16.9.16

Encontro discute cena da música autoral em Belém

O 1º Encontro da Musica Autoral Independente Belém acontece neste sábado, 17, na Casa Velha, espaço cultural situado no Centro Histórico de Belém, no bairro da Cidade Velha. O evento pretende reunir músicos e demais profissionais envolvidos e atuantes na cadeia produtiva da música independente. Na mesa de debate, os temas que compõem o mercado local, anseios e expectativas de veteranos e de quem está chegando agora. Entrada franca.

Encontrar (novas) alternativas de gestão e sustentabilidade para os novos empreendedores criativos da esfera musical - com enfoque nas bandas - por meio de explanações, esclarecimentos, apreciações, trocas de experiência e afins que ajudem a apontar novos caminhos dentro do nosso (velho) sistema.  O evento traz como proposta organizar as experiências, métodos, saberes, vivências e conhecimentos relativos à produção da música autoral independente feita na capital paraense.

Os organizadores entendem que para o (re)conhecimento formalizado das demandas necessárias à classe artística, é preciso “promover a dignidade humana, social e cultural podendo significar um passo a frente para o amadurecimento de uma identidade (ou entidade) política, que possa ter representatividade em questões que envolvem a cena musical autoral de Belém”, explica Leonardo Vicente, mediador do debate, a convite de Alex D'Castro, músico, idealizador e produtor do evento.

Entre os temas do debate serão discutidos itens como custos de produção, público, infra estrutura, estúdios, equipamentos, financiamento coletivo, cachês, divulgação, espaço pra apresentações, "Vitrine", a relação custo x benefício, ente outros.

“Não visamos lucros. Não temos bandeiras partidárias envolvidas...”, diz Alex D'Castro, que é também vocalista da banda A República Imperial. De acordo com ele, o 1º EMAIB é uma reunião para aproximar quem faz musica em Belém. Alex acredita que muitos têm as mesmas inquietações e precisam conversar sobre isso.

Debate terá convidados na Casa Velha

Casa Velha
O encontro terá espaço na Casa Velha, um espaço cultural e colaborativo, desenvolvido pelo músico e publicitário Marco Tuma e pela produtora cultural Roberta Mártires. 

O debate contará com os convidados Pedro Vianna (poeta, músico e produtor cultural), Ed Guerreiro (Na Music), Ná Figueredo (Na Music), Anderson Moura e Ana Paulo Guerreiro (Apoena), Carlos Correia Santos (jornalista e escritor), Bruno Benitez (músico que teve seu projeto recentemente aprovado na plataforma Eu Patrocino) e Lázaro Magalhães (músico e jornalista).

“O encontro vem abrir a discussão de uma agenda e para tomada de decisões, assim como promover a avaliação de uma política pública que seja benéfica a todo o ciclo da cadeia produtiva da musica autoral independente feita na cidade” , diz Leonardo Vitor, mediador do debate. 

Alex D’Castro diz que o EMAIB “não tem o compromisso de, no fogo da discussão, forjar a ferramenta derradeira para ‘concertar’ as coisas. O trabalho, sabemos, é de formiga. A argamassa que vai construir a ponte pra melhoria é, e precisa ser, retirada do interesse de todos. Mas pra isso é preciso que todos saiam de suas casas e venham fazer de perto/parto”, convida o músico.

Experiências e dificuldades impulsionaram o evento

A República Imperial
A ideia do encontro partiu de um grupo formado por ele, que é músico há 15 anos. “Tenho uma referência familiar com a arte e desde muito jovem e reconheço a importância da música na minha vida”, Leonardo Vicente. 

Desde 2003, o artista está envolvido com a produção musical e já participou de diversas iniciativas autorais. “Após coletar algumas experiências, percebo que existem problemáticas que envolvem o trabalho e do oficio como músico em Belém”, continua. 

Focado na experiência desses 13 anos dentro da cena autoral independente, o músico analisa a estrutura da cadeia da música em Belém como deficiente, “principalmente em torno da sustentabilidade de sua base produtiva (ou mão-de-obra para os práticos) que somos nós, os músicos, arranjadores, letristas e compositores dos quais representamos uma parcela da produção artística da cidade, na qual é responsável pela difusão dos significados da cultura paraense, seja nos ambientes alternativos, espaços culturais, praças ou em casa de shows”, finaliza o mediador. 

Serviço
1º Encontro da Música Autoral Independente Belém", na Casa Velha. Neste sábado, 17, a partir das 15h, com entrada gratuita. Haverá venda de comidinhas e bebidinhas. Travessa Gurupá 226 entre Dr Malcher e Cametá – Cidade Velha.

(Holofote VIrtual, com informações de Alex D'Castro e divulgação do evento)

Nenhum comentário: