4.11.09

Claude Levi-Strauss morre aos 100 anos

A semana teve mais perdas. O filósofo e antropólogo belga Claude Lévi-Strauss morreu no último sábado aos 100 anos, informou nesta terça-feira, 03, sua editora, Plon. Abaixo a matéria publicada pela Agencia France Presse.

Nascido em Bruxelas em 28 de novembro de 1908, Claude Lévi-Strauss influenciou gerações de pesquisadores e estabeleceu as bases da antropologia moderna, introduzindo novos conceitos em padrões de comportamento e relacionamento, especialmente através de mitos, em sociedades primitivas e modernas.

Sua autobiografia intelectual Tristes Trópicos, publicada em 1955, foi considerada um dos grandes livros do século XX. O livro fala de sua passagem pelo Brasil, onde lecionou na então recém-fundada Universidade de São Paulo, e de suas viagens pelo interior do país.

Professor do prestigioso College de França, Lévi-Strauss foi o primeiro antropólogo eleito para a Academia Francesa, em maio de 1973, que planeja um tributo ainda nesta semana.

Nos últimos anos, o filósofo vivia recolhido em seu apartamento, em Paris, e recebia poucos amigos. A causa da morte ainda não é conhecida.

Indico a leitura de uma entrevista concedida por ele, à Veja, numa edição de 1972, acessem:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=176&pg=2


Fonte: Com informações da Agência France-Presse)


Nenhum comentário: