16.11.09

Mostra Visionários – Audiovisual na América Latina

Até dia 26 de novembro, sempre às 19h, o Itaú Cultural apresenta no Instituto de Arte do Pará (IAP) a mostra Visionários – Audiovisual na América Latina.

Na ocasião, o público poderá conferir a exibição de 73 obras que fazem um mapeamento da produção de filmes e vídeos experimentais da América Latina.

A mostra já passou por São Paulo, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis e também pela Argentina, Bolívia e México.

Para abrir a programação, no dia 16, segunda-feira, Arlindo Machado, doutor em comunicação e professor do programa de pós-graduação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e do departamento de cinema, rádio e televisão da Universidade de São Paulo (USP), apresenta o programa Paradigmas do Experimental.

O primeiro filme a ser exibido é “O Pátio”, curta-metragem de Glauber Rocha, filmado em 1958, conta a história de um rapaz e uma moça (Sólon Barreto e Helena Ignez), que se movimentam lentamente num terraço em Salvador. A obra foi influenciada diretamente pela arte concreta, tendo como trilha sonora fragmentos da música recém-inventada na França por Pierre Henry e Schaeffer.

Visionários – Audiovisual na América Latina é resultado da pesquisa e curadoria coletiva do crítico de cinema Arlindo Machado, que fez também uma antologia histórica desta produção desde os anos 60; Elias Levin (América Central, México e Caribe); Jorge La Ferla (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai); Marta Velez (Países Andinos e Cuba); e Roberto Cruz (Brasil), gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, que organizou o evento.

Todo o processo de pesquisa e curadoria de Visionários teve a colaboração de Adriana Barrios, Maria Belen Moncayo, Gloria Martia Arteaga, Mariela Cantú e Luisa María Marisy Martínez.

Os nove programas que compõem a mostra reúnem os trabalhos a partir das regiões cobertas pelas respectivas curadorias, agrupados em propostas temáticas e conceituais.

Serviço
Visionários – Audiovisual na América Latina em Belém. De 16 a 26 de novembro de 2009, sempre às 19h, no Instituto de Arte do Pará (IAP) - Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré. Informações no site www.itaucultural.org.br/visionarios.


Leia mais sobre a programação no blog do IAP: www.iap.pa.gov.br/blog

Fonte: Assessoria de imprensa do IAP

Nenhum comentário: