5.11.09

Documentário de Macapá em foco no Inovacine

Ele é considerado um sonhador. Gosta de contar histórias, cantar, compor e rimar. Tem 77 anos e há 15, vive em Macapá, por onde anda vendendo suas poesias.

A vida e a história desse artista popular foram do projeto de documentário de Manoel do Vale, que o inscreveu no IV DocTV do Amapá. Com o nome de “Simãosinho Sonhador”, o documentário não só foi premiado, como já teve lançamento em junho deste ano.


Em 2010 já tem data prevista para estrear em cadeia nacional, no mês de maio. Mas antes disso, o público de Belém terá a oportunidade de ver o filme e mais, conversar com o diretor, na sessão do Inovacine, do próximo dia 9 de novembro, no espaço cultural Ná Figueredo. Neste dia também serão exibidos os filmes “Outras histórias”, de Darcel Andrade e Wilza Brito, e “Filhos do paraíso”, de Majid Majidi.

Produzido pela Castanha Filmes, “Simãozinho Sonhador” é baseado no livro homônimo, escrito pelo próprio Simão. Em menos de uma hora, ele mesmo vai narrando sua história e fazendo um passeio pelo universo fantástico da cultura popular.
Simão antes de se ver poeta, foi artista de circo.

Trapezista até seus 22 anos de idade, no Circus Montenegro, ele conta que naquele tempo não havia muita segurança para este tipo de trabalho. “Eu despenquei lá de cima, de uns 7 metros de altura, junto com meu parceiro. Ele morreu, eu me quebrei todo, mas tô aqui para contar a historia”, diz.

Mas desde os tempos circenses que ele escreve. “Simãozinho Sonhador”, que lhe deu o nome literário, foi o primeiro livro escrito. Hoje, já são 22 editados. O maior “fenômeno” foi “ABC da mulher”, com vinte mil exemplares vendidos. O livro conta a historia de mulheres de A a X.

O que poderia ser chamado de fenômeno é na verdade fruto de muito trabalho e talento. A estratégia do poeta é imprimir mil exemplares de cada vez. Quando esgota o estoque, ele manda imprimir mais uma quantia e continua vendendo, assim não fica nenhum livro encalhado e nem ele devendo à gráfica. Sua nova obra, o “Caminho da Salvação”, já vendeu dois mil exemplares.

Simãosinho Sonhador (HDV 720p24 | 52 min) é uma co-produção da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), Castanha Filmes e Secult/AP. Autoria e direção: Manoel do Vale. Direção de produção e de fotografia: Gavin Andrews. Fotografia: Gilmar Pureza e Gavin Andrews. Produção: Bruno Geronimo. Direção de arte: Patricia Andrade.

Serviço
Dia 09 de novembro, a partir das 18h30, no espaço cultural Ná Figueredo. Entrada franca. Filmes: “Simãozinho Sonhador”, de Manoel do Vale; “Outras histórias”, de Darcel Andrade e Wilza Brito; e “Filhos do paraíso”, de Majid Majidi. Na Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Dr. Moraes e Benjamin Constant. O Inovacine é um projeto da Fapespa em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema.

Nenhum comentário: