19.8.24

27a Feira do Livro traz várias atrações musicais

A 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi aberta neste sábado, 17, com uma grande revoada de Pássaros e homenagens à mestra de cultura popular, Iracema Oliveira, e ao escritor, Juraci Siqueira. Além da literatura, a música é também um ponto forte na programação que vai até domingo, 25 de agosto, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. 

Dividida em três espaços, Arena Multivozes, Arena das Artes e a Arena Amazônia, a programação literária é composta de um circuito de atividades culturais e artísticas. Palco central da feira, a Arena Multivozes será ambientada com intervenções artísticas, rodas de conversa e saraus. Já na Arena das Artes, espaço dedicado às crianças, será celebrado a infância por meio de teatros, histórias e apresentações lúdicas. A entrada é gratuita, das 9h às 21h. A realização é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Na Arena Amazônia há shows todos os dias, às 20h, em palco montado no estacionamento do Hangar. Entre as atrações, a Amazônia Jazz Band, o Arraial do Pavulagem; Frutos do Pará e convidados; AQNO; Dona Onete; Carabao; Zaynara; Trilogia; e para encerrar o grande tributo ao Tonny Brasil, “Pai do Tecnobrega”, com produção da Agência Cultural Ampli Criativa.

O tributo reunirá mais de dez artistas, que celebram o legado de Tonny Brasil, reconhecido como um dos grandes ícones da música paraense. Entre as participações, Rebeca Lindsay, Hellen Patrícia, Gang do Eletro, Edilson Morenno, Marcelo Wall, Marcia Rocha, Kiko Neto, Sandro Aragão e Chico Salles. O repertório inclui grandes sucessos eternizados na voz e letras de Tonny Brasil, como “Oração”, “Sonho”, “Doce Mel”, “Cúmbia do Amor” e muito mais.

Artistas paraenses celebram legado de Tonny Brasil

Com 40 anos de carreira, Tonny Brasil faleceu em junho deste ano, aos 57 anos, deixando um legado de mais de duas mil músicas, que foram gravadas por artistas de renome nacional, como Marília Mendonça, Reginaldo Rossi, Gaby Amarantos e Joelma. Tonny é considerado o “Pai do Tecnobrega", gênero musical tradicional do Pará, que mistura batidas eletrônicas ao brega.

A técnica de enfermagem Marisa Siqueira, viúva de Tonny Brasil, aprovou a iniciativa. “Em meio à tanta saudade, fica a nossa gratidão por essa homenagem. A gente tem comentado que o Tonny Brasil não imaginaria o gigante que ele é e o quanto ele é querido pelos paraenses. Não iremos perder esse momento por nada. Lá de cima, ele também deve estar muito feliz”, emociona-se. 

A Gang do Eletro tem em Tonny Brasil uma de suas principais referências. Keila, integrante do grupo formado ainda por DJ Waldo Squash, Marcos Maderito e Will Love, promete um show repleto de sucessos, em celebração ao legado do “Pai do Tecnobrega”, a exemplo de “Una Cosa”, composição de Brasil gravada pela Gang do Eletro no seu álbum de estreia, em 2013.

“Tonny Brasil é um grande compositor, então a galera pode esperar um show com muitos hits. Vamos fazer essa participação com todo nosso carinho, mas também uma dor no coração, porque a gente preferia estar fazendo uma homenagem em vida. Mas é isso que a gente pode fazer agora, porque o Tonny merece muito por toda a sua contribuição para a nossa música”, diz Keila.

Quem acompanha os shows de Rebeca Lindsay sabe que as canções de Brasil fazem parte do repertório da cantora. Segundo ela, será um prazer participar do tributo. "Tonny é um grande nome da nossa música, dono de um acervo de composições incríveis. Ele foi e sempre será uma inspiração para mim e para muitos da nossa cena. Com certeza será um prazer inenarrável participar desse momento", destaca.

Serviço

Show-tributo a Tonny Brasil

Data: 25 de agosto (domingo)

Hora: 20h

Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n - Marco)

Nenhum comentário: