20.11.09

Cinema e educação no Circuito Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante

Filmes de animação para o público infanto-juvenil, obras de valor artístico e de formação de crianças e adolescentes, mas pouco exibidas no circuito comercial.

É assim que se pode definir a “Sessão Criança Itinerante”, que acontece dentro da programação do Circuito Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, de 24 a 29 de novembro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia (ao lado, o folder - clique na imagem).

A mostra é realizada pelo Cineduc, entidade que há 39 anos trabalha com educação para a imagem. Além das sessões de cinema, o projeto oferece também uma palestra para professores com o tema “As múltiplas funções do audiovisual na escola”, onde propõe a troca de informações e de idéias sobre o tema, tão atual e ainda pouco discutido entre os educadores.

A palestra para os professores, que será no dia 24, às 9h, propõe uma troca de idéias sobre o Cinema na Educação. Uma vez que o mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, é importante que o educador se antene para o cinema como um instrumento formador de opinião e de comportamento.

Conhecendo os elementos dessa linguagem audiovisual tão bem como conhece os elementos da linguagem falada e escrita, o professor passa a atuar na Educação, de forma mais comprometida com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

O debate sobre o uso do audiovisual nas escolas tem sido intenso, e ainda assim muitas dúvidas persistem.


OS FILMES DA SESSÃO CIRNAÇA 9h e 14h – No Hangar

KIRIKU E A FEITICEIRA
Direção: Michel Ocelot
França, Bélgica e Luxemburgo / 1998 / 71 minutos
Kiriku é um menino africano muito pequeno, que já nasceu andando e falando. A aldeia em que vive sofre com a maldade da feiticeira Karaba, que secou a fonte de água e devorou os homens que foram lutar contra ela. Kiriku, com muita inteligência e coragem, vai se confrontar com a terrível Karaba e livrar seu povo da seca, do terror e do preconceito.


A PROFECIA DOS SAPOS
Direção: Jacques-Remy Girerd
França /2003 / 90 minutos
Os sapos profetizam um dilúvio e uma família muito especial transforma sua casa em abrigo flutuante. Os animais domésticos e os de um zoológico próximo são salvos das águas, mas carnívoros e herbívoros precisam aprender a conviver no mesmo espaço.

O REINO DOS GATOS
Direção: Hiroyuki Morita
Japão / 2002 / 75 minutos
Na volta da escola, Haru salva a vida de um gato estranho e distraído, que carregava na boca um pequeno pacote. À noite recebe a visita do Rei dos Gatos, que a convida a visitar seu reino. Haru penetra em um mundo cheio de surpresas e maravilhas.

ROTA DE COLISÃO
Direção: Roberval Duarte
Brasil / 1999 / 12 min
Um operário, uma criança e um ladrão vivem suas vidas, que em certo momento vão se cruzar numa situação inesperada.

BRICHOS
Direção: Paulo Munhoz
Brasil / 2007 / 77 minutos
Tales, Jairzinho e Bandeira são três jovens moradores da Vila dos Brichos, que são os bichos brasileiros. No esforço de criar uma estratégia para ganhar um campeonato de videogame, eles se metem em aventuras e descobrem a história da Vila e um grande segredo no coração da floresta.

DERRUBE JACK
Direção: Ricardo Elias
Brasil / 1993 / 7 min
Um menino tenta, de forma bem humorada, fazer o espectador adivinhar qual é o trabalho de seu pai em um circo.

CASTELO ANIMADO
Direção: Hayao Miyazaki
Japão / 2004 / 119 minuto
A jovem Sophie conhece o belo mágico Hauru e desperta o ciúme da Bruxa das Terras Desoladas, que a transforma em uma velha. Buscando um modo de desfazer o feitiço, Sophie acaba encontrando o castelo de Hauru, que mudava sempre de lugar, e iniciou uma grande aventura

Serviço
“Sessão Criança Itinerante”, às 9h e às 14h (duas sessões) - Na programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. De 24 a 29 de novembro – Hangar. Av. Dr. Freitas, s/n, CEP: 66613-902. Telefone: (91) 3344-0100 / 3344-0101 / 3344 0102. Entrada franca.


Nenhum comentário: