8.9.16

Ronaldo Duque lança "Amor e Brega" em Belém

O radialista Vavá corre o risco de perder seu programa radiofônico, em que ele toca a música brega e conversa com os compositores e intérpretes do estilo. A emissora foi vendida para um grupo religioso. A trama ficcional conduz o documentário que conta a história da música brega. Do mesmo diretor de "Aragauaia, Conspiração do Silêncio", “Amor & Brega” (2016), do cineasta Ronaldo Duque, terá a sua primeira exibição, depois de pronto, em Belém. A sessão é neste domingo, 11,  às 15h, no Cine Líbero Luxardo. Entrada franca.

Um radialista amoroso e sonhador que precisa manter o emprego. Uma rádio comunitária que está sendo vendida para uma seita religiosa. Um ousado programa radiofônico sobre música brega, compositores e interpretes. Esses são os principais ingredientes do mais recente filme do cineasta Ronaldo Duque, “Amor & Brega”. Duque é autor de “Araguaia, Conspiração do Silêncio”, “NO”, filmado no Chile, entre outros títulos de média e longa metragem. Sua aposta em musicais começou com a série “Brasil Clássico Caipira”, exibido pela TV Brasil.

O documentário mais recente foi premiado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – foi ambientado nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Belém. Os músicos Falcão, Bartô Galeno, Perla, Anormal do Brega, Piauí, Paulo Soriano e entre outros participam de “Amor & Brega”.

Duque comenta o quanto ficou fascinado pelo mundo do Brega. “O mundo do Brega é fascinante. Eu não tinha a menor ideia disso até iniciar o projeto que começou em uma viagem ao Amazonas com meu amigo e cineasta Rubens Shinkai e algumas brincadeiras musicais que fizemos em um vilarejo chamado Jaquelândia. 

Depois o projeto foi desenvolvido por Pablo Duque, meu filho, que é músico e fez a inscrição no FAC”, comemora. Entre as inovações estão a gravação de algumas entrevistas com um celular de alta definição. 

“Iniciei essa experiência com o meu primeiro entrevistado, o policial aposentado Augusto Cesar Paz, colecionador e grande admirador da música brega. Vi que Augusto nem deu bola para as filmagens e assim foi com os outros. Sem aquele aparato de cinema, câmera profissional, luz, microfones e etc, além da equipe de no mínimo quatro pessoas, os entrevistados populares foram mais autênticos”, revela o diretor Ronaldo Duque.

Será a primeira exibição do documentário produzido em 2015 e finalizado este ano para o público. A exibição em Belém contará com a presença do diretor que tem um carinho pela cidade. “Meus pais são de Belém, passei minha infância nesta cidade, tenho várias lembranças amorosas. Belém também respira o brega”, disse.

Serviço
Documentário “Amor & Brega”, no Cine Líbero Luxardo, neste domingo, dia 11, às 15 horas. A entrada é franca. Av. Gentil Bittencourt, entre Quintino e Rui Barbosa.

Nenhum comentário: