Os realizadores dos documentário Foto: Divulgação |
A colaboração de documentários dedicados a contar a história de mestres da cultura popular, lugares e movimentos culturais é inestimável. Olhar para o passado no presente é a única forma de melhorar o futuro. Não a toa, obras como essas desempenham um papel fundamental na preservação de legados que, de outra forma, poderiam se perder com o tempo.
Neste contexto, trago aqui a notícia do lançamento de dois títulos que chegam à cena independente do audiovisual paraense, realizados com recursos da fundamental Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e do apoio da Prefeitura Municipal, da SECTUR e de uma rede de parceiros da comunidade de Igarapé-Açu, cidade localizada no nordeste do estado.
Um deles é "Espaço Cultural Espírito da Coisa: território de Arte e Cultura em Igarapé-Açu", que narra a história de um espaço criado nos anos 90 por um grupo de amigos apaixonados pela música popular brasileira. O espaço rapidamente se tornou um lugar de resistência e berço para a profissionalização de artistas locais.As noites memoráveis são relembradas, contadas e cantadas a partir da visão de quem idealizou, construiu, vivenciou e sonhou com aquele lugar. Por meio dessas narrativas, o filme mostra como a cultura popular sobrevive e floresce justamente por ser nutrida pelas pessoas que vivem e respiram essa cultura.
O outro documentário se chama "O legado musical do Mestre Duia", que ilumina a vida de Manoel Flor de Abreu, um home que enquanto consertava bicicletas para sobreviver, aprendeu a tocar chorinho, como um autodidata, apenas observando outros músicos. Mestre Duia, como ficou conhecido, com sua simplicidade, tornou-se uma inspiração e influenciou uma geração de jovens músicos.
Produzidos por Fabinho Carréra e Renir Aviz, com direção de Felippe Barros e Brad Netto, o projeto foi gerido por Carol Magalhães. Além dos filmes, o evento contará com uma Feirinha Gastronômica que apresentará o melhor da culinária local e um show com artistas da terra, reforçando a celebração da cultura popular em todos os sentidos.
Serviço
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, sendo necessário fazer reserva pelo telefone (91) 98866-1114. O evento acontece neste sábado, 24 de agosto de 2024, no Espaço Cultural Mangueiras da Neusa (Tv. Duque de Caxias, 4154, Centro, Igarapé-Açu), a partir das 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário