16.11.09

Café Fotográfico e nova oficina na Associação Fotoativa

O Café Fotográfico integra a programação comemorativa pelos 25 anos da Associação e acontece nesta segunda, 16, às 19h, recebendo o fotógrafo Luiz Braga, com o tema "Trajetória do olhar".

O fotógrafo conversará com o público sobre sua obra, das primeiras fotos até os trabalhos atuais, relatando o caminho trilhado até a construção de seu “território do olhar”.

Os comentários ficarão a cargo de João de Jesus Paes Loureiro, poeta e professor de Estética, História da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará.

Nascido em Belém, onde trabalha atualmente como fotógrafo independente, Luiz Braga iniciou na fotografia aos 11 anos, desenvolvendo trabalhos em preto e branco até 1981. Depois, enveredou pelas criações em cor, voltadas para a visualidade popular amazônica.

O artista, que este ano foi um dos representantes do Brasil na Bienal de Veneza, já realizou mais de 120 exposições entre individuais e coletivas no país e no exterior, e suas fotografias compõem coleções importantes, como a do Museu de Arte de São Paulo, do Centro Português de Fotografia e a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Mestre em Teoria da Literatura e Semiótica (PUC/UNICAMP, São Paulo) e Doutor em Sociologia da Cultura (Sorbonne, Paris – França), João de Jesus Paes Loureiro já dialogou com a obra de Luiz Braga em “Epifanias e encantarias na fotografia de Luiz Braga”, artigo publicado no livro “Imagem e Pesquisa na Amazônia: ferramentas de compreensão da realidade”, e nos textos que integram o livro “Crônica fotográfica do universo mágico no mercado Ver-o-Peso”, do próprio fotógrafo.

Estas e outras reflexões serão o foco do bate-papo descontraído que os dois terão com o público na Galeria Fotoativa.

Oficina - No dia 18 de novembro, começa a oficina Cianotipia: Técnica e História, com Ionaldo Rodrigues. A cianotipia é um processo de impressão fotográfica desenvolvido no século XIX pelo cientista John Herschel.

A partir dela, o fotógrafo produz imagens de cor azul usando a luz do sol para sensibilizar as moléculas de ferro aplicadas em suportes como papéis e tecidos de fibra natural.

Na atividade serão exploradas as potencialidades artísticas e técnicas desse processo fotográfico artesanal. Os usos dessa técnica de impressão fotográfica para a documentação científica no século XIX até os atuais processos de produção artística serão trabalhados em diálogo com a incorporação dos atuais dispositivos da imagem digital nesse tipo de impressão fotomecânica.

O ministrante, Ionaldo Rodrigues, iniciou seus estudos de fotografia a partir de 2004 nas oficinas e eventos promovidos pela Fotoativa. Em 2007, iniciou pesquisa no campo da fotografia artesanal, através do projeto “A Botânica do Asfalto pela Fotografia Artesanal”, contemplado com a bolsa de Pesquisa em Arte 2007 do Instituto de Artes do Pará. Participou como auxiliar em oficinas de fotografia Pinhole ministradas por Dirceu Maués e Miguel Chikaoka na Associação, e de Cianotipia, ministrada por Eduardo Kalif na Fundação Curro Velho.

Além disso, já integrou diversas exposições coletivas, como Projeto “Urublues” (coordenado por Miguel Chikaoka em 2004), “O Eterno Feminino” (2008), “Fotoativa Pará - Cartografias Contemporâneas” (2009, nas unidades Pompéia e Santana do SESC/SP).

Serviço
Café Fotográfico com Luiz Braga e João de Jesus Paes Loureiro. Nesta segunda-feira, 16, às 19h, na Galeria Fotoativa. Entrada franca. Oficina Cianotipia: Técnica e História, com Ionaldo Rodrigues. De 18 de novembro a 5 de dezembro, com encontros às quartas, das 19h às 21h, e práticas no sábado, das 9h30 às 13h30. Investimento: R$ 150,00 (com material de consumo incluso). Associação Fotoativa: Praça das Mercês, 19. Contatos: (91) 3225-2754 / fotoativa@amazon.com.br. Informações: www.fotoativa.blogger.com.br / www.fotoativa.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Fotoativa

Nenhum comentário: