26.8.15

Lia Sophia comemora os dez anos do primeiro CD

Nas duas noites, o repertório do disco será cantado com convidados que marcaram aquela época, mas Lia também passeará pela carreira, cantando novos e antigos sucessos que marcaram sua trajetória. Dias 29 e 30 de agosto, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa.

Parece que foi ontem que vimos e ouvimos Lia Sophia tocando de banquinho e violão no Carpe Dien, barzinho que existia ali na Praça Amazonas, em Belém do Pará. Na época ela surgia como cantora independente, eram os anos 1990. No repertório mesclava canções pop à músicas autorais. Algo de novo surgia e quem curtia a cena musical mais ousada da cidade, vibrava. Foi um esboço ao que viria, em 2005, com o primeiro disco, "Livre", que este ano completa uma década de lançamento. 

"Livre" foi tocado nas rádios, com destaque para a música “Boca“, de Débora Vasconcelos, que acabou entrando de última hora no disco, e “Eu só Quero você”, primeira composição de Lia Sophia. Outro sucesso foi a versão de Lia Sophia para a música “Velhos Sonhos”, composição de Mapyu e Nilson Chaves, que Lia já havia gravado no CD do Mapyu e regravou no “Livre”.

O disco faz um passeio por gêneros musicais como samba, balada, música com elementos mais eletrônicos. 

“Ali estão minhas primeiras composições, minhas primeiras parcerias, as primeiras músicas tocadas nas rádios. Ele representa um grande aprendizado. Ele é total liberdade, o que eu queria na época. Só mais tarde fui escolhendo caminhos musicais e definindo uma sonoridade para cada disco”, relembra.

O show comemorativo traz também sucessos de outros trabalhos e que marcam a trajetória da artista, como as canções que faziam parte do repertório de Lia Sophia nos bares em que tocava na época.  O espetáculo reserva ainda participações especiais, que têm total relação com história desse disco e a própria história da compositora. 

Alcyr Meireles, que produziu o disco, os irmãos músicos Beto e Baboo Meireles, Renato Torres, Débora Vasconcelos e Yanna Cardoso, que segue os passos da cantora. “O show será de muita emoção pra mim e para as pessoas que acompanharam esse meu início de carreira. Vamos reviver músicas, histórias e celebrar juntos esses dez anos de sucesso”, avisa a artista.

Depois do lançamento, foram surgindo convites para outros shows, para tocar em palcos nobres, para gravar no cd de outros artistas, enfim, fui vendo que não tinha mais como voltar atrás. E comecei a sonhar mais alto. E é o que continuo fazendo até hoje”, conclui.

Reconhecida nacional e internacionalmente  - recentemente, Lia ganhou o prêmio da Global Music Awards como artista Emergente e foi indicada na revista Bilboard americana como a ganhadora da medalha de ouro - como uma das grandes cantoras brasileiras dessa geração, Lia Sophia já está em seu quarto disco e comemora sucessos como ter emplacado músicas em trilhas sonoras de novelas e minisséries globais. A artista acaba de chegar de Nova York, onde representou o país no Brasil SummerFest.

“Nesse momento do lançamento do CD Livre, eu ainda estava me acostumando com a ideia de ser uma cantora profissional. Cantar, pra mim, até então era apenas uma maneira de me sustentar, pagar as contas. 

Serviço
O show em comemoração aos 10 anos do disco “Livre” será nos dias 29 e 30 de agosto, às 20 horas, no teatro Margarida Schivasappa, do Centur. Ingressos a R$ 30 com meia entrada a R$ 15. Informações: (91) 98118-7074 ou 98721-5706.

Nenhum comentário: