20.8.24

Gastronomia com música boa e opções culturais

Ao que tudo indica teremos um final de semana bastante movimentado em Belém do Pará, capital da COP 30. Um dos motivos será a realização do Festival Amazônico de Gastronomia, nos dias 24 e 25 de agosto no Parque da Residência. Com curadoria de Thiago Castanho, chef paraense com destaque internacional, o evento é gratuito oferece uma programação musical do tipo imperdível. 

Num evento como esse, sabemos: o que mais se destaca é a vivência de sabores que só a terrinha aqui, ficada na Amazônia, pode oferecer. Com 14 chefs paraenses preparando pratos ao vivo, o público terá a oportunidade de degustar clássicos da culinária regional e experimentar inovações criativas.

Restaurantes como Barraca da Fafá, Tacacá do Renato e Satoshi estão entre os destaques, oferecendo desde delícias tradicionais até fusões gastronômicas inusitadas, como o sushi empanado com tapioca e cumaru e o hambúrguer de feijão Santarém no pão de açaí.

Além disso, o festival contará com duas aulas-show com os chefs Irina Cordeiro e Edvaldo Caribé, que ensinarão receitas como cuscuz no tucupi com peixe amazônico e filhote "de sol" com baião de dois amazônico.

A programação musical é igualmente diversificada, trazendo nomes de peso da cena musical amazônica. No sábado, por exemplo, as apresentações incluem Arraial do Pavulagem, Manoel Cordeiro e Baile do Mestre Cupijó, enquanto no domingo, o público poderá curtir shows de Hamilton de Holanda, Trio Manari e Orquestra Aerofônica. Essa mistura de ritmos celebra a identidade cultural paraense e promete animar todo mundo! 

Dentro do Teatro Gasômetro, uma feira de pequenos produtores destacará marcas locais como Sabor de Bragança e Abelhas Raras, oferecendo produtos como chocolates, geleias e cachaças. Este espaço é uma oportunidade para o público conhecer e apoiar empreendimentos da sociobiodiversidade amazônica.

Thiago Castanho
Foto: Divulgação
Para as crianças, a programação inclui contação de histórias, teatro de bonecos, oficinas de percussão com materiais reciclados e até uma oficina de trufas, garantindo diversão para toda a família.

Thiago Castanho entende tudo isso como uma plataforma de conexão entre chefs, produtores e o público. “Belém é reconhecida internacionalmente por sua gastronomia, e eventos como este ajudam a consolidar nossa cultura no cenário global”, afirma o chef. 

O Festival é realizado pela Sonique Produções e patrocinado pela Agropalma e Instituto Cultural Vale. Tem apoio da Secult-PA e das rádios Cultura e Unama FM.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL:

Dia 24 de agosto:

12h às 13h: Os Mansos

14h às 15h: Carimbó Selvagem

15h30 às 16h30: Manoel Cordeiro

17h às 18h: Veropa Sessions + Eduardo du Norte

18h20 às 19h20: Baile do Mestre Cupijó

20h às 21h30: Arraial do Pavulagem

Dia 25 de agosto:

12h às 13h: Charme do Choro

14 às 15h: Sancari

15h30 às 16h30: Priscila Cobra convida Mestre Jaci e Os Caçulas da Vila

17h às 18h: Orquestra Aerofônica

18h20 às 19h20: Trio Manari

20h às 21h30: Hamilton de Holanda

AULAS-SHOW: 

Dia 24 de agosto:

13h00: Chef Irina Cordeiro 

Cuscuz hidratado no tucupi com peixe amazônico e salada de feijão manteiguinha

Dia 25 de agosto:

13h00: Chef Edvaldo Caribé

Filhote "de sol" com baião de dois amazônico.

Uma fusão da cozinha amazônica com nordestina.

Dias 24 e 25 de agosto:

11h00: Trufas: método prático e rápido para crianças, com Rennan Mesquita

Capacidade: 20 crianças 

PROGRAMAÇÃO INFANTIL:

Dia 24 de agosto:

12h20 às 13h: Contação de História com Otânia Freire

14h20 às 15h: Teatro de Bonecos com Leonel Ferreira 

15h30 às 16h30: Pedro Bolhas com Pedro Bolhas

17h às 18h: Oficina de Percussão com material reciclável com Zet

Dia 25 de agosto:

12h20 às 13h: Contação de História com Folhas de Papel

14h20 às 15h: Teatro de Bonecos com Leonel Ferreira 

15h30 às 16h30: Pedro Bolhas com Pedro Bolhas

17h às 18h: Oficina de Percussão com material reciclável com Zet


Nenhum comentário: