14.9.16

"Animalismo" de volta à cena no Forte do Presépio

Mesmo oprimidos pelo sistema político, os bichos de "Animalismo - A Nova Ordem Mundial" não deixam de cantar e lutar contra um regime opressor e de exploração. Nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, o espetáculo baseado na obra de George Orwell volta para a 5ª temporada, no Forte do Presépio, às 19h, com entrada franca.

Embora seja a quinta vez que o espetáculo volta em cartaz, esta será uma nova experiência para a maioria do jovens atores que integram o elenco. "Após quatro temporadas em teatros e espaços alternativos da cidade, nos lançamos no desafio de levar o espetáculo para um espaço aberto, onde não possuímos controle sobre o público presente, as pessoas podem passar, olhar e depois irem embora", diz o diretor Marcelo Andrade.

Para ele, ir para rua significa democratizar o acesso e fomentar a formação de plateia.  "Escolhemos o Forte do Presépio, por acreditar que é preciso ocupar os espaços públicos com arte, criando novas possibilidades e ressignificando o Centro Histórico da Cidade de Belém”, conta o diretor.

Na história, pra quem não leu a obra de Orwell, os animais que vivem em uma granja não param de ser humilhados e perseguidos pelos humanos que os comandam. 

As coisas começam a mudar quando ele lembram das palavras do porco Major, que previu um futuro, em que os bichos tomariam o poder e transformariam a granja num lugar melhor para se viver. 

Tomados por este espírito revolucionário, a bicharada expulsa os humanos são expulsos e um novo  sistema d eorganização surge na granja, mas ao contrário do que deveria ser, um lugar de igualdade, acaba se tornando espaço de disputa do bicho pelo bicho.Sincronizado com a história narrada no palco, o espetáculo presenteia o público com músicos e elenco executando a trilha sonora ao vivo. 

A 1ª temporada foi realizada no ano 2013, em meio as ondas de protestos, que ainda se faz atual com o momento político vivido no Brasil."O mote do espetáculo é tratar de opressão. Animais, que poderiam ser humanos, oprimidos por um sistema político", explica o diretor Marcelo Andrade.  

Equipe Técnica

Direção e Encenação: Marcelo Andrade
Assistência de Direção: Bruno Rangel
Dramaturgia: Marcelo Andrede, Elise Vasconcelos e Kauan Amora
Preparação de Elenco: Allan Jones e Fabricio Souza
Músicos: Lari Xavier e Hewerton Barros
Visualidade: Kevin Praga
Iluminação: Enoque Paulino
Produção: Bruno Rangel,  Marilia Berredo e Marcelo Andrade
Arte: Jairo Figuero
Mídia Sociais: Pedro Tobias
Assessoria de Imprensa: Laíra Mineiro
Elenco: Ana Maciel, Allan Jones, Darciana Martins, Evelyn Loyola, Enoque Paulino, Milton Costa, Lucas Ataliba, Tarsila França, Thamires Costa, Jesus Maia, Felipe Marques, Rubervaldo Cruz, Renan Coelho e Kayo Conká.

Serviço
Espetáculo “Animalismo – A Nova Ordem Mundial”. Dias 17, 18, 24 e 25 (sábados e domingos), às 19h, no Forte do Presépio – Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha. Entrada franca!

Nenhum comentário: