5.11.09

Se Rasgum, Sessão Cult e Festival de filmes sociais

Na semana que vem melhor se preparar, pois o se Ragum está trazendo 17 bandas nacionais, 40 atrações locais e uma banda internacional Hablan por la Espalda, um sexteto uruguaio (foto) de estilo personalíssimo que vai do punk ao jazz, passando pelo rock 'n' roll.

Serão mais de 20 horas de shows, em três palcos no African Bar e o Festival Se Rasgum conquista definitivamente seu espaço na cena nacional de eventos independentes. Privilegiando a produção paraense e as novas produções nacionais, o Se Rasgum contempla o público, ainda, com apresentações de grande peso.

Este ano estão confirmadas entre outras bandas, a Nação Zumbi (PE), Pato Fu (MG), Velhas Virgens (SP), Matanza (RJ), DJ Dolores (PE), Digital Dubs com B Negão e Ras Bernardo (RJ), Bonde do Rolê (PR) e Cérebro Eletrônico (SP).

Os passaportes já estão à venda na loja Ná Figueredo (Gentil Bittencourt 449 e Estação das Docas), Colcci (Braz de Aguiar, Pátio Belém e Shopping Castanheira) e na DiCasa (Entroncamento). Veja os preços e a programação completa: http://www.serasgum.com.br/?page_id=757

Festival de filmes sociais – Estão abertas até dia 13 de novembro, as incrições para o I Festival Internacional de Filmes Sociais – FEST-FISC. O evento faz parte da programação cultural do Fórum Internacional da Sociedade Civil (FISC), que reunirá aqui em Belém, cerca de três mil pessoas, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2009.

A jornada cultural não possui caráter competitivo, mas destaca o papel do cinema, do vídeo e da produção audiovisual em geral na construção de uma sociedade mais justa e solidária. O espaço é aberto para filmes e/ou vídeos curtas-metragens (até 22 minutos de duração) de qualquer gênero ou temática. Contatos para mais informações: festfisc@gmail.com.

Tempos Modernos – A Sessão Cult do Líbero Luxardo, neste sábado, traz um clássico. Tempos Modernos, de Charles Chaplin (EUA, 1936). Embora feito quando o cinema falado já era uma realidade, “Tempos Modernos” é um filme mudo. Chaplin usou a banda sonora só para ruídos, música (suas composições, inclusive a canção “Smile” que fecha o filme), e uma montagem sonora que faz a “voz” do vagabundo cantando. Avesso ao som, o cineasta dizia que “cinema é a arte das imagens e como tal não deve receber interferências”. Leia mais no blog do Líbero Luxardo: http://cineliberoluxardo.blogspot.com/

O filme será exibido a partir das 16h, com entrada franca. Em seguida, tem debate entre espectadores e críticos da ACCPA. Muito boa esta volta à prática dos debates após as sessões cineclubistas em Belém.

É assim que se forma a melhor platéia de cinema e também sangue novo pra trabalhar com audiovisual. Muita gente que hoje está ganhando editais e fazendo filmes por aqui, começou assim. A programação é da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), em parceria com o Cine Líbero Luxardo.. Informações: (91)3202 4321 e cll@fcptn.pa.gov.br

Nenhum comentário: