18.8.15

Reator recebe público para nova experimentação

A performance "À Sombra dos Homens Ausentes" estreia nesta quinta-feira dia 20 de agosto, às 20:30 no Estúdio Reator. Com Nando Lima e Dudu Lobato em cena e conta com a atriz Pauli Banhos, que receberá o público na sala de entrada do Reator com sua performance "SELFIE-SERVICE". 

Esta é mais uma produção do Estúdio REATOR, espaço criado em 2010 para apresentar trabalhos onde o essencial é o processo e a experimentação proveniente do hibridismo que mistura, através da tecnologia, teatro, sons, projeções e até textos. 

O processo de À Sombra dos Homens Ausentes começou em outubro de 2014 e agora, dez meses depois, é posto ao público. Nesse período de maturação muitos foram os caminhos percorridos pelos dois protagonistas, desde a inspiração inicial que nasceu ao lerem os textos de Matei Visniec.

“Este autor romeno que me acompanha desde 2012 quando tomei conhecimento de suas obras lançadas no Brasil pela É Realizações Editora, e principalmente a carpintaria da dramaturgia de -Teatro Decomposto ou o Homem Lixo- mais que uma peça de teatro, um espelho quebrado, como o próprio autor esclarece no prefácio da obra, me identifiquei com a possibilidade de assemblage ali proposta" comenta Nando Lima.

Dudu Lobato é estreante nesse processo e o que mais o atrai "é a possibilidade de expressar ideias e convicções, para além dos gestos e atitudes do cotidiano; sem necessariamente criar um personagem, da maneira mais ‘convencional’ usada por atores de teatro, já que eu não tenho formação nessa área", esclarece.

O mergulho nesse universo de ideias justapostas começa quando o espectador chega ao Estúdio REATOR. Na antesala, ele é recebido ao som de Jazz e a projeção de um vídeo com a legenda que descreve a performance "Nigthsea Crossing", de Marina Abramovic: um texto sobre - O Observador - que dá dicas sobre o que virá e os questionamentos que se impõem quando estamos diante de uma obra de arte; além é claro da presença da atriz Pauli Banhos.

Tudo climatizado por luzes coloridas que preparam as pessoas para o "universo de sonhos e sombras" que virá , após um breve passeio pelo espaço do Estúdio Reator Virtualconstruído, no "jogo" Second Life.

Após toda essa introdução é pedido ao espectador que relaxe: "sente-se, respire fundo, ouça a música, fique tranquilo, para ver e sentir" À Sombra dos Homens Ausentes, que incorpora desde as máscaras originais do Boi de Máscaras da cidade de São Caetano de Odivelas até a sonoridade de Luigi Russolo, futurista de quem foram resgatadas composições feitas em 1913, além da voz incomparavel de Billie Holyday.

A cenografia tem dois paineis, elementos gráficos, geométricos, superfícies plásticas simetricamentes expostas e que recebem projeções, para acentuar por meio da visualidade a atitude contemporânea do tema central proposto pela performance: A diluição de fronteiras entre as atitudes da vida real, cotidiana e social, e a alimentação interna do indivíduo, suas gêneses secretas, desejos, impulsos contidos e dissimulados.

A performance segue de maneira que Nando Lima e Dudu Lobato, interagem com câmeras em tempo real, vídeos gráficos repleto de imagens que são construtos sem fabulações, sonoridades em loops, gravações de suas próprias vozes, ecos e reverberações de ideias e conceitos, criando um efeito espelhado e calendoscópico do tempo e situação atual em que vivemos, criando reflexos do mundo contemporâneo, uma panaceia de fluxos, onde já não sabemos onde é o início ou o fim de cada coisa ou que estão emparedados em círculos concêntricos, girando em um carrossel do qual só achamos o lugar para entrar, e do qual jamais sairemos.

Ficha técnica

  • Elenco/Performers
  • Nando Lima - Homem 1
  • Dudu Lobato - Homem 2
  • Pauli Banhos - Door
  •  Concepção da performance e funções técnicas de Direção - Roteiro - Cenografia - Iluminação - Sonoplastia - Vídeos: Nando Lima em parceria com Dudu Lobato
  •   Produção: Estúdio REATOR
  • Assistente de Direção : Pauli Banhos
  • Montagem de iluminação: Nelson Dantas
  • Execução de figurino: Telma Lima
  • Fotos de Divulgação: Alexandre Sequeira

Serviço
À Sombra dos Homens Ausentes. A partir de  20 de agosto, no Estúdio Reator - Travessa 14 de Abril 1053 entre Av. Gov. José Malcher e Av. Magalhães Barata. Hora: 20h30. Ingresso: R$ 20,00 - meia para estudantes e classe artística. Outras apresentações em agosto : 21 sexta feira - 22 sábado - 27 quinta-feira- 28 sexta- feira - 29 sábado. Sempre às 20h30.

(Texto: Estúdio Reator)

Nenhum comentário: