17.9.20

Roda virtual vai debater as conquistas do carimbó

Amanhã (18) vai ter a primeira Roda de Conversa, a partir das 16h, no Espaço Cultural Apoena, tendo como tema “A patrimonialização do Carimbó e seus impactos e desdobramentos no cenário cultural local e nacional”. Vou participar a convite do movimento e a roda vai contar com outras pessoas importantes para o debate. A transmissão será feita pela página de Facebook da Campanha do Carimbó. 

Vou participar a convite do movimento e a roda vai contar com outras pessoas importantes para o debate. A transmissão será feita pela página de Facebook da Campanha do Carimbó. E venho acompanhando esse movimento, seja pelo blog e até antes de criar o Holofote Virtual, quando cobria a cena, pelo programa Cultura Paid D'Égua da TV Cultura do Pará. Ao longo dos anos percebi o quanto a luta pelo reconhecimento de uma cultura e de seus mestres, como patrimônio cultural imaterial brasileiro é importante. 
.
Hoje, ainda que frágeis sejam os apoios governamentais, este reconhecimento é a maior ferramenta, amparada por Lei, que temos para buscar nosso direitos e garantir que saberes ancestrais como o do carimbó sejam respeitados e transmitidos as novas gerações. Estarei nesta roda, contribuindo e ouvindo, aprendendo mais.

O tema da conversa irá trazer diversos olhares e percepções sobre as mudanças e impactos provocados pela conquista do registro como patrimônio cultural brasileiro pelo Carimbó, tanto no cenário cultural paraense quanto no cenário nacional. Teremos oportunidade de conhecer o ponto de vista de grupos e mestres de carimbó, artistas, produtores culturais, empreendedores da área de música, documentaristas, ativistas culturais, gestores de espaços culturais, entre outros segmentos. 

Camila Cabeça (dançarina, produtora cultural, pesquisadora e ativista das culturas populares e afrobrasileiras, criadora da metodologia "Carimbó para o despertar do corpo", paraense radicada no Acre há 18 anos e principal divulgadora do Carimbó nesse Estado / Rio Branco-AC. Também atuou no Rio de Janeiro onde ministrou oficinas de dança de carimbó em vários espaços culturais, universidades e com o grupo do músico paraense Silvan Galvão. Em 2019 realizou a primeira edição do Carimbó do Meu Brasil no Acre em parceria com o Iphan-AC e Fundação Cultural Garibaldi Brasil. Atualmente realiza o projeto #CarimbóLive através das redes sociais).

Mestre Lucas Bragança (mestre de carimbó, um dos fundadores do Grupo de Carimbó Sancari, construtor de instrumentos musicais artesanais como banjo, curimbó e maracas, co-criador e produtor do Festival Pau e Corda do Carimbó, uma das lideranças do Movimento da ´Campanha do Carimbó desde sua fundação em 2005, integrante do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó / Belém-PA).

Marcel Arêde (produtor e gestor cultural, sócio-diretor da AmpliCriativa Produções, foi gestor do Programa Conexão Vivo no Pará e um dos idealizadores do Festival Se Rasgum, além de Comissário de Música na CNIC-Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministetério da Cultura. Desde 2001 atua na produção e lançamento de trabalhos de artistas paraenses como Dona Onete, Gaby Amarantos, Gang do Eletro, Manoel Cordeiros, entre outros / Belém-PA).

Ná Figueredo (Empresário e produtor musical, fundador e proprietário da Na Music - principal gravadora de música autoral paraense com um grande catálogo de artistas como Mestre Verequete, Dona Onete, Mestre Solano, Mestre Vieira, Mestre Fabico, Grupo Sancari, Conjunto Uirapurú de Marapanim, entre outros / Belém/PA).

Afonso Gallindo (documentarista e jornalista com ampla atuação no meio cultural, foi presidente da Associação Brasileira de Documentaristas-ABD-Seção Pará e coordenador do Núcleo de Produção Digital do Pará. Produziu e dirigiu em 2008 o documentário "Vamos dançar carimbó?", curta metragem que apresentou a luta do movimento da Campanha do Carimbó em prol do registro do carimbó como patrimônio imaterial / Belém-PA).

Nego Ray (mestre de cultura popular, músico, poeta, compositor e ator, fundador e proprietário do Espaço Coisas de Negro em Icoaraci, local onde há 20 anos ocorre uma Roda de Carimbó aos domingos, sendo um local fundamental para a difusão e valorização da cultura popular e de matriz africana em Belém neste início de século. Músico autodidata, é construtor de instrumentos musicais artesanais como tambores, banjo, violão, cavaquinho, bandurra e bandolim. Foi integrante do grupo Curuperé e fundador do grupo Mundé Qultural / Belém-PA).

Anderson Moura (produtor e gestor cultural, idealizador e sócio-proprietário do Espaço Cultural Apoena, onde atua na administração, curadoria, social mídia e assessoria de imprensa. Um dos principais espaços de disseminação da diversidade musical paraense e autoral, o Apoena já realizou mais de 1.300 shows com artistas de varios estilos diferentes, sempre recebendo grupos de carimbó de Belém e do interior em seu palco. / Belém-PA ).

Borô (artista circense nascido em São Paulo, gestor e produtor cultural, fundador e proprietário do Espaço Alter do Chão, casa de shows criada em 2011 que promove apresentações de grupos e mestres do Movimento do Carimbó do Oeste do Pará e demais artistas locais. Em 2018 Borô criou o Selo Alter do Som para expandir o trabalha da casa e difundir a música amazônica produzida na região, em especial o carimbó / São Paulo-SP e Alter do Chão-PA).

A mediação será de Isaac Loureiro (pesquisador e produtor cultural, ativista das culturas populares e tradicionais, membro da Irmandade do Carimbó de São Benedito de Santarém Novo, idealizador e um dos coordenadores do Movimento da Campanha do Carimbó, integrante do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó. Foi produtor e coordenador do Fest Rimbó-Festival de Carimbó de Santarém Novo. É produtor do grupo Os Quentes da Madrugada. Fez parte também do Conselho Nacional de Cultura do Ministério da Cultura como representante das culturas populares entre 2010 e 2013 / Santarém Novo e Belém-PA).

Serviço
Dia 18/setembro | sexta Roda de Conversa Virtual – Carimbó do Meu Brasil (Belém/PA) Tema: “A patrimonialização do Carimbó e seus impactos e desdobramentos no cenário cultural local e nacional” Local presencial: Espaço Cultural Apoena Horário: 16h às 18h Assistam na página da Campanha do Carimbó: www.facebook.com/campanhadocarimbo.

Nenhum comentário: