24.8.24

Theatro da Paz pode se tornar patrimônio mundial

Entre os dias 26 e 28 de agosto, Belém recebe a II Oficina de Mobilização para a preparação da candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Após a etapa Manaus, onde o Teatro Amazonas passou pela mesma avaliação, chegou a vez do Theatro da Paz. A cerimônia de abertura, aberta ao público, acontecerá no dia 26 de agosto, às 9h30, e contará com a presença de importantes autoridades, incluindo o presidente do Iphan, Leandro Grass, e o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz. 

A candidatura dos Teatros da Amazônia é uma iniciativa que busca reconhecer a importância cultural, histórica e arquitetônica dessas edificações construídas no século XIX, durante o ciclo da borracha, um período de grande crescimento econômico na Amazônia. Ambos os teatros são ícones da modernização e urbanização da região, sendo os primeiros teatros brasileiros com estrutura arquitetônica preparada para óperas.

O processo de reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) envolve a justificativa dos valores universais dos bens, que devem demonstrar importância não apenas local, mas para toda a humanidade. O Iphan, como órgão coordenador, é responsável pela elaboração do Dossiê de candidatura que será apresentado ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.

Durante os três dias de oficina, serão discutidos temas fundamentais para a elaboração do dossiê, incluindo os conceitos, princípios e procedimentos para a apresentação da candidatura. Além disso, a programação incluirá apresentações sobre a proteção, conservação e gestão dos teatros, visitas técnicas e debates.

No dia 27 de agosto, serão realizadas visitas técnicas, tanto no entorno da área de amortecimento do Theatro da Paz, como dentro do teatro, para avaliar o entorno do teatro e garantir que todos os aspectos de preservação sejam levados em conta na candidatura, assim como dentro do teatro para que os participantes conheçam de perto as particularidades do edifício histórico e compreendam melhor os desafios e as necessidades de conservação e gestão que o teatro enfrenta. 

Já no dia 28 de agosto, haverá uma reunião na sala Vicente Salles, no Palacete Bolonha, onde serão discutidas as próximas etapas da candidatura. Serão definidos critérios e estratégias para a elaboração do dossiê e as responsabilidades de cada instituição envolvida no processo.

Programação

Dia 26 de agosto (Segunda-feira)

9h: Credenciamento

9h30: Abertura com autoridades no Theatro da Paz

10h: 1ª Apresentação – Conceitos, princípios e procedimentos para a candidatura

11h: 2ª Apresentação – Contextualização histórica e embasamentos conceituais

12h às 14h: Intervalo de almoço

14h: Apresentações sobre a proteção, conservação e gestão do Teatro Amazonas e Theatro da Paz

17h às 18h: Debate

19h: Atração cultural

Dia 27 de agosto (Terça-feira)

9h30: Visita técnica à área de amortecimento do Theatro da Paz

12h às 14h: Intervalo de almoço

14h: Visita técnica ao Theatro da Paz

17h às 18h: Debate sobre a visita técnica e encaminhamentos

DIA: 28 de agosto (Quarta-feira)

Local: Sala Vicente Salles – Palacete Bolonha

9h30 – Próximas Etapas da Candidatura

12h às 14h - Intervalo de Almoço

14h – Instituição dos Grupos de Trabalho de Elaboração da Candidatura

16h às 17h – Encerramento: Debate e Encaminhamentos

Nenhum comentário: