A iniciativa pretende fortalecer um intercâmbio que vem sendo alimentado e maturado junto a discentes, docentes e demais colaboradores da FACTUR/ICSA/UFPA, além da comunidade artística tanto em Belém quanto em Cabo Verde. A ideia é que todos se apoderem de conhecimentos e de trocas de informações que serão somados ao processo de ensino-aprendizagem e qualificação dos profissionais do turismo e da música na região amazônica, potencializando o acesso a esses conteúdos, por meio da distribuição digital.
“Escolhemos a temática do empreendedorismo feminino na música para demonstrar o empoderamento das mulheres nas artes e na cultura de modo geral, pois tanto em Belém como em Cabo Verde, as cantoras se destacam sobremaneira em um cenário que já foi dominado pelo gênero masculino”, comenta o Prof. Dr. Paulo Moreira Pinto, Diretor Adjunto do ICSA/UFPA, que coordena o projeto de extensão.
A conversa virtual reune as cantoras paraenses Natália Matos e Mariza Black, a cantora caboverdiana Mindela Soares, além de Auda Piani, turismóloga, pesquisadora e produtora cultural do Espaço Na Casa do Artista, de Icoaraci e de Silvia Cruz, professora da Faculdade de Turismo. Terei o prazer também de participar, levando como contribuição o ponto de vista da comunicação na área cultural. Além do jornalismo, também mergulho na produção cultural na área da música e do audiovisual. A mediação da roda fica por conta de Lívia Duarte, que é Bacharel em Direito e integrante do Grupo de Estudo de Gênero da Universidade da Amazônia.
“Pelo meu estilo, caí nas graças dos tradicionalistas e passei a ser convidada para shows de maior importância. Vou falar sobre os estilos que mais me definem, e que são todos os ritmos tradicionais de Cabo Verde, como a Morna, a Coladeira e o nosso estilo de samba. E vamos ver o quanto temos de semelhante entre Pará e Cabo Verde. Eu amo a música brasileira e esse tipo de iniciativa só nos fortalece”, diz Mindela.
Natália Matos é cantora e compositora e costuma misturar em suas canções ritmos latinos misturados ao pop contemporâneo. Com dois discos lançados, ela se prepara para lançar o terceiro álbum ainda este ano , com uma nova estética, mas ainda trazendo a latinidade do disco de estreia. Já Mariza Black é intérprete de voz inconfundível. A artista mergulha no universo do samba, para interpretar obras dos grandes compositores, em apresentações em espaços que dialogam diretamente com o gênero.
A professora Silvia Cruz foi coordenadora do projeto de extensão em suas ações de 2019. Turismóloga com especialidade em Planejamento Estratégico do Turismo, ela também é Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Doutora em Ciência Socioambiental pela UFPa. Atualmente vem, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão; e é membro da Rede de Pesquisadores em Turismo da Amazônia e da Associação Nacional de Pesquisadores em Turismo – ANPTUR.
“Não cabem dúvidas de que as lives se tornaram um instrumento importante para divulgar trabalhos de artistas no mundo todo. Penso que se perde por um lado aquele contato com o público tão importante para os artistas, mas por outro tem-se a fluidez e a massificação que o avanço tecnológico proporciona. Isso para o bem e para o mal”, finaliza o coordenador do projeto, Paulo Moreira.
O Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde” é financiado pela Emenda Parlamentar Individual (Nº 30870013) do Deputado Federal Edmilson Rodrigues, por meio do Ministério da Educação - Governo Federal, UFPA, PROEX - Pró-Reitoria de Extensão | UFPA, Fadesp - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.
Serviço
Roda de Conversa (Live): O empreendedorismo feminino na música em Cabo Verde e Belém do Pará - Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde” . Dia 02 de outubro, às 19h, com transmissão pelo Youtube (http://bit.ly/Live_Musica), com retransmissão pela página de Facebook do Empactur – Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo da UFPA.
(Foto/Divulgação cedidas pelas artistas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário