5.11.09

As novidades da XIII Feira Pan Amazônica do Livro

A XIII Feira Pan Amazônica do Livro abre nesta sexta-feira, 06, a partir das 18h, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Além de homenagear a França e o escritor Dalcídio Jurandir pelo seu centenário, uma das grandes novidades para o público infantil, este ano, não será a vinda do cartunista Maurício de Souza, sempre presente por aqui, mas sim a montagem do Parque da Mônica, tendo como tema a Amazônia.

Criado em 1993, com o propósito de ser o primeiro parque indoor do Brasil, o parque localizava-se no shopping El Dourado, na capital paulista.

Este ano, o shopping pediu a área que o parque ocupava e o mesmo está sendo desmontado, segundo informações na internet, até abril do ano que vem. Cheguei a conhecer o espaço e com toda certeza vai fazer falta.

A confirmação do parque da Mônica na programação da Pan Amazônica está na notícia que a assessoria de imprensa da Secult acaba de soltar. Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã de hoje, o secretário Edilson Moura disse que esta é a maior de todas as feiras do livro já realizadas, tanto em números, quanto em eventos culturais. “A Feira do Livro é uma tradição do Pará e faz parte do calendário cultural do Estado”, confirmou.

“Por isso, ela extrapolou essa idéia da venda de livros, se transformando em um espaço de aceitação e de várias manifestações culturais”, explicou. “Se continuar nesse ritmo de crescimento, em pouco tempo se transformará na maior feira anual do país”.

De acordo com a assessoria de imprensa, esse ano serão 178 estandes distribuídos por todo o espaço de 24 mil metros quadrados do Hangar e será esperado um público de aproximadamente meio milhão de visitantes.

Sobre a programação geral, falou o diretor cultural da secretaria, Carlos Henrique Gonçalves. Incluindo as homenagens ao Ano da França no Brasil, estão confirmados nomes nacionais como o de Emir Sader, Frei Betto, Zuenir Ventura, Zeca Camargo, Moacyr Scliar, Ariano Suassuna (na foto, em conferência ano passado na 12ª edição) e Maurício de Souza.

Sobre os shows da programação musical, já falamos neste blog em uma postagem desta semana.

Mas veja a programação completa no site www.feiradolivro.pa.gov.br. A XIII Feira Pan-amazônica do Livro vai acontecer até dia 15 de novembro, com horário de visitações das 10h às 22h.

Mas os principais shows principais, que acontecerão no Deck, começam às 22h. A promoção é do Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult).e a realização é do Hangar Centro de Convenções e Feira da Amazônia.


Nenhum comentário: