18.9.20

Amazônia Doc: “As Mulheres na Crítica de Cinema"

O 6º Amazônia Doc segue sua programação on-line até dia 23 de setembro. Neste sábado, 19, além das mostras competitivas que podem ser acessadas na plataforma de streaming AmazôniaFlix, será realizado o Webinário “As Mulheres na Crítica de Cinema”. O bate papo começa às 18h, mas para participar é preciso fazer sua inscrição pelo site  do Amazônia Doc (40 vagas).

Será um bate com profissionais da crítica de cinema, com forte atuação na imprensa e na academia com o intuito de trocar percepções sobre a representação de raça, gênero e as possibilidades de atuação profissional no âmbito da crítica. A mediação é de Lorenna Montenegro, jornalista e crítica de cinema paraense e coordenadora do 1o Festival As Amazonas do Cinema, que este ano integra o Amazônia Doc.

“Vou apresentar um breve histórico das Elviras, nosso coletivo de mulheres críticas de cinema. E esperamos a intensa participação dos inscritos, com perguntas e intervenções”, diz Lorenna Montenegro, crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo, com mais de 18 anos de atuação na área.

Cecília Barroso (DF) é jornalista cultural e crítica de cinema; e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.  

Flávia Guerra (SP), além de jornalista é também documentarista e curadora de cinema.produziu  e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade 2010); foi co produtora e assistente de direção de O Caminhão do Meu Pai (pré-finalista ao Oscar 2015).

Flávia (foto de abertura) integrou a equipe de Marcha da Vida, da nomeada ao Oscar Jessica Sanders; roteirizou e narrou a série Brasil Visto do Céu.  Foi pesquisadora e roteirista de Em Busca da Cerveja Perfeita (2019), de Heitor Dhalia. É co diretora de Poemaria (www.poemaria.com.br).  Atualmente, desenvolve o documentário Notícias Populares - Muito Além da Verdade.

Também participa do bate papo Kênia Freitas (ES), professora, crítica e curadora de cinema, com pesquisa sobre Afrofuturismo e o Cinema Negro. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Realizou a curadoria das mostras "Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica", "A Magia da Mulher Negra" e "Diretoras Negras no Cinema brasileiro". Escreve críticas para o site Multiplot! Integra o Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

A realização do Amazônia Doc 2020 é do Instituto Culta da Amazônia, com a Correalização do Instituto Márcio Tuma; patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei Semear de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural do Pará Governo do Pará. A produção é da ZFilmes; apoio cultural do Sebrae-Pa, Rede Cultura de Comunicação; Ufpa - Curso de Cinema e Estrela do Norte - Elo Company.

Serviço

1o Festival As Amazonas do Cinema - 6o Amazônia Doc

Webinário “Mulheres na Crítica de Cinema”

Neste sábado, 19, às 18h. 

Inscrições: http://bit.ly/WebCritica. 

Mais informações: www.amazoniadoc.com.br

Nenhum comentário: