14.9.16

Exposição reúne olhares sobre a capital paraense

"Belém Memória 400" traz obras do acervo do MABEU e de artistas convidados, integrando a programação da 10ª Primavera dos Museus que ocorrerá nacionalmente de 19 a 25 de setembro com o tema Museus, Memória e Economia da Cultura. Abertura nesta quarta, 14, a partir das 19h na Galeria de Arte do MABEU- CCBEU.

Na exposição, o público poderá ver vários olhares sobre a cidade. Um olhar às vezes cotidiano, às vezes intimista, às vezes crítico e real a respeito dia a dia da cidade, Belém de muitas histórias, e tantos particulares pontos de vista, completa.


"No ano da comemoração dos 400 anos da cidade de Belém, nada mais justo do que mostrar a memória da história da cidade", diz Simei Bacelar, gerente artístico cultural do CCBEU.

O tema escolhido para este ano destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

Na exposição, poderão ser apreciados desenhos, fotografias e gravuras do acervo do MABEU. 

Casarões antigos, palafitas, embarcações, cotidiano, cultura popular, compõem parte do imaginário belenense representado pelos artistas que fazem parte; são obras de Abrão Bemergui, Alberto Bitar, Antar Rohit, Antoinne, Benedicto Melo, Carmelo Mancini, Emannuel Nassar, Evandro Teixeira, Giancarlo Franco, La Roque Soares, Miguel Chaikaoka, P. P. Condurú, Paulo Jares e Valdir Sarubbi. A mostra conta também com 13 artistas convidados, que tem como objetivo, trazer novos olhares sobre a "cidade das mangueiras".

Na lista dos Artistas temos, Armando Sobral, Elieni Tenório, Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Genison Oliveira, Erinaldo Cirino, Jocatos Torres da Silva, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Pablo Mufarrej, Rosangela Britto, Ruma de Albuquerque e Zoca.

Serviço
"Belém Memória 400". Abertura nesta quarta-feira, 14, às 19h na Galeria de Arte do MABEU - CCBEU. Visitação: 16 de setembro a 26 de outubro, de segunda  a sexta de 14h às 19h e  sábado de 9h às 12h. Mais informações: 91 3221 6144 – artes@ccbeu.com.br

Nenhum comentário: