10), às 20h, no Casarão do Boneco, com Sandra Perlin e Maurício Franco, em cena, e Nando Lima, na direção. O ingresso custa R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nem tragédia, nem comédia. "Tem gente que acha o espetáculo triste, mas eu vejo algumas coisas engraçadas”, diz a atriz Sandra Perlin. Maurício Franco interpreta um homem religioso da Umbanda, e ela, uma mulher doente que é cuidada por ele. Os dois vivem uma relação intensa no dia a dia e nas dificuldades em cuidar e ser cuidado. O tratamento é à base de água e ervas.

“É um espetáculo misterioso, porque que tem dia que minha personagem é temperamental. Nem eu sei como ela estará de humor, se vai estar mais impaciente, por exemplo. E quebramos com o estereótipo delicado e feminino do cuidador, que no espetáculo é um homem que tem algumas dificuldades com a delicadeza”, diz a atriz.

Uma prece aos cuidadores, que dedicam tempo enorme de sua vida ao outro, mas que nem sempre ganha reconhecimento por isso, o Assim Seja... surgiu em 2015 de uma observação sobre os cuidadores. “Quando vamos a um velório, o protagonista sempre é  o morto”, diz Sandra Perlin. “Não é comum perguntarmos quem cuidou dele, deu banho, trocou? Quem secou seu sangue e seu vômito, quem trocou suas roupas e penteou seu cabelo? Quem você cuidará e quem cuidará de você?”, reflete.

Sandra Perlin e Maurício Franco formam o grupo B.A.I. – Bando de Atores Independentes. No repertório o B.A.I. tem ainda os espetáculos  “Três”, “Seis Meses” e “Pro Ensaio Geral”, da Trilogia de Mitos. Lembro de ter visto no Maria Silvia Nunes também “O Outro e a Mulher Morta”, que tinha como ponto de partida a obra “Medéia”, um clássico do dramaturgo grego Eurípides. Tinham vários atores em cena, misturava a linguagem cênica com recursos do audiovisual, uma boa equipe técnica por trás, com de Maurício Franco e de Milton Aires. 

“Somos um bando porque sempre convidamos artistas e outros profissionais para somar conosco", diz Sandra."A dramaturgia de Assim Seja... traz, por exemplo, a estética do grupo, mas quem vem dirigir a gente é o Nando Lima. Embora ele amalgame e se una a isso, também insere uma trilha sonora que tem tudo haver com a estética do Reator, que é o seu espaço de criação e atuação”, continua Sandra Perlin.  

"Assim Seja... " conta também com Pauli Baños, na operação da sonoplastia, e o Dudu Lobato, que fez os registros fotográficos e audiovisuais, e a Andrea Rocha, na produção.

Já fez pelo menos cinco temporadas na cidade e volta ao Casarão do Boneco, dentro das Temporadas CDB, projeto dos integrantes do coletivo que utiliza o casarão para ensaios e que buscam escoar suas produções, mas nem sempre conseguem se inserir na estrutura de pautas dos teatros da cidade e encontram no casarão uma possibilidade sustentável de apresentar seus espetáculos.

Desde 2014 o Casarão do Boneco vem se firmando com atividades regulares abertas ao público, programações das mais variadas: oficinas, espetáculos, rodas de conversa, residência artística, workshops ocupando seus diferentes espaços.  Ao todo são mais de 40 artistas entre atores, iluminadores, contadores de histórias, produtores, designer, fotógrafo, dançarinos, bonequeiros, uma polivalência artística que alimenta a casa. 

Serviço 
Temporadas CDB. Ingressos 20 reais (inteira) e 10 reais (meia-entrada). No Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro- 815, entre Veiga Cabral e Pça. Amazonas). Assim Seja, o Divino High Tech (Bando de Atores Independentes). Dias 08,09 e 10 de Junho, às 20h - Classificação: 16 anos.

Nenhum comentário: