11.9.20

Carimbó Patrimônio Cultural é conquista há 6 anos

Há seis anos uma campanha intensa e apaixonada conquistava, no dia 11 de setembro, o registro do Carimbó como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Para comemorar a data, o movimento promove ampla programação nas diversas comunidades carimbozeiras, de forma presencial, com transmissão pela internet.

O "Carimbó do meu Brasil" vem sendo realizado pela Campanha desde 2014, quando no dia 11 de setembro daquele ano o Iphan finalizou o processo de registro e reconheceu nossa maior tradição como parte fundamental da cultura do país. A comemoração é pública e coletiva, reunindo mestras e mestres tradicionais, grupos de carimbó e convidados em diversas atividades espalhadas pelo território paraense e em outros estados. Trata-se de uma ação estabelecida por nossas comunidades para compor as estratégias de salvaguarda desse bem cultural.

Neste ano, com as restrições impostas pela pandemia da covid-19, o #CarimbóDoMeuBrasil não irá realizar atividades presenciais abertas ao público. A programação inicia hoje e será feita em cada comunidade pelos grupos locais e transmitida via internet na página da Campanha no Facebook (www.facebook.com/campanhadocarimbo) e nas páginas e redes sociais dos grupos e parceiros envolvidos na realização desta edição virtual. O encerramento será no dia 26 de setembro.

Criado para celebrar e afirmar o protagonismo do movimento carimbozeiro organizado na conquista desse título para o Carimbó, o #CarimbóDoMeuBrasil reúne grupos e comunidades detentoras desse bem cultural em um grande mutirão de festa e trabalho coletivo, mobilizando a sociedade em geral para a importância do nosso Carimbó e a necessidade de garantirmos sua real e efetiva valorização. 

Foto da época da Campanha, no 9o Carimbó Fest
"Na programação 2020 teremos shows de grupos de carimbó nos vários pólos e regiões do Pará,  como Salgado, Bragantino, Metropolitano, Marajó, Carajás, Guamá e Tapajós, todos no formato "online", mostrando a beleza e diversidade dos diferentes sotaques e tradições carimbozeiras presentes no imenso território do nosso estado", diz Isaac Loureiro, um dos mentores do movimento, a partir de Santarém Novo. 

Haverá também rodas de conversa e debates online com mestras e mestres do carimbó de vários municípios, lideranças de grupos e do movimento carimbozeiro, além de outros convidados como artistas, produtores culturais, pesquisadores e representantes de instituições públicas de cultura. Esses diálogos irão abordar vários temas como os impactos da patrimonialização do carimbó em âmbito local e nacional, as ações de salvaguarda e seus desafios, as políticas culturais na pandemia, a diversidade de saberes e tradições do Carimbó, entre outras.

É importante ressaltar a integração do #CarimbóDoMeuBrasil2020 com outros eventos e projetos que estão acontecendo neste mesmo período, como o I Zimba Carajás- Festival de Carimbó de Parauapebas, primeiro festival a se realizar no sudeste paraense e que inseriu em sua programação atividades de comemoração pelos 6 anos do registro. Outro projeto parceiro é o “Salvando Vidas e Resgatando a Cultura”, uma ação do Grupo Tuiá Poranga em Irituia, nordeste paraense, que também promoverá debates e roda de carimbó comemorativas.

Cultura do carimbó avança pelo país

Foto extraída do site A Crítica, de Manaus (AM)
O Carimbó do Meu Brasil continua avançando para outras regiões do país, mantendo programações e alianças nas duas principais capitais da região sudeste do país, São Paulo e Rio de Janeiro, e também em Rio Branco (AC), no coração da Amazônia brasileira, fortalecendo a articulação em rede com outros movimentos culturais regionais e nacionais. 

A realização do evento em âmbito nacional é fruto da aliança da Campanha do Carimbó com músicos e coletivos culturais apaixonados pelo carimbó, como o paraense Silvan Galvão, fundador do projeto Carimbloco no Rio e em São Paulo, e da dançarina e cantora paraense Camila Cabeça, criadora do projeto Carimbó Para o Despertar do Corpo na capital acreana. São parcerias que ampliam nossa festa e nossas vozes para o Brasil e o mundo. 

O protagonismo comunitário que move o Carimbó do meu Brasil é  uma das principais características do potente movimento cultural e social articulado pelas comunidades, grupos e mestres carimbozeiros que se organizam desde 2005 e estabelecem o diálogo e parceria com várias instituições em torno da bandeira do reconhecimento efetivo desse bem cultural. 

Moimento em 2010, no Carimbó Fest
Trata-se de uma capacidade organizativa e realizadora que se fortalece com o ato do registro em setembro de 2014 e segue orientando todas as reflexões e iniciativas relacionadas à salvaguarda oficial do carimbó promovidas junto ao Iphan, como a realização de dois Congressos Estaduais do Carimbó (2015 e 2017), a criação do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó (2015), a fundação da ACEPA-Associação do Carimbó do Estado do Pará (2017), a realização do edital “Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio” (2017) e o Programa de Capacitação de Detentores que foi iniciado em 2019, bem como a organização do 3º Congresso Estadual do Carimbó previsto para este ano e adiado para 2021 por conta da pandemia.  

O “Carimbó do Meu Brasil 2020” é uma importante ação para promover e fortalecer a Salvaguarda do Carimbó como Patrimônio Imaterial Brasileiro, um movimento que vem crescendo e irradiando seu alcance desde os primeiros debates promovidos pelos carimbozeiros com o IPHAN na pequena cidade de Santarém Novo, em 2005, e que hoje se encontra em uma etapa avançada de construção de parcerias com instituições públicas, movimentos e redes culturais do Pará e do Brasil.

"Em um momento em que o Carimbó consegue alcançar uma visibilidade mais ampla, é fundamental celebrarmos sua patrimonialização e mostrarmos todo o trabalho e organização institucional e comunitária que tornou possível essa conquista, afirmando o protagonismo e a força de um bem cultural que expressa a histórica resistência, a beleza e a capacidade criativa do povo paraense, amazônida e brasileiro", continua Isaac.

E quem quiser incluir ações na programação, ele avisa que ainda dá tempo. A Campanha do Carimbó está recebendo confirmação de vários grupos que pretendem realizar atividades do #CarimbóDoMeuBrasil em suas localidades. Basta entrar em contato com a coordenação e informar os detalhes do seu evento/atividade para que seja incluída na programação geral. Os fones de contato são (91) 985296402 e o email é carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com

PROGRAMAÇÃO GERAL
(* Versão parcial, sujeita a alterações.)

Dia 11/setembro

Alvorada do Carimbó (Belém/PA)
Roda de Carimbó com Grupo Sancari
Local: Sede do grupo
Horário: 06:00h
Assistam na canal do Pau & Corda do Carimbó no Youtube: https://youtu.be/YLTpfUZ6xf8

Carimbó do Meu Brasil – Parauapebas (PA) – I Zimba Carajás
Live-show do Festival Zimba Carajás com os grupos Xuatê Carajás, Raízes Parauara, Mayrabá (de Marabá) e Flor do Carimbó (de Canaã dos Carajás).
Local: Hotel Ibis
Horário: 19:30h
Assistam na página do Zimba Carajás: www.facebook.com/Festivalzimbacarajas

Carimbó do Meu Brasil – Marapanim – Vila de Arsênio (PA)
Rodada de Carimbó com grupos da Região da Água Doce de Marapanim
Local: Vila do Arsênio
Horário: 19:00h
Transmissão a confirmar

Carimbó do Meu Brasil – Magalhães Barata (PA) 
Live de Carimbó com Mestre Paulinho e grupo Os Paraenses, com participação das crianças do projeto "Som da Maloca-Salvaguarda de Mestre Paulinho" e do Mestre Zeca do grupo Brasileirinhos
Local: Em frente à Lotérica de Magalhães Barata
Horário: 18h
Assistam no facebook da Luciana Miranda: www.facebook.com/profile.php?id=100006373628323

Carimbó do Meu Brasil – Salinas (PA)
Live de Carimbó com os grupos O Popular, Revelação do Zimba, Raízes Coremar e Zoada do Mar
Local: Maloca do Tio Palhinha
Horário: 19h
Assistam na página do grupo O Popular: www.facebook.com/ednamariaopopular

Dia 12/setembro 

Carimbó do Meu Brasil – Acre (Rio Branco)
#CARIMBÓLIVE com  Camila Cabeça (Carimbó Para o Despertar do Corpo/AC) e Dona Onete (PA), com participação da historiadora  Josivana Rodrigues (PA)
Local: Casa do Rio
Horário: 16:00h no Acre / 18:00h no Pará
Assistam na página da Camila Cabeça: www.facebook.com/camila.cabeca
Assistam na página da D. Onete: www.facebook.com/DonaOneteReal

Carimbó do Meu Brasil – Irituia (PA) – Projeto “Salvando Vidas e Resgatando a Cultura” 
Roda de Conversa sobre o tema "Carimbó e resistência", com fazedores de cultura locais.
Horário: 18:00h
Live de Carimbó com os grupos Tuiá Poranga, Raízes de Irituia,  Arauaitê e Vaticano
Horário: 19:00h
Local: Praça do Ginásio, Bairro São Benedito
Assistam na página do grupo Tuiá Poranga: www.facebook.com/tuiaporanga

Carimbó do Meu Brasil – Santarém Novo (PA) 
Live de Carimbó com o grupo Os Quentes da Madrugada, dentro da programação do Festival Zimba Carajás.
Local: Barracão do Mestre Sabá
Horário: 20h
Assistam na página do Zimba Carajás: www.facebook.com/zimbacarajas

Carimbó do Meu Brasil - Quatipurú (PA)
Live de Carimbó com Mestre Come Barro e o grupo Raio de Sol e convidados
Local: Sede do grupo
Horário: 19:00h
Assistam na página da Campanha do Carimbó: www.facebook.com/campanhadocarimbo

Carimbó do Meu Brasil – São Caetano de Odivelas (PA)
Live de Carimbó com o grupo Sauatá e convidados
Local: Feira da Agricultura Familiar
Horário: 18:00h
Assistam na página do grupo Sauatá:  www.facebook.com/profile.php?id=100010023361102

Dia 17/setembro

Roda de Conversa Virtual – Carimbó do Meu Brasil (Belém/PA) 
Tema: “Carimbó em tempos de pandemia: como está a salvaguarda de mestres e mestras, grupos e comunidades detentoras?”
Convidados: Representantes do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, IPHAN-PA, SECULT-PA, Ministério Público do Pará
Local: Espaço Cultural Apoena
Horário: 16h às 18h
Assistam na página da Campanha do Carimbó: www.facebook.com/campanhadocarimbo

Dia 18/setembro

Roda de Conversa Virtual – Carimbó do Meu Brasil (Belém/PA)
Tema: “A patrimonialização do Carimbó e seus impactos e desdobramentos no cenário cultural local e nacional”.
Convidados: Luciana Medeiros (Jornalista/Holofote Virtual), Marcel Arêde (Amplicriativa), Ná Figueredo (Ná Music), Afonso Gallindo (Documentarista), Nego Ray (Espaço Coisas de Negro), Anderson Moura (Espaço Cultural Apoena), Borô (Espaço Alter do Chão)
Local: Espaço Cultural Apoena
Horário: 16h às 18h
Assistam na página da Campanha do Carimbó: www.facebook.com/campanhadocarimbo

Dia 19/setembro

Carimbó do Meu Brasil – Primavera (PA) 
Live de Carimbó com o grupo Carimbó do Nilo e convidados
Local: Barracão da Marujada
Horário: 17:00h
Assistam na página da Marujada de Primavera: www.facebook.com/ney.correa.52

Carimbó do Meu Brasil – Cachoeira do Arari (PA) 
Roda de Carimbó com Grupo Acauã e convidados
Local: Praça da Independência, Centro
Horário: 19h
Assistam na página do Acauã: www.facebook.com/Carimbo-do-Acau%C3%A3-116197189753993

Serviço
O que: “CARIMBÓ DO MEU BRASIL 2020 - 6 anos do Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Brasileiro” | Edição Online
Quando: 11 a 26 de setembro/2020
Onde: Belém do Pará, Marapanim, Santarém Novo, Salinas, Magalhães Barata, São Caetano de Odivelas, Primavera, Irituia, Cachoeira do Arari,  Alter do Chão, Parauapebas, Rio Branco/AC.

O Carimbó do Meu Brasil 2020 acontecerá no período de 11 a 26 de setembro de 2020, sendo uma realização do Movimento da Campanha do Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e da ACEPA-Associação do Carimbó do Estado do Pará. Créditos da arte do cartaz: Ilustração do artista santareno Diego Godinho, com Dingbatuques do artista visual Mael e diagramação por Isaac Loureiro. 


PÁGINA DO EVENTO NO FACEBOOK:
www.facebook.com/campanhadocarimbo

INFORMAÇÕES E CONTATOS:
Belém: (91) 98529-6402 /  98410-3833 /
Marapanim: (91) 98988-2598
Parauapebas: (91) 98965-9550
Rio Branco/AC: (68) 99990-5292

www.campanhacarimbo.blogspot.com
www.facebook.com/campanhadocarimbo
carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com

(Holofote Virtual com informações do Movimento Carimbó do Meu Brasil)

Nenhum comentário: