17.11.09

Centro Cultural BB Itinerante chega em Belém e outras dicas

Na semana que vem chega em Belém o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, com uma grande programação que vai acontecer no Hangar.

Além de exposição, teatro, shows musicais e cinema, o projeto traz oficinas, entre a de percussão com o músico Nana Vasconcelos (foto). As inscrições já podem ser feitas pelo site: www.vozesdemestres.com.br

A programação vai durar cinco dias, de 24 a 29, e o público terá a oportunidade de conferir atrações inéditas, como o Vozes de Mestres – Festival Internacional de Cultura Popular, que tem com o objetivo promover a valorização da diversidade cultural brasileira. O evento conta com a participação de artistas e grupos de reconhecimento nacional e local.

Na área audiovisual o Centro Cultural BB Itinerante apresenta duas mostras de vídeos: Os Melhores Filmes do Ano - ACCRJ Itinerante, que oferece a oportunidade de assistir ou rever produções que fizeram a diferença em 2008, e a Sessão Criança Itinerante, que apresenta obras de valor artístico e interessantes para formação de crianças e adolescentes, mas pouco exibidas no circuito comercial.

Dança - As diretorias da Associação Paraense de Dança (APAD) e do Movimento Dança Pará estão elaborando o regimento eleitoral para abril do ano que vem, quando deve ser eleita a nova diretoria da associação para o biênio 2010 x 2012. Por isso, estão precisando que os artista da dança entrem em contato urgente com Marilene Melo, Waldete Brito, Ana Cláudia ( IAP) ou Ana Flavia (Moderno). O e-mail da Marilene é o marilenemelobelem@hotmail.com.

Trailler - A minissérie Miguel Miguel, gravada no mês de julho, em Belém, já tem trailler no ar em: http://www.youtube.com/watch?v=FaHnPxcUqAc. O novo site também está à caminho e deve entrar na rede ainda esta noite. A informação é de Célio Cavalcante, que fez a assistência de direção da obra.

Guitarrada - Nesta semana tem show “Guitarradas”, com Mestre Vieira, Mestre Curica e Aldo Sena que se apresentam no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, dentro do projeto “Uma Quarta de Música”. Os ingressos na bilheteria do teatro. A partir das 20h. Mais informações: (91) 3202-4316.

Oi Futuro - Boa notícia para produtores culturais. A Oi prorrogou para o dia 30 de novembro, as inscrições dos projetos culturais que concorrem a patrocínios da empresa no próximo ano. O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 destinará recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos em todo o País aprovados em leis de incentivo à cultura.

As inscrições para o processo de seleção estarão disponíveis por meio do site www.oifuturo.org.br ou www.oi.com.br. Artistas e produtores culturais podem concorrer com mais de um projeto.


Moda - O universo mitológico da beleza é a inspiração da estilista Ana Miranda, que apresenta sua nova coleção na terceira edição do Amazônia Fashion Week, que acontece a partir das 20h, desta nesta terça-feira, 17, no Hangar - Centro de Convenções.

Na passarela mulheres belas e bem sucedidas que não atuam profissionalmente como modelos. Quem são elas, é segredo ainda. Os convite4s podem ser retirados na loja da estilista, na Trav. Tupinambás, 258, entre Mundurucus e Tamoios. Mais informações: (91) 3222-1309 e http://estilistaanamiranda.blogspot.com/.

Romance - Depois de enveredar pelo cinema e teatro, o poeta e escritor Carlos Correia Santos lança o seu primeiro romance, Velas na Tapera, obra vencedora do Prêmio Dalcídio Jurandir 2008.

A sessão de autógrafos é nesta quinta-feira, às 19h, no hall Ismael Nery, do Centur. Na oportunidade, serão também lançadas as obras vencedoras do prêmio nas categorias conto, crônica (Paulo Vieira) e poemas.

O evento também marcará a divulgação do edital do Prêmio Dalcídio Jurandir 2009/2010.

Carlos diz que o livro é resultado de vários anos de empenho, pesquisa e dores. Velas na Tapera tem como pano de fundo a colossal história de Fordlândia, núcleo urbano erguido pela Cia Ford nos anos 20.

Em plena selva amazônica, a empresa produzia látex destinado à fabricação de pneus que seriam utilizados pela poderosa empresa automobilística.

Em seu blog, o autor publicou um trecho do romance. Leia em: http://nadasantostudoalma.blogspot.com/2008/09/velas-na-tapera-prmio-dalcdio-jurandir.html

África-Brasil - Na galeria Theodoro Braga foi inaugurada, na última sexta-feira, 13, a exposição de fotografias 'Curiosos olhares', resultado de um trabalho realizado por Chico Carneiro, Francisco Weyl, Geraldo Ramos e Hilton Silva, em diversas viagens pelas cidades retratadas.

A mostra é um retrato do que há de comum entre a África: Guiné, Moçambique, Cabo Verde e o Brasil: Quilombolas, Salvaterra, Marajó. Amazônia. São visões de um mundo tão velho quanto novo. Passado e presente, representados. A galeria fica no sub-solo do Centur.


Nenhum comentário: