29.9.20

Na roda virtual a música e o intercâmbio cultural

O projeto de extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde”, desenvolvido pela Faculdade de Turismo (FACTUR) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da  UFPA, através do Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo, inicia uma nova fase nesta sexta-feira, 2 de outubro, com a realização de uma roda virtual de conversa, transmitida às 19h, pelo YOUTUBE, com retransmissão pela página de Facebook do Empactur.

A iniciativa pretende fortalecer um intercâmbio que vem sendo alimentado e maturado junto a discentes, docentes e demais colaboradores da FACTUR/ICSA/UFPA, além da comunidade artística tanto em Belém quanto em Cabo Verde. A ideia é que todos se apoderem de conhecimentos e de trocas de informações que serão somados ao processo de ensino-aprendizagem e qualificação dos profissionais do turismo e da música na região amazônica, potencializando o acesso a esses conteúdos, por meio da distribuição digital.

“Escolhemos a temática do empreendedorismo feminino na música para demonstrar o empoderamento das mulheres nas artes e na cultura de modo geral, pois tanto em Belém como em Cabo Verde, as cantoras se destacam sobremaneira em um cenário que já foi dominado pelo gênero masculino”, comenta o Prof. Dr. Paulo Moreira Pinto, Diretor Adjunto do ICSA/UFPA, que coordena o projeto de extensão. 

A conversa virtual reune as cantoras paraenses Natália Matos e Mariza Black, a cantora caboverdiana Mindela Soares, além de Auda Piani, turismóloga, pesquisadora e produtora cultural do Espaço Na Casa do Artista, de Icoaraci e de Silvia Cruz,  professora da Faculdade de Turismo. Terei o prazer também de participar, levando como contribuição o ponto de vista da comunicação na área cultural. Além do jornalismo, também mergulho na produção cultural na área da música e do audiovisual. A mediação da roda fica por conta de Lívia Duarte, que é Bacharel em Direito e integrante do Grupo de Estudo de Gênero da Universidade da Amazônia.

Mindela tem uma carreira recente, iniciada há cinco anos, quando venceu um concurso de vozes, em São Vicente, cidade de Cabo Verde, onde também nasceu Cesária Évora. Apostando no estilo tradicional de seu país, alternada com a música brasileira, ela logo passou a se apresentar na vida noturna de sua cidade.  

“Pelo meu estilo, caí nas graças dos tradicionalistas e passei a ser convidada para shows de maior importância. Vou falar sobre os estilos que mais me definem, e que são todos os ritmos tradicionais de Cabo Verde, como a Morna, a Coladeira e o nosso estilo de samba. E vamos ver o quanto temos de semelhante entre Pará e Cabo Verde. Eu amo a música brasileira e esse tipo de iniciativa só nos fortalece”, diz Mindela.

Natália Matos é cantora e compositora e costuma misturar em suas canções ritmos latinos misturados ao pop contemporâneo. Com dois discos lançados, ela se prepara para lançar o terceiro álbum ainda este ano , com uma nova estética, mas ainda trazendo a latinidade do disco de estreia. Já Mariza Black é intérprete de voz inconfundível.  A artista mergulha no universo do samba, para interpretar obras dos grandes compositores, em apresentações em espaços que dialogam diretamente com o gênero. 

A professora Silvia Cruz foi coordenadora do projeto de extensão em suas ações de 2019. Turismóloga com especialidade em Planejamento Estratégico do Turismo, ela também é Mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Doutora em Ciência Socioambiental pela UFPa. Atualmente vem, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão; e é membro da Rede de Pesquisadores em Turismo da Amazônia e da Associação Nacional de Pesquisadores em Turismo – ANPTUR.

Também turismóloga, Auda Piani Tavares vai bater esse papo, trazendo na bagagem uma trajetória vasta de pesquisa na área de Patrimônio Imaterial e Saberes Tradicionais. Em 2019 ela participou do projeto de intercâmbio e viajou até Cabo Verde, onde compartilhou sua experiência com o projeto "Entre Panelas, Memórias e Sentidos”, com as mulheres de Tarrafal, e realizou uma palestra na Universidade de Santiago para os estudantes do curso de Ecoturismo. Auda também é gestora do espaço Na Casa do Artista em Icoaraci. 

“Não cabem dúvidas de que as lives se tornaram um instrumento importante para divulgar trabalhos de artistas no mundo todo. Penso que se perde por um lado aquele contato com o público tão importante para os artistas, mas por outro tem-se a fluidez e a massificação que o avanço tecnológico proporciona. Isso para o bem e para o mal”, finaliza o coordenador do projeto, Paulo Moreira.

O Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde” é financiado pela Emenda Parlamentar Individual (Nº 30870013) do Deputado Federal Edmilson Rodrigues, por meio do Ministério da Educação - Governo Federal, UFPA, PROEX - Pró-Reitoria de Extensão | UFPA, Fadesp - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Serviço

Roda de Conversa (Live): O empreendedorismo feminino na música em Cabo Verde e Belém do Pará - Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde” . Dia 02 de outubro, às 19h, com transmissão pelo Youtube (http://bit.ly/Live_Musica), com retransmissão pela página de Facebook do Empactur – Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo da UFPA. 

(Foto/Divulgação cedidas pelas artistas)

Nenhum comentário: