4.8.15

Dramaturgia paraibana abre festival em Belém

Aluizio Guimarães
As apresentações dos espetáculos iniciam no dia 7, mas a partir desta terça-feira, 4, o Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paraibana já começou em Belém, com o Ciclo de Dramaturgos, que de 4 a 8 contará com a participação de Aluizio Guimarães, e também, de 10 a 14, com Paulo Vieira, ambos diretores e dramaturgos da cena de teatro da Paraíba. Saiba mais no site do festival. 

Aluizio Guimarães, que já está em Belém, desde esta segunda-feira, 3, produziu e dirigiu vários espetáculos nas áreas de Teatro e Cinema, recebendo prêmios por alguns desses trabalhos, dentre estes espetáculos e filmes, destacam-se Água, areia e as maçãs (teatro), Hades - Uma História de Fé e revolta  (teatro), "...e foram felizes para sempre! (teatro) e Batalhão 41 de Cajazeiras (Vídeo documentário) Borra de Café (cinema/ficção).

Em Belém, ele apresenta parte de sua obra e de seu processo  de criação. “Quero convidar os participantes a vivenciar esse processo  navegando pelas possibilidades da escrita dramatúrgica”, diz Aluízio, que escreve peças teatrais contemporâneas, que não negam por isso, o passado. “Sinto que estou de alguma forma preso a um tempo que não  existe mais...  minhas peças  dialogam  com o hoje sem negar o ontem”, comenta.

Em relação à cena paraibana de teatro, ele diz que a produção do Estado vive uma fase de boas montagens com bons autores. “Estamos caminhando para um momento em que o eco do que foi plantado será  colhido com os devidos louros para os envolvidos.  Acredito numa crise generalizada de criatividade e numa consequência antônima a essa crise...  acho que o Nordeste  e o Norte  são bons exemplos desta reação e acredito na PB como um dos possíveis protagonistas”, diz.

Ele vem a Belém, pela segunda vez. Aluizio já esteve aqui na adolescência, e diz que traz boas lembranças. “Apesar do tempo corrido, ele não apagou as belas imagens da cidade que guardo até hoje.  Minha maior expectativa é  conseguir apresentar mais um olhar sobre a arte da dramatúrgica e fazer novos amigos... pois amigo nunca é  demais”, conclui.

Como nasce um cabra da peste?

Como Nasce um Cabra da Peste: duas apresentações 
no Margarida Schivasappa (7 e 8, às 20h)
É o que vamos saber nas primeiras apresentações do Festival do Teatro Brasileiro, O espetáculo "Como Nasce um Cabra da Peste", que segue um estilo Ver de Ver o Peso, do nosso grupo Experiência, ganha duas sessões,  uma no dia 7 e outra, dia 8, no Teatro Margarida Schivasappa (20h). 

Belém ainda verá, dia 7, o espetáculo Flor de Macambira, no Curro Velho e, no mesmo dia, Marabá recebe "Esparrela. A abertura é simultânea nas duas cidades. O ator global Luiz Carlos Vasconcelos também participa, com seu espetáculo de palhaço Silêncio Total e Mercedes da Galharufas Companhia de Teatro. Dia 8, em Marabá, e dia 9, em Belém, às 19h, na Estação das Docas. Todas as apresentações do Festival do Teatro Brasileiro serão gratuitas. 

O projeto tem, ao todo, 10 dias de programação, com 16 apresentações de 5 espetáculos, a maioria inéditos nas duas cidades, além de ações educativas com oficina de formatação de projetos e de capacitação para professores e alunos da rede pública de ensino, residência artística, ciclo de dramaturgos e intercâmbio entre os grupos de teatro da Paraíba  e do Pará, além de um encerramento musical, em Belém, com show de Chico Cásar. 

Esparrela, que abre o festival em Marabá
Além do Teatro Margarida Schivasappa, o festival ainda ocupa, em Belém, o Teatro Experimental Waldemar Henrique, Forte do Presépio, Núcleo de Oficinas Curro Velho,  Estação das Docas e Portal da Amazônia. Em Marabá, as apresentações acontecerão no Cine Teatro Marrocos, Praça São Félix de Valois na rua 5 de Abril, Praça São Francisco na Cidade Nova e na Escola Estadual de Ensino Médio Gaspar Vianna.

A produção executiva do FTB é da Alecrim Produções Artísticas, com produção local dos Produtores Criativos. A realização desse evento, em todas as suas etapas brasileiras (PA, CE, AL e ES) tem patrocínio da Petrobras, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Em Belém, a correalização é da Fumbel e Prefeitura Municipal.

A itinerância conta ainda com apoio da Escola de Teatro e Dança da UFPa – ETDUFPA, Hotel Princesa Louçã, Sol Informática, Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação de Marabá, Secretaria de Cultura de Marabá Prefeitura de Marabá, Fundação Cultural do Pará, Organização Pará 2000, Secretaria Executiva de Cultura do Estado Do Pará, Governo do Estado Do Pará.

Serviço
Ciclo de Dramaturgos, com Aluizio Guimarães. De 04 a 08 de agosto (5ª e 6ª, das 17h30 às 21h30. No sábado das 14h às 18h). Na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPa
. Trav. D. Romualdo de Seixas, 820. (esquina com Tv. Jerônimo Pimentel). Fone: 91 3212-5050. Mais informações: www.17.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

Nenhum comentário: