27.9.16

Conexão Curimbó inscreve à residência artística

O projeto da Cia. de Investigação Cênica convida artistas de todas as linguagens a vivenciar em Belém do Pará um encontro de corpo e tambores. As inscrições são realizadas pelo site da companhia e vão até 15 de outubro, com execução do projeto, de 14 a 19 de novembro.

Instrumento percussivo característico da cultura amazônica, o curimbó é um dos pontos de partida para a criação e experimentação de um exercício cênico para rua. Oportunidade de intercâmbio de experiências criativas em dança, entre artistas regionais, nacionais e internacionais, nesta edição, os artistas convidados são os intérpretes baianos Daniel Moura, Jairson Bispo e Márcio Nonato.

Danilo Bracchi, Armando de Mendonça, Cleber Cajum e Patrícia Mallarini, da Cia de Investigação Cênica também retomam a parceria com o percussionista Edson Santana, que acompanha o projeto desde o seu início em 2010, e traz para o trabalho também Ricardo Costa, de Salvador (BA). Os dois são referências de percussão No eixo Norte – Nordeste.

Imersão no corpo e na contemporaneidade do tambor

O Projeto Conexão Curimbó atua na área da dança contemporânea em Belém do Pará e, desde seu início, acumula 04 Prêmios: Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010, Bolsa Residência em Artes Cênicas 2010, Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012 e Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.

Paulista radicado na Amazônia, o diretor e coreógrafo Danilo Bracchi idealizou o projeto e é, ele mesmo, um criador que vive das suas conexões. Iniciou nas artes cênicas, em Belém, no Porão da UNIPOP, e por muitos anos atuou no Núcleo Viladança, uma companhia de dança-teatro de Salvador.

A imersão em dança contemporânea é parte de um programa de Residência Artística no qual os ministrantes vão compartilhar de
suas técnicas e repertórios pessoais em um processo de troca, envolvendo os artistas selecionados e o contexto local, a cidade de Belém.

Coreografia cósmica marca etapa anterior do projeto

Em 2014, o projeto trouxe a Belém, duas coreógrafas com o trabalho reconhecido na Europa, a israelense Maya Carrol, cuja oficina resultou na coreografia “Fader”, e a impressionante Nina Dipla, coreógrafa grega. 

Além de ministrar um workshop para intérpretes selecionados pelo edital, que resultou em “Chromata tou Kosmou” ou “Cores do Universo”, na ocasião, Nina também apresentou seu solo “Rosa”, um momento marcante no Teatro Cláudio Barradas.

Serviço
As inscrições para o projeto “Conexão Curimbó” vão até 15 de outubro. Ficha de incrição e regulamento, no site www. ciacenica.com. A oficina será de 14 a 19 de novembro, das 9h as 12h - carga horária: 20h. Número de Vagas: 35. Serão selecionados artistas maiores de 18 anos que atuem nas mais diversas linguagens: teatro, dança, circo, performance e música de todas regiões do país. Mais informações em c.i.cenica@gmail.com

Nenhum comentário: