30.11.12

Black comemora o Dia Nacional do Samba

Arthur Espíndola faz o pré-lançamento de seu novo disco, numa noite cheia de surpresas e participações especiais. A festa começa com show da cantora Jana Figarella. É nesta sexta, dia 30, pra perder o fôlego na noite em homenagem ao Dia Nacional do Samba. 

Comemorado em todas as rodas de samba do Brasil no próximo dia 02 de dezembro, o Dia Nacional do Samba chega mais cedo na Black Soul com dois grandes shows: Jana Figarelle e Arthur Espíndola, com participação do compositor da Escola de Samba carioca, Portela: Toninho Nascimento, e mais uma grande surpresa pra botar o público na roda deste que é um ritmo bem brasileiro. 

Ele nasceu e cresceu em meio a rodas de sarais e cedo aprendeu a tocar pandeiro com o avô. Estava iniciado o ciclo do samba na vida de Arthur Espíndola, um dos cantores mais festejados da nova geração dos sambistas brasileiros nascidos no Pará. Junto a amigos, com quem mantém contato até hoje, o primeiro grupo de que participou como instrumentista foi "Só entre nós", uma contribuição para a permanente construção sonora na MPB e mais especialmente pela paixão a percussão e bateria, passando a freqüentar a escola de samba “Rancho Não posso me Amofinar”. 

Seu primeiro trabalho autoral veio em 2006, com o CD “Coisas que peço”. Suas influências passam por Gilberto Gil, Gonzaguinha, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Monarco e muitos outros. Para a festa desta noite do dia 30, Arthur vai levar uma dessas influências ao palco do Palafita: o sambista Toninho Nascimento, compositor da Portela, tradicional escola de samba do Rio de Janeiro, gravado por cantoras como Clara Nunes e Beth Carvalho.

“É uma participação mais que especial. Tem mais de 30 anos que o Toninho não vem à Belém, então eu estou reapresentando a cidade a ele”, conta Arthur. No show os dois cantarão clássicos de Toninho Nascimento como “Conto de Areia” e “Canto dos Orixás”, eternizadas na voz de Clara Nunes. 

Segundo Arthur, o show será repleto de conhecidas canções, deixando o público à vontade pra dançar e cantar junto. Além de sambas clássicos, o show de Arthur também vai mostrar as músicas de seu novo disco, “Tá falado”, a ser lançado no início de 2013. Momento em que as músicas “Carta ao meu amigo gringo” e “Tô fora de moda” (gravada com participação de Gaby Amarantos) terão parada obrigatória. 

E como se não fosse suficiente, Arthur promete uma grandessíssima surpresa, “tem que comparecer pra ver qual é”, avisa. Artur também ressalta a necessidade de mostrar a cara do samba produzido por pelas bandas do lado de cá: “Neste show eu vou levar curimbós pro palco e cantar músicas do Chico da Silva, por exemplo. Não é um show temático, mas vou evidenciar a bandeira do samba do Norte. A forma com a gente faz o samba aqui é diferente de todo o Brasil e essa é a oportunidade das pessoas conhecerem como é essa samba”. 

Samba, suor e poesia - Nascida em Manaus, criada em Belém, radicada em Recife e cidadã Santarena. Com carreira firmada em terras pernambucanas, Jana Figarelle vem direto de Recife para aportar na Black Soul Samba, abrindo a noite deste dia 30. Com show marcado para 11 e meia da noite, a cantora que já tem dois discos lançados, mostra o seu trabalho rico em sambas, baladas bem brasileiras e muita poesia. 

Vencedora do Festival da Canção de Marabá, em 2006, com a música “Sonho de índio”, Jana tem Isabela Moraes, Nena Queiroga, e Nilson Chaves como convidados em seu segundo CD: “Leve”, lançado em 2010. De acordo com o jornalista e produtor musical Toninho Spessoto: “Estamos diante de uma artista madura, que não tem pudores em expor suas mazelas, em abrir o coração através das canções.

‘Lá Vem Janaína’, seu primeiro CD, é um trabalho pautado por simplicidade e transparência. Autora habilidosa, Jana vai da balada ao samba com igual desenvoltura. Seu cantar é simples e bonito, condiz com o perfil das canções. Jana Figarella dá ‘a cara a tapa’ sem medo de se machucar. E faz música da boa”. 

A leveza de Jana pode ser conferida também no gingados de canções cheias de influência paraoaras como “Nada se Compara”, feita em homenagem a cidade de Santarém, e a própria “Lá Vem Janaína”.  Mas não é só, os sets dos DJs Uirá Seidl, Kauê Almeida, Homero da Cuíca, Fernando Wanzeller e Eddie Pereira, estarão cheios de raridades do universo do samba, passando pelos principais ícones brasileiros pra deixar todo mundo perder o fôlego na imensa roda de samba que vai ser transformar o Palafita. 

Serviço 
Dia Nacional do Samba com shows de Jana Figarella e Arthur Espíndola na Black Soul Samba Nesta sexta, 30 de novembro de 2012, a partir das 21h, no Bar Palafita (Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha) Ingressos: R$10,00

Nenhum comentário: