18.8.15

Homenagem a Vivian Maier no Dia da Fotografia

No final dos anos 2000, o material fotográfico deixado por uma babá se tornou uma grande descoberta em imagens que retratam o cotidiano nas ruas do século XX, nos EUA.  Essa história é contada no documentário "A fotografia oculta de Vivian Maier", que será exibido em comemoração ao Dia da Fotografia, nesta quarta, 19, às 19h, no cine teatro do CCBEU. Após a exibição haverá bate papo com Cinthya Marques, Marco Antonio Moreira (ACCPA) e Michel Pinho (Associação Fotoativa).

A programação integra a exposição "Premiados Primeiros Passos". Após a exibição, haverá bate papo com o público, com mediação da artista premiada desta edição, Cinthya Marques,  apresentação é de Marco Antonio Moreira (ACCPA) e participação do historiador e fotógrafo Michel Pinho (Associação Fotoativa).

"A Fotografia Oculta de Vivian Maier" (Finding Vivian Maier, EUA, 2013, Dir: John Maloof & Charlie Siskel) apresenta uma personagem peculiar e até então desconhecida do público: uma babá e empregada doméstica que está redefinindo todo o conceito de fotografia urbana do século XX.

Nos dias de hoje, no entanto, seu nome ostenta a reputação de uma das mais talentosas e perspicazes fotógrafas de rua dos EUA. O reconhecimento póstumo se deu graças a descoberta de um verdadeiro tesouro, que conta com mais de 100 mil itens das maravilhas e peculiaridades da América urbana.

John Maloof  não é apenas o diretor do filme, ele também foi o responsável por descobrir o trabalho fotográfico de Vivian Maier por acaso em um leilão. 

Vivian Maier guardou, por toda a sua vida fotografias, negativos e fitas de áudio com pequenas entrevistas que fazia com as pessoas que fotografava. Ela atravessou sua vida como uma simples babá – sem filhos, marido ou parentes próximos. 

Seguindo pistas espalhadas por todo o EUA, o documentário desvenda a obra dessa fotógrafa norte-americana recém-descoberta, que impressiona pelo olhar peculiar que imprimiu às cidades que retratou – em especial Chicago, onde passou grande parte de sua reservada vida – os mistérios por trás dessas fotos e pela quase obsessão de retratar-se a si mesma. 

O copioso material por ela produzido entre os anos 1950 e 1980 passou por um resgate artístico, por meio de galerias e museus, e pessoal, através de depoimentos de uma amiga e dos adultos que eram as crianças que ela cuidou.

A narrativa do filme escolheu apresentar o resgate do diretor pelas suas fotos: desde os negativos não revelados no leilão, disponibilizá-las na internet, contactar museus e galerias, até começar a vendê-las em mostras.

Uma das partes interessantes é quando outros fotógrafos de renome começam a analisar as fotografias, e a partir daí que vemos a importância do trabalho de Vivian Maier como registro urbano do séc XX. 

A fotógrafa é praticamente uma jornalista de imagens, em especial das classes média e média baixa e principalmente dos mais pobres. É ali que vemos a moda, os costumes, o jeito de agir das pessoas durante as décadas que se passavam.

A programação integra a exposição "Premiados Primeiros Passos",  em cartaz na galeria Edgar Contente, no CCBEU, com os trabalhos dos artistas premiados e menções honrosas da 23º Mostra Primeiros Passos (2014).

Serviço
CCBEU - Trav. Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos - Belém - Pará / Fone: 91 3221-6100.

Nenhum comentário: