15.9.21

Retumbaiá com dança circular e culturas populares

Retumbaiá
Foto: Victória Sampaio
A I Mostra de Danças Circulares & Culturas Populares da Amazônia será realizada nos dias 17 e 19 de setembro, na Praça do Horto e no Solar da Beira e, em formato digital, no dia 17 de outubro. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Culturas Populares – Cultura em Movimento/ FIDESA – SECULT-PA | Lei Aldir Blanc.  

Maria Esperança Tenetehara é focalizadora de danças circulares, arte-educadora, pesquisadora e estudiosa e praticante das danças, músicas e poéticas das manifestações culturais da Amazônia. Em 2020-2021, ao dar vazão à criação e emergência do novo no contexto da pandemia, a artista revisita sua pesquisa reencontrando antigas parcerias e desta forma nasce Mainumy – anDanças e poÉticas brinCantes, uma iniciativa que celebra uma bela trajetória de quase 20 anos de pesquisAção, formação de público, prática da dança, produção de conhecimento e valorização do patrimônio imaterial da Amazônia. 

“RetumBaiá” é primeiro resultado de Mainumy. Em sua etimologia imaginária fundada nas palavras “retumbar” (de ressoar) e “baiá” (dançar/brincar), a mostra abriga um contexto simbólico nas tradições devocionais afro-amazônidas, destacando-se o Retumbão da Marujada de São Benedito de Bragança/PA, e o Tambor de Mina e o Baião de Princesas do Maranhão, manifestações de matrizes indígenas, africanas e ibéricas em terras amazônicas entre o Pará e o Maranhão, enraizadas da beira-rio à beira-mar e que inspiram a pesquisa que dá origem a este projeto. 

A iniciativa pretende dar gratidão a todas as comunidades tradicionais, mestras e mestres dos saberes populares, pesquisadores artistas, educadores; e a todos os grupos e focalizadores de danças circulares, parceiros envolvidos pela nutrição amorosa ao longo desta bela história da dança na Amazônia e em nossa aldeia-mundo. Além da realização da Lei Aldir Blanc, o projeto também tem apoio do Cac - Centro Alternativo de Cultura, CO-MOVE, Estúdio Casa, CODEM, SEMMA-Prefeitura de Belém.

Veja o que vai rolar neste final de semana

Músicos
Foto: Victoria Sampaio
Nesta sexta-feira, 17, portanto, a Roda Brincante ManiFESTA DAS ÁGUAS convida o público a participar da prática, a partir das 18h, na Praça Milton Trindade (Horto Municipal). Haverá interaão, criação e recriação estética e cultural entre artistas, pesquisadores e o mestre de cultura popular Raimundo Borges, antigo colaborador da pesquisadora-proponente.  A intervenção presencial será realizada mediante protocolos da pandemia.  E no domingo, 19 de setembro, a programação segue com o BAILE - Encontro CIRCULAR “A AMAZÔNIA NOMUNDO, o MUNDO NA AMAZÔNIA”, a partir das 10h, no Solar da Beira – Ver-o-Peso.  

RETUMBAIÁ propõe o diálogo transdisciplinar acerca das danças circulares & danças e outras poéticas das tradições brasileiras na Amazônia, reunindo antigos e novos focalizadores das danças circulares, artistas, educadores, mestres, brincantes e uma equipe de pesquisa, produção e comunicação. Nesta ação digital, haverá participação de focalizadoras do Pará, Manaus, São Luís e outras regiões brasileiras, com acesso virtual gratuito aos focalizadores, educadores, terapeutas, e público em geral, do Brasil e do Mundo.

Focalizadoras e brincantes
Foto: Victoria Sampaio
Integrando uma grande rede de pessoas, organizações e projetos em torno do ensino-aprendizagem de danças circulares & artes brincantes, como potências e estratégias de criatividade e vitalidade social, esta ação é um chamado que celebra 19 anos das Danças Circulares em Belém – Amazônia – PA.

É também o aniversário do iniciador desta abordagem e movimento da dança no mundo – o bailarino Bernhard Wosien (1908-1986). Após o baile, haverá uma roda de conversa com os pesquisadores-brincantes-focalizadores, que compartilharão ideias sobre o processo criativo do projeto RetumBaiá e as potencialidades da dança nas áreas de educação e saúde.

Nas ações presenciais, por motivos e cuidados contra a Covid, a limitação de participação na Praça do Horto, no dia 17, será de 80 pessoas. Já no dia 19, no Solar da Beira, a capacidade será de 50 pessoas. Nesta atividade, também solicita-se às pessoas que levem algo para sentar, como canga/lenço/mini-esteira para a roda de conversa; além de garrafa de água, álcool gel e máscara. 

Em outubro - O encerramento do projeto será no dia 17 de outubro, com o lançamento digital do Site Mainumy – anDanças e poÉticasbrincantes, e participação simbólica de Mestres-artistas brincantes.  Será o momento em que os pesquisadores-brincantes compartilharão ideias  sobre o processo criativo do projeto, contando ainda com oficinas e relatos de aplicação dessa linguagem da dança nas diversas áreas. 

Vivências na imersão de um processo criativo

Processo criativo
Foto: Victoria Sampaio
As Vivências Retumbaiá foram processos criativos e colaborativos entre a equipe de artistas-brincantes-focalizadores do projeto, o público e o Mestre Raimundo Borges. Foram realizados estudos musicais e de dança a partir de um roteiro gestual-poético-simbólico-musical que será apresentado na roda brincante – espetáculo interativo da mostra. 

Também fizeram parte das Vivências RetumBaiá, encontros com outras comunidades – educadores, mestres, artistas e focalizadores, como parte do processo de criação e compartilhamento e trocas de saberes, metodologia criativa colaborativa inerente às culturas populares.

A criação do site e a realização do baile-encontro também têm como base a referida pesquisa e o acervo da ong Mana-Maní Círculo Aberto de Comunicação e Cultura. Instituição co-criada e liderada por Maria Esperança Tenetehara, pessoa que teve papel fundamental na inserção das danças circulares do mundo na Amazônia, bem como a difusão das danças circulares da Amazônia Paraense para o Brasil e para o mundo.

A pesquisa que dá origem e fundamenta o projeto RetumBaiá tem base no Acervo Mana-Maní, que reúne relatos da oralidade e vídeos-dança, material iconográfico, textos. Todo esse material estará na midiateca do novo site Mainumy que pretende gerar conhecimento e reflexão em torno das manifestações culturais de matrizes indígenas, africanas e ibéricas em terras amazônicas. Como também das danças circulares, na Amazônia e no Mundo, para recriação e emergência do novo em tempos  pandêmicos. 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Roda Brincante ManiFESTA DAS ÁGUAS

Hora: 18h

Local: Praça do Horto (Pça Milton Trindade) 

Domingo, 19 de setembro de 2021

BAILE - Encontro CIRCULAR “A AMAZÔNIA NO MUNDO, o MUNDO NA AMAZÔNIA”

Hora: 10h

Local: Solar da Beira – Ver-o-Peso

Domingo, 17 de outubro de 2021

Lançamento digital – Canal de Youtube Conexão Mainumy

Site Mainumy – anDanças e poÉticas brincantes 

CONHEÇA QUEM FAZ O RETUMBAIÁ

Maria Esperança Tenetehara – coordenação geral, direção artística, pesquisa, textos, voz, dançante. 

Marluce Araújo – narrativa mitopoética, voz, dançante, percussão, cenografia. 

Mayra Faro – dançante, voz e narrativa mitopoética. 

Mayara La Rocque – narrativa mitopoética, voz, dançante, percussão.

Cleber Cajun – co-direção artística, narrativa mitopoética, voz, dançante, percussão.

Patrícia Ferraz – mediação de dança, voz, percussão, textos. 

Raimundo Rodrigues Borges – relator do imaginário poético e histórico das culturas populares da zona bragantina. Mestre da cultura popular paraense, com longos anos dedicados à Circulação da Comitiva de São Benedito.

Thales Branche – co-direção artística, voz, banjo, violão. 

Armando de Mendonça – violino, voz e percussão. É músico, compositor, produtor musical, sonoplasta, ator e educador popular.

Edson Santana – percussão e voz. 

Mônica Gouveia – Produção. 

Victória Sampaio – registro fotográfico e edição de vídeos. 

Liv Malcher – Designer Gráfico. 

Serviço

Retumbaiá - I Mostra de Danças Circulares & Culturas Populares da Amazônia. Dia 17, às 18h, é para até 80 pessoas, Praça do Horto  - Rua dos Munducus. Dia 19, às 10h, no Solar da Beira, Ver-o-Peso, para até 50 pessoas. Solicita-se às pessoas que levem algo para sentar, como canga/lenço/mini-esteira para a roda de conversa; além de garrafa de água, álcool gel e máscara. 

Projeto contemplado pelo Prêmio Edital Culturas Populares – Categoria Cultura em Movimento / FIDESA – SECULT-PA | Lei Aldir Blanc. Apoio Cac - Centro Alternativo de Cultura, CO-MOVE, Estúdio Casa, CODEM, SEMMA-Prefeitura de Belém. 

Siga o blog no Instagram: Instagram.com/holofote_virtual/

Nenhum comentário: