4.9.21

Cozinha de Maré: lançamento no Dia da Amazônia

Fotos: Antônia Muniz

O livro de receitas foi escrito pelas mulheres marisqueiras do Pará. “Cozinha da Maré”, em formato de e-book, reúne 24 receitas com peixes, caranguejo, sarnambi, ostra e outros mariscos, e ficará disponível para download a partir desse domingo, 5 de setembro, no site do projeto Mães do Mangue. 

“Munjica” de caranguejo, puqueca de gó, sopa de ostra com leite de coco, sarnambi refogado: receitas tradicionais de populações dos manguezais do Pará estão reunidas no livro “Cozinha da Maré - As mulheres e a cultura alimentar nativa dos manguezais amazônicos do Pará”, que será lançado no próximo domingo (5), no site da campanha Mães do Mangue, em formato de e-book, como celebração ao Dia da Amazônia.

A publicação apresenta receitas e também histórias de vida das marisqueiras Adaiza Braga Correa, Edite Silva, Joana de Castro, Juliana Alves, Lourdes Souza, Maria Antônia Costa, Maria Brito, Maria da Silva, Maria do Socorro Souza, Marizete Araújo, Naldilene de Souza, Patrícia Farias, Sônia.

No prefácio, a realizadora cultural Tainá Marajoara, do Instituto Iacitatá Amazônia Viva, destaca que as receitas fazem parte do patrimônio cultural alimentar dos extrativistas dos mangues da Amazônia e que revelam a harmonia com o ecossistema. 

“Um íntimo ritmo de cozinha, vida, mulheres e águas. A poética do cotidiano entre mariscagem, encantados, pescas, desafios (por vezes perigosos), lutas, proteções e sonhos que se transmutam em alimentos com sabores do mangal”, afirma no livro.

Com iguarias culinárias das 12 Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas e uma Área de Proteção Ambiental (APA), a APA Algodoal/Maiandeua, o livro está dividido em quatro partes: “Receitas entremarés”, com pratos da cultura alimentar de pescadoras e pescadores passadas por gerações; “Receitas de maré alta”, com preparos a partir de ingredientes frescos e temperos colhidos no tempo da natureza; “Receitas de mangues e raízes”, com as receitas de caranguejo, siri e o turu; e “Receitas Vazante em festa”, com pratos feitos com mandioca como a farofa de bicho de tucumã.

Angelina Rodrigues, da Resex de Soure, conta que muitas receitas são heranças de povos originários. “Eu nasci aqui, nasci nessa vida de tirar caranguejo, de ir para maré. Acho que o conhecimento que a gente tem veio dos índios que viviam aqui”, explica. Maria Brito, da Resex Mestre Lucindo completa, refletindo sobre a atividade pesqueira: “Eu aprendi acompanhando a minha mãe. Eu sustento minha família na mariscagem e para mim é como se fosse uma terapia, ficar aqui na maré, pensando na vida”.

Programação nas Reservas Extrativistas

O Pará, território localizado na maior área contínua de manguezais do planeta, é o berço do projeto Mães do Mangue, campanha que tem como objetivo inspirar e engajar comunidades na defesa e proteção desse ecossistema, a partir do protagonismo das mulheres e famílias que vivem nas reservas extrativistas. As narrativas e a vivência feminina dentro do mangue, registradas no projeto, revelam a atuação fundamental dessas mulheres no enfrentamento das emergências climáticas e na busca de soluções para a sobrevivência sustentável desses territórios.

Além da apresentação do livro “Cozinha da Maré”, a programação conta com a exibição de vídeos curta-metragem realizados especialmente para contar as histórias de vida de quem trabalha e vive no mangue - já disponíveis em quatro episódios no YouTube. “Um ponto forte será a inauguração do Espaço da Mulher Extrativista no município de Magalhães Barata", diz Bruna Martins, gerente do Programa Pesca para Sempre, da Rare que, ao reunir mulheres, revelando-as como protagonistas na conservação e defesa do mangue”, comenta.

Confira

Lançamento do livro “Cozinha da Maré - As mulheres e a cultura alimentar nativa dos manguezais amazônicos do Pará” - formato e-book. Neste domingo, 5, no site Mães do Mangue - www.maesdomangue.com.br.

(Holofote Virtual, com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: