16.9.21

Festival Raízes Cabanas traz ação criativa feminina

Feito por mulheres e para mulheres, o evento vai reunir música, empreendedorismo e arte. A programação, neste sábado, 18, começa 17h, com o grupo Tamboiara e segue com pockets shows de Rap com Mc's mulheres, como Ruth Clark, e o trio Dabruxaclan Mc. Durante as apresentações, o público também confere a exposição da artista Vitória Cibele e a feirinha de empreendedorismo, composta apenas por mulheres. Na Estrada do Benjamim 137, Cabanagem, em Belém.

A ideia é antiga, mas só foi possível de ser realizada este ano. "Nós já tínhamos a ideia e escrevemos o projeto para realizar esse evento lá, mas pretendemos reproduzir isso em outros bairros futuramente. Surgiu quando trabalhávamos no bairro da Cabanagem e criamos uma relação com as pessoas que moram e transitam pelo local, conversávamos com essas pessoas, inclusive com artistas da região e percebemos a carência de eventos culturais no bairro, principalmente os que trazem como foco a cultura popular paraense", explica Clara Panzera, uma das idealizadora do evento.

A curadoria artística do Festival Raízes Cabanas foi da organização do festival. "Nós escolhemos as atrações priorizando as artistas e empreendedoras moradoras do bairro da Cabanagem e da Augusto Montenegro, pensando na valorização do trabalho de mulheres da região em que acontecerá o evento”, diz Luma Rodrigues, também idealizadora.

A iniciativa aposta nessa  necessidade de criação de eventos que valorizem a mulher. "Mas não só isso, eventos que valorizem a mulher fazedora de cultura e empreendedora da periferia. Muitas vezes essas mulheres precisam sair de seus bairros para ter uma chance de mostrar os seus produtos e seus projetos, o Festival Raízes Cabanas irá trazer um espaço de acolhimento e aceitabilidade para essas mulheres. É importante frisar  a necessidade de espaço para as mulheres fazedoras e organizadoras de eventos, já que a equipe é toda composta por mulheres", ressalta Luma. 

Incentivo, protagonismo e sonhos 

A  primeira edição do festival sai graças à lei Aldir Blanc, que incentiva a realização de um sonho. "Esse projeto além de tudo ganhou uma visibilidade que talvez sem esse incentivo da Lei nos deu, não teríamos conseguido. Esperamos que seja o pontapé inicial de um grande projeto", diz Luma.

Ela também chama atenção para o diferencial do projeto. "A experiência tem sido diferente das outras por se tratar de uma comunidade específica, onde de certa forma estaremos nos representando, mas não só isso, estamos dando voz a uma parte da sociedade que é silenciada muitas vezes, que é a mulher periférica", continua. Ela e Clara também ressaltam que todo mundo é bem vindo. "Queremos frisar que não aceitamos nenhum tipo de intolerância e preconceito".

Clara Panzera e Luma Rodrigues, além da produção, também assumem na equipe a comunicação, que pretende trazer imagens da realização mesmo a quem não esteja presente. "Nós nos dividimos nessas funções, porém o projeto conta com parceiras e elas ficam responsáveis pelos outros setores do festival, como a cobertura do evento com o projeto Grafê Arte Fotografia por Ádria Catarina e Beatriz Santos que estarão trabalhando nas fotos oficiais, feira de empreendedorismo com a crocheteira Ellan e a floricultora Julia e o varal de artes visuais com a artista Vitória Cibele”, diz Clara.

A realização de um evento presencial em meio ao clima endêmico, é o maior desafio para elas, que no entanto acreditam que é preciso enfrentar, com cuidados, mas não deixar de fazer. "Eu percebo que muitos artistas que publicaram seus feitos de forma online estão trazendo agora presencialmente para o público e nessa situação a gente precisa se adaptar, trazer hábitos que adquirimos durante a pandemia e que ainda precisamos utilizá-los para nos proteger. A cultura pode ser usada como uma ferramenta para manter a conscientização para as pessoas continuarem se protegendo e se vacinarem”, reforça a produtora. 

Serviço

Para saber mais informações entrar em contato pelo email festivalraizescabanas@gmail.com ou pelo instagram @festivalraizescabanas. O evento acontecerá neste dia 18/09 (sábado), a partir das 17h, na Estrada do Benjamim 137, Cabanagem. Uso das ferramentas de proteção: máscaras, vacinação e álcool em gel para a higienização das mãos.

Siga o blogInstagram.com/holofote_virtual/

Nenhum comentário: