9.9.20

AmazôniaFlix traz cinema amazônico ao streaming

Imagine uma plataforma de filmes via streaming com acesso à produção audiovisual exclusivamente amazônica. Aplataforma AMAZÔNIAFLIX será lançada, em fase de teste, com a abertura do 6o Amazônia Doc, neste sábado, 12 de setembro. O cadastro ao menu gratuito ficará disponível por um período de 90 dias. 

Até dia 23 de setembro, a plataforma exibirá a programação gratuita de 54 curtas, médias e longas selecionados na Mostra Competitiva da 6ª edição do Festival Pan-amazônico de Cinema –Amazônia Doc 3 em 1. 

Idealizada e fundada pela realizadora Zienhe Castro e Manoel Leite, do Instituto Culta da Amazônia, a plataforma AMAZÔNIAFLIX busca difundir e internacionalizar o acesso às produções de telefilmes, animações, séries de TV, curtas, médias e longas-metragens do gênero documentário e ficção da região Pan-amazônica e Amazônia Legal. Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas e o Suriname são os países que têm a floresta amazônica em seu território. 

A proposta é criar de forma fácil e organizada o acesso às produções cinematográficas da região. Uma ideia que visa impulsionar e fomentar o cenário pan-amazônico do audiovisual independente em geral e o cenário cinematográfico paraense em particular.

“Plataformas de streaming de filmes surgiram ocupando seus espaços, mas nenhuma plataforma atualmente é dedicada exclusivamente aos filmes oriundos da cinematografia pan-amazônica e dos estados da Amazônia Legal, formada pelo Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. Já temos uma respeitável produção audiovisual, entretanto é dispersa e de difícil acesso”, analisa a produtora Zienne Castro. 

Se antes, mostras e festivais de cinema tinham como lócus privilegiado para exibição e premiação as salas de cinema, hoje o mundo mudou e a forma de acesso às obras audiovisuais passou a ser a internet. A crise gera oportunidades e a pandemia forjou a reformulação, em 2020, do modelo de evento cultural, que não tendo condições de segurança para acontecer presencialmente, é realizado de forma on-line. Assim, o mundo do streaming tornou-se um campo fundamental a ser explorado pelo cinema amazônico.

Então, surgiu a ideia de se criar uma plataforma de streaming exclusiva para filmes sobre a Amazônia, realizados por quem vive e mora nos territórios da Amazônia Legal e dos países que formam a Pan-amazônia. Na plataforma Amazoniaflix, o usuário encontra curadoria de obras audiovisuais amazônicas, muitas delas já tendo participado de mostras competitivas do Amazônia DOC, um nicho de mercado com trabalhos do passado e do presente do cinema produzido aqui, agora disponibilizado para o mundo. 

“Precisamos marcar com força e qualidade o nosso espaço no mundo do streaming, atualmente sob o domínio de mercado de grandes empresas internacionais. Em geral, são plataformas de catálogo limitado para a produção nacional, e pouco ou nenhum acesso ao cinema produzido na Amazônia”, destaca Zienhe Castro.

Na página do cinema amazônico há a versão para navegadores amazoniaflix.com.br (computador, celular e tablet) e aplicativos (iOS e Android). O conteúdo integral pode ser assistido em FullHD, com cópias remasterizadas de obras mais antigas e recentes. Três línguas (português, inglês e espanhol) vão estar disponíveis na plataforma e aplicativos.

Desafio - A internet é livre e tem uma monetização diferente para o produtor.  Ela premia o acesso em grandíssimo volume, o que acaba impondo modelos: vídeos curtos, em geral de humor, influenciadores, música, etc. Universo digital cada vez mais cheio de alternativas/ofertas e massificação de obras estrangeiras, em geral de produção das próprias plataformas ou de grandes estúdios.

Se não há acessibilidade para filmes e séries produzidos na nossa região, há o risco de toda a história do cinema paraense e amazônico ser "afogado" na massa de conteúdo e nunca serem descobertos, sem falar das produções sobre a Amazônia que são realizadas por produtoras, cineastas e olhares do eixo sul-sudeste do Brasil.

Na Amazoniaflix, o trabalho de pesquisa e curadoria tanto no Brasil como nos demais países e territórios que compõem as diversas amazônias, será continuamente feito, agregando obras com o olhar amazônico. A plataforma já nasce, portanto, internacional, em espaço on-line para quem tiver interesse em conhecer o nosso cinema.

A plataforma será dividida em dois ambientes: Filmes em Lançamento e Catálogo, com fichas técnicas, fotos, cartazes e outras informações. O acervo de curtas-metragens (de duração adequada para uso em sala de aula ou ensino remoto) permite que um tema seja abordado através de um documentário de 15 minutos, por exemplo. E o público poderá votar nos filmes que quer assistir, compartilhar experiências, ganhar descontos, participar de lives e ser convidado para eventos exclusivos fora do ambiente digital.

A plataforma Amazôniaflix entra no ar em seu formato aberto, gratuito. A meta em 2021 é lançar a versão comercial com maior catálogo de filmes e séries, com novidades a cada mês por baixo valor (apenas para custos de manutenção). A expectativa é de impacto imediato e duradouro para visibilidade de nossos filmes, mostras especiais e temáticas, com entrevistas de acesso aberto. O acervo de pesquisa será por temas e gêneros, o que permite ser utilizado por alunos e escolas do mundo todo.

A meta é atrair apoios e investimentos para produções locais, o que aquece a venda do nosso audiovisual, promove parcerias com grandes produtoras, enfim, contribui com o desenvolvimento de nossa indústria cinematográfica. Além disso, a plataforma contempla espaço para textos e vídeos de crítica, entrevista com realizadores, atores, equipes e gente de cinema de todas as tribos.

Acompanhe as novidades:

@amazoniaflix.com.br

amazoniaflix.com.br

zfilmes.com.br

amazoniadoc.com.br

(Holofote Virtual com assessoria de imprensa da AmazoniaFlix)

Nenhum comentário: