29.6.18

Amostraí traz tambores e lendas neste sábado

Nessa edição, a In Bust Teatro com Bonecos apresenta o espetáculo "Curupira", Lucas Alberto faz a contação de histórias "Quando Aqui Cheguei" e a Cia Lama, mostra "Bonecos & Tambores" resultado do edital SEIVA. A programação conta ainda com exibição do programa de TV Catalendas e a lojinha Dellarte. Neste sábado, 30, no Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas. Tudo a partir das 18h, pagando quanto puder.

"Curupira" foi o primeiro episódio do Programa Catalendas, em 1999, na TV Cultura do Pará e esteve em circulação nacional, em 2005, pelo Projeto Palco Giratório do SESC. Em cena os atores e manipuladores: Anibal Pacha, Paulo Ricardo Nascimento e Vandiléia Foro.

Sumano, Suprimo e a Dona Menina são os personagens que no espetáculo "Curupira" se utilizam de paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos das culturas paraenses, para contar uma lenda da conhecida lenda amazônica.  Rresentados por bonecos naturalistas com manipulação de vara, os personagens principais são acompanhados por bonecos máscara, mamulengo e outros mais.

A contação de história de Lucas Alberto da Cia Sorteio de Contos, "Quando eu aqui cheguei…" é inspirada numa história real que fala como os africanos trazidos forçadamente ao Brasil se encontram com as etnias indígenas. Na histórias, dois meninos se encontram na cidade e decidem se ajudar mutuamente, pois não queriam morar na rua. 

Um dos garotos é filho de pais vindos de Angola e o outro veio de uma família da etnia Kaypó. Longe de suas moradas e de seus parentes eles tem de realizar grandes feitos se ajudando mutuamente, para se manterem longe dos perigos dos senhores-donos-da-maldade e em busca de um lugar mágico e de grande proteção chamado: Quilombo. Dramaturgia e atuação: Lucas Alberto.

A Cia Lama traz o espetáculo Bonecos & Tambores resultado do edital de “Produção e Difusão” da Fundação Cultural do Pará – SEIVA. A obra de teatro de bonecos fez uma mini circulação por Mosqueiro, Icoaraci e Belém. 

Um trabalho de teatro de bonecos que conta a história do carimbó a partir da vida do Mestre Verequete, a proposta faz uso de bonecos de manipulação direta e também se utiliza dos instrumentos usados no carimbó como personagens para contar essa história, transformando toda cena teatral numa grande roda de carimbó. Em cena: Michel Amorim Rodrigo Ethnos, Carmem Virgolino, Diego Vattos.

Serviço
Amostraí. Neste sábado, 30 de junho, a partir das 18h. Pague quanto puder. Av. 16 de Novembro 815.Mais informações: (91) 32418981. 

Nenhum comentário: