7.4.10

Fotoativa abre exposição e lança o Pinholeday Belém 2010

Um evento criado para promover e celebrar a técnica artesanal de produção de fotografia chamada Pinhole.

Foto de Anita Lima, da exposição Pinholeday 2009

O Worldwide Pinhole Photography Day (Dia Mundial da Fotografia Pinhole) é comemorado todos os anos, no último domingo de abril.

Aqui, a tradição é mantida pela Fotoativa, que abre nesta quinta-feira, a partir das 19h, a sua programação.

A partir deste engajamento da Fotoativa no WPPD, Belém passou a se destacar mundialmente no projeto, alcançando o maior número de participantes de uma mesma localidade, superando até mesmo o total de participantes de alguns países como Argentina, Canadá e França. E o número de inscritos cresce a cada ano.

O lançamento da programação será na Galeria Fotoativa, com o tema Sentidos da Imagem. A noite marca a apresentação da programação completa do evento, com a abertura de uma exposição que traz uma seleção de imagens produzidas no Pinholeday 2009, feita sob curadoria de Dirceu Maués.

Ainda este mês, serão oferecidas ao público as já tradicionais oficinas Mini Pinhole e Pin Lux e uma nova atividade, a oficina Pinhole Toy, precedendo a jornada fotográfica que celebra o dia mundial da fotografia Pinhole, este ano agendada para 25 de abril.

A programação do Pinholeday 2010 começou no mês de março, com uma inovação: a realização de oficinas preparatórias para a oitava edição do evento numa instituição de ensino estadual – a Escola Astério de Campos, que atende a deficientes auditivos.

No dia 19 de março, um fotovaral levou uma amostra do trabalho da Fotoativa até a escola e nos dias seguintes, alunos e professores participaram gratuitamente das oficinas Caixa Mágica e Mini Pinhole.

Foto de Candida Ivy Silva,
da exposição Pinholeday 2009

A ideia foi alcançar um novo tipo de público e aproximar deste a reflexão e a prática da fotografia, como experiência lúdica e de enriquecimento do processo de aprendizado.

O material originado nesta ação será integrado à produção da jornada deste ano.

O calendário do Pinholeday 2010 segue até o segundo semestre, quando haverá a apresentação dos resultados da jornada fotográfica, que incluem exposições, vídeos e lançamento de produtos.

Serviço
Associação Fotoativa - Praça das Mercês, nº 19. Informações: 3225-2754 / fotoativa@amazon.com.br /a.fotoativa@gmail.com/ www.fotoativa.blogger.com.br

Nenhum comentário: