O Centro Cultural do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) inaugura nesta quarta-feira, 14 de agosto, às 18h30, a exposição "Paolo Ricci: 53 Anos de Cores Ítalo-Amazônicas".
Nascido em Lucca, na Itália, em 1925, Ricci mudou-se ainda jovem para a Ilha do Marajó com sua família, durante o auge do ciclo da borracha. Formado em Direito em Belém, ele exerceu advocacia e jornalismo por várias décadas, mas sempre com um olhar atento à cultura e à arte local. De origem européia, sua vivência no arquipélago marajoara acabou moldando-o como "homem amazônico", e isso refletiu em sua obra artística.
A carreira nas artes visuais, iniciou como autodidata, com apoio do pintor Leônidas Monte. Depois, Ricci prosseguiu seus estudos na Escola de Belas Artes de Salvador. Como um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil, segundo o Dicionário de Artes Plásticas do Ministério da Educação, contribuiu significativamente para a cultura paraense, organizando exposições como "Artistas Plásticos Paraenses do Século XIX" e publicando obras de referência como "As Artes Plásticas no Pará".
Membro da Academia Paraense de Letras (APL) desde 1980, Ricci ocupou a cadeira de número 19, onde deixou um legado que continua a inspirar artistas e intelectuais. Faleceu em maio de 2011.
Serviço
A exposição "Paolo Ricci: 53 Anos de Cores Ítalo-Amazônicas" abre nesta quarta-feira, 14, às 18h30. Visitação até o dia 14 de setembro, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará - Rua João Diogo, 254, bairro da Campina, Belém-PA, ao lado do prédio sede do TRE-PA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário