28.8.15

Companhia de dança curitibana aterrisa em Belém

A precariedade das relações humanas, o desamparo e a solidão na modernidade degradada são motes para “Quando se calam os Anjos”, da Curitiba Companhia de Dança, que se apresenta sábado, 29, às 16h e no domingo, 30, às 20h,  no V Encontro Contemporâneo de Dança.

Depois de lotar salas em São Paulo e no Rio de Janeiro, e recentemente do Mova-se Festival de Dança, em Manaus, chega a Belém o espetáculo inédito com direção coreográfica de Airton Rodrigues, bailarino e coreógrafo do Ballet Teatro Guaíra.

“Quando se calam os anjos” transporta para o palco o universo pós-moderno virtual do século XXI, onde as relações entre as pessoas, construídas sem grandes obstáculos através de um simples “clique” no computador, se tornam cada vez mais vulneráveis e facilmente descartadas, revelando a idéia de ”ser líquido”, que o sociólogo Zygmunt Bauman utiliza para caracterizar a fragilidade dos laços humanos, uma vez que nada é sólido e para durar.

“Ao mesmo tempo em que a tecnologia e a internet aproximam pessoas e propiciam a troca de informações e ideias num espaço de tempo nunca antes imaginado, levam ao descompromisso e à banalização dos sentimentos; estamos conectados em rede, mas sós. E esse paradoxo surgiu com muita intensidade durante o processo de criação”, revela o coreógrafo.

Nicole Vanoni,  diretora artística da companhia  que também compõe o elenco junto com outros 15 bailarinos, aponta “a indignação com a indiferença frente à violência impregnada na sociedade e o sentimento de impotência que nos tira a responsabilidade por este estado das coisas” como ignição para a concepção do espetáculo.

“E essa angústia e incapacidade de lidar e resolver questões nada sutis da vida contemporânea são traduzidas na fisicalidade vigorosa dessa jovem companhia com uma dramaturgia que se constrói com pinceladas de ironia, sensualidade e inquietude”, sinaliza.

Além de “Quando se calam os anjos”, a companhia tem em seu repertório  outra obra coreográfica: A Lenda das Cataratas, com concepção de Rafael  Zago, que circulou pela região Sul do país em 2014. Atualmente a companhia conta com 16 artistas de vários estados do Brasil, com currículo e formação consolidada com os melhores profissionais da dança do país.

Mesmo com esta breve carreira, a companhia já participou de festivais no Brasil e no exterior e investe na formação integral do seu elenco privilegiando uma rotina de trabalho corporal intensa, dentro das técnicas mais contemporâneas e apropriadas para a proposta da Curitiba Cia. de Dança.

Ficha Técnica

  • Direção Geral e Artística: Nicole Vanoni
  • Concepção Coreográfica: Airton Rodrigues
  • Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ana Claudia Moreira, Antonio Adilson Junior, Beatriz Caravetto, Betina D'Agnoluzzo, Clarissa Cappellari, Erika Bartaline, Leonardo Lino, Luana Teodoro, Natanael Nogueira, Nathalia Tedeschi, Nicole Vanoni, Raul Arcangelo, Ricardo Alves Pereira, Rodrigo Leopoldo, Tatiana Araujo e William Sprung
  • Assistente de Direção: Claudio Fontan
  • Ensaiador: Antonio Adilson Junior
  • Trilha Sonora: Raul Arcangelo
  • Figurino: Paulinho Maia
  • Projeto de Luz: Osvaldo Gazzoti
  • Produção/Edição Audiovisual: Raul Arcangelo e Rafael Dorta
  • Preparação Corporal: Viviane Cecconello e Leandro Lara Santos
  • Direção de Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos - Solange Borelli

Serviço
Espetáculo “Quando se calam os anjos”. Nos dias 29 (sábado), às 16h, e domingo (30), às 20h. No  Teatro Claudio Barradas – Rua Jerônimo Pimentel, 546. Classificação Indicativa: Livre. Incentivo do Ministério da Cultura (por meio da Lei Rouanet).

Nenhum comentário: