21.8.15

Vai baixar Mestre Verequete na Black Soul Samba

Um dos maiores ícones da cultura paraense: Mestre Verequete é o grande homenageado da Black Soul Samba desta sexta, 21 de agosto. A festa realizada na véspera de comemoração do Dia do Folclore leva ao palco do Tábuas de Maré o grupo Curimbó de Bolso, com repertório repleto de canções do ícone popular, a partir das 21h.

Com dois CDs lançados, a Companhia de Música Curimbó de Bolso vem se firmando com um expressivo expoente da chamada música regional produzida no Pará. Flertando com o rock, MPB e com a música erudita, o Curimbó de Bolso firmou sua sonoridade como uma nova forma de produzir carimbó.

Mesmo na urbanidade, o grupo mantém o cuidado na reverência aos mestres primordiais do carimbó. Nisso, Verequete recebe as devidas homenagens por sua contribuição à cultura do Pará. 

Batizado como Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, nasceu na localidade de “Careca”, próximo à Vila de Quatipuru, em Bragança (PA), em 1926. Gravou 12 discos e se tornou uma das maiores expressões artísticas do carimbó. Seu apelido "Verequete", foi recebido enquanto trabalhava na Base Aérea. 

Em entrevistas Mestre Verequete dizia que o apelido foi dado após ele narrar um acontecimento que viu num terreiro, quando o pai de santo cantou "Chama Verequete" e que ele narrou aos colegas de trabalho. Depois de contar, os colegas passaram a chamá-lo de "Verequete", depois o Mestre compôs um dos carimbós mais populares de sua carreira e também da música parasense: “Chama Verequete”.

Tema de diversas publicações acadêmicas, Mestre Verequete também foi imortalizado em filme com o mesmo nome, dirigido por Rogério Parreira e Luiz Arnaldo Campos. Morto em 2009, o Mestre continua sendo fonte de inspiração e aprendizado para quem mergulha no universo do carimbó.

O vocalista e fundador do Curimbó de Bolso, Félix Faccom, diz que o grupo faz música contemporânea "Escutei muita música erudita, MPB, rock – de Pink Floyd a Alceu Valença e Mozart. Todas essas influências dialogam com o que fazemos. É um jeito urbano de fazer carimbó”, diz.

Nascido no Espaço Cultural Coisas de Negro, o grupo lançou seu primeiro trabalho em 2005 e desde então vem se apresentando em diversos espaços musicais. Para o show desta sexta na Black Soul Samba, o grupo vai levar um repertório fincado na obra de Mestre Verequete.

Segundo Félix, a Cia. de Música Curimbó de Bolso bebe na fonte, reverencia os mestres. Recria com leveza e simplicidade um carimbó contemporâneo, resistente. Sua sonoridade se confunde com cidade, sons da mata, rios e rezas caboclas. Nas palavras do poeta Antonio Juraci “Curimbó de Bolso, cabe em qualquer coração, cabe nas conchas dos lhos, cabe na palma da mão”.

Serviço
Show com Curimbó de Bolso em homenagem ao Mestre Verequete. Black Soul Samba - Sexta, 22 de agosto. Tábuas de Maré - Rua São Boaventura, 156, Cidade Velha, próximo a Avenida Tamandaré
Ingressos: R$20,00. Informações gerais: (91) 98362 1793.

Nenhum comentário: