14.9.16

O Círio de Nazaré na mira de fotógrafas paraenses

“O Círio vai passando como um rio” pode ser vista no Espaço Cultural Banco da Amazônia. A exposição fotográfica, sob curadoria do fotógrafo Guy Veloso, integra as atividades promovidas todos os anos pela instituição financeira para homenagear o Círio de Nazaré, e é composta por fotografias de Ana Mokarzel, Fatinha Silva, Irene Almeida, Joyce Nabiça, Nailana Thiely, Paula Giordano e Shamara Fragoso.

Sob a inspiração do poema “O Círio”, de João de Jesus Paes Loureiro, Guy Veloso reuniu 25 obras dessas profissionais, entrelaçando fotografia e literatura. “O texto serve como um fio condutor para as fotografias, assim como a corda da procissão é para os romeiros”, diz o curador da mostra. Na seleção das imagens, além de se privilegiar a interação das fotos com o texto poético, a ideia de Guy Veloso foi a de “destilar o olhar feminino tanto em relação à obra quanto à procissão em si”.

Em certo trecho de “O Círio”, por exemplo, o poeta compara a procissão a um “rio de anjos e brinquedos de miriti”. Entre as fotografias da mostra, percebe-se a certeira analogia. Em uma das obras de Ana Mokarzel é possível ver esse rio de gente descrito por Paes Loureiro e sentir, nas retinas, as “ondas caminhantes” criadas pela multidão de devotos.

“Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Círio é uma das maiores manifestações culturais do país. Com essa exposição, queremos prestar essa homenagem, proporcionando aos turistas que conheçam um pouco mais sobre a procissão e, aos paraenses, que sintam ainda mais orgulho dessa grande festa de devoção”, afirma Luiz Lourenço Neto, gerente de Imagem e Comunicação do Banco da Amazônia.

Saiba quem são as fotógrafas
  • Ana Mokarzel é formada em Administração. Fotógrafa desde 2007, participou de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, incluindo “Inquietude”, na Kamara Kó Galeria, em 2015, em Belém, e no Festival de Fotografia iNstantes, em Portugal, em 2014.
  • Fatinha Silva, fotógrafa e produtora cultural atuante, com participação em vários projetos e exposições em Belém e outros Estados.  Premiada nacionalmente e internacionalmente (Nikon Photo Contest), em 2002, montou sua primeira exposição individual. Sócia fundadora da Associação Fotoativa e da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil.
  • Irene Almeida pontua seu trabalho entre exposições, oficinas e produção de eventos voltados à fotografia. Entre as coletivas de que participou estão “Cartografias Contemporâneas” (2009 ­ São Paulo), “Indicial” (2010) e “Viva Nossa Senhora de Nazaré” (2010).
  • Instrutora da fotografia desde 2010, Joyce Nabiça tem participado ao longo de sua carreira de coletivas como a Expedição Imerys e a Pinhole Internacional de La Fotografia Estenopeica, no México.
  • Nailana Thiely é bacharel em Comunicação e especialista em design gráfico. Com participação em salões e coletivas nacionais e internacionais, já ganhou o Prêmio Secult de Artes Visuais e de Pesquisa em Arte da Casa das Artes, antigo IAP.
  • Paula Giordano tem como foco de seu trabalho o homem e suas diversas formas de expressão. Participou de individuais e coletivas. Em maio deste ano, levou à público sua segunda exposição individual, na galeria Theodoro Braga.
  • Shamara Fragoso é jornalista e começou a expor na coleiva fotográfica Diversidade Religiosa Brasileira, da Fotoativa, em 2003, em Belém. Ao longo de sua carreira, já participou de inúmeras coletivas.

Serviço
Exposição Fotográfica “O Círio vai passando como um rio”. no Espaço Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas, nº 800 - Campina. Visitação: de 14 de setembro a 21 de outubro de 2016, de 9h às 15h.  Conversa com as artistas e curador: 3 de outubro de 2016, às 18h30.

Nenhum comentário: