8.9.20

Amazônia Doc vai exibir mais de 60 filmes on line

O 6o Amazônia Doc - Festival Pan Amazônico de Cinema será realizado de 12 a 23 de setembro com  três mostras competitivas de documentários, a programação é on line, com transmissão pelo Youtube e  AmazôniaFlix, com retransmissão pela Equatorial Energia. Também haverá oficina, masterclasses e web encontros, cujas inscrições estão abertas no site do festival.

A abertura, neste sábado, 12 de setembro, às 19h, conta com o Web Encontro “A Floresta do Cinema e o cinema da Floresta no Século XX e XXI", que traz como convidados os cineastas Luiz Arnaldo Campos (Brasil), Eduardo Morettin (Brasil), Gustavo Soranz (Brasil), Silvio Tendler (Brasil), Edna Castro (Brasil), Camila Loboguerrero (Colômbia) e Januário Guedes (Brasil). A mediação será do cineasta Victor Lopes, da produtora executiva e diretora geral do Amazônia Doc, Zienhe Castro, e do pesquisador Felipe Pamplona.

O Amazônia Doc é um dos mais importantes festivais de documentários do país. Este ano, quando pensamos que a novidade ficaria por conta de sua versão nova "3 em 1", veio a pandemia e o festival também precisou se reinventar mais ainda e se expandir ao ambiente virtual, sem perder a potência. Feito! 

Ao todo serão mais de 60 filmes documentários, entre curta, média e longa metragens, a serem exibidos on line nas mostras: Amazônia Doc – De 12 a 20 de setembro; 1º Festival As Amazonas do Cinema – De 14 a 20 de setembro -  e no 1º Curta Escolas – 15 a 19 de setembro. Os melhores filmes além de serem avaliados por um júri especializados, também serão escolhidos pelo público que poderá votar.

O Mestre da Farinha, filme premiado na mostra competitiva
O festival agora possui três troféus diferentes, todos criados e esculpidos por artistas da Amazônia.

O troféu mais tradicional é o da Mostra Pan Amazônica e Amazônia Legal do Amazônia Doc. É confeccionado por um artista da cultura popular do Marajó, mestre Ronaldo Guedes, da Associação do Pacoval. Já o troféu do 1o Curta Escolas é assinado por Brendo, jovem artista marajoara, aluno de Ronaldo Guedes.

Outro troféu, que ganhou o nome Eneida de Moraes, em homenagem à escritora e ativista cultural que foi fundadora do Museu da Imagem e do Som do Pará, traz a assinatura da designer brasileira, radicada na Amazônia, Bárbara Müller, e será entregue aos melhores filmes do Festival As Amazonas do Cinema. Outra premiação importante desse festival o Prêmio Selo Ela, da distribuidora ELO COMPANY para projetos de longa-metragem com direção feminina. 

A realização do 6º Amazônia Doc – 3 em 1 - é do Instituto Culta da Amazônia, com a Co-realização do Instituto Márcio Tuma; patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei Semear de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural do Pará - Governo do Pará. A produção é da ZFilmes; com apoio cultural da Cultura Rede de Comunicação e Sebrae-Pa; Ufpa - Curso de Cinema, Estrela do Norte - Elo Company e Casa NaMata.

Inscrições para oficinas e web encontros

Graciela Guarani, diretora de "Opará", vai ministrar oficina
Entre 12 e 23, também haverá oficina com a diretora Graciela Guarani, sobre narrativas indígenas; duas masterclasses sobre documentários, uma com Susanna Lira e outra com Nelson Porto e Francisco Studio Almendra, do KWO.

Nos web encontros, bate papo com diretores de filmes selecionados e um webinário reunindo diretoras e produtoras de cinema para discutir Crítica, com participação de Cecília Barroso, Kênia Freitas e Flávia Guerra (Coletivo Elvira de Mulheres Críticas), com mediação de Lorenna Montenegro. As vagas são limitadas e as inscrições para todas as atividades podem ser feitas pelo site do festival

O encerramento do festival, no dia 23 de setembro, também contará com web-encontro para a cerimônia de premiação dos filmes vencedores das três mostras competitivas do “Festival Amazônia Doc”, “Festival As Amazonas do Cinema” e do “Festival Curta Escolas”. 

Campanha aos povos da floresta

O Festival Amazônia Doc também se tornou embaixador da Campanha Povos da Floresta contra a Covid 19. Durante todo o festival será intensificada a divulgação desta ação que visa arrecadar fundos para a aquisição de itens indispensáveis para a proteção dos Povos da Floresta, como kits contendo álcool em gel e máscaras, assim como ajudar na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de produtos alimentícios. 


Informações no site www.amazoniadoc.com.br

CANAIS PARA ACESSO + INFORMAÇÃO + TRANSMISSÃO


LEIA O RELEASE COMPLETO
FILMES NA MOSTRA AMAZÔNIA DOC
https://bit.ly/2DJSAyU

FILMES NO 1o AS AMAZONAS DO CINEMA
https://bit.ly/2FaHzHz

Nenhum comentário: