12.4.10

Millarch focaliza vídeos de Ismaelino Pinto no Festival Nacional de Vitória

A notícia está entre as que foram produzidas pelo jornalista em três décadas de trabalho dedicadas à música e ao cinema, agora disponibilizadas em site na internet. Na foto, Aramis com Nana Caymmi.

Navegando pelo site, adorei ler a notícia de quase 20 anos atrás. O crítico de cinema e colunista paraense Ismaelino Pinto (O Liberal) já andou se aventurando pelo universo da VideoArte. Que ele é apaixonado por cinema, todo mundo já sabe.

Mas a matéria publicada em 1991, pelo jornalista Aramis Millarch, conta que ele concorreu com dois trabalhos de vídeo-arte no Festival Nacional de Vídeo de Vitória.

Em "Papelão Reciclado", ele aborda o universo do artista plástico Alexandre Sequeira, na época trabalhando com material reciclado e em "Laura e Rohit - Dez Anos Depois", o reencontro de dois irmãos artistas, filhos de americanos radicados em Belém, no reinício de um trabalho conjunto.

Será que Ismaelino ainda tem as cópias? Além de gostar do achado, fiquei curiosa. De acordo com Millarch, o colunista “mereceu elogios pelas duas interessantes propostas que levou na área de video-arte”. Leiam a notícia completa aqui.

Internet - Além desta matéria, o site traz reportagens e artigos de Aramis Millarch, produzidas por três décadas dedicadas de jornalismo, história e cultura. Falecido em 1992, ele é considerado um dos mais reconhecidos jornalistas especializados em música e cinema do Brasil.

O site informa que o trabalho irá reunir mais de 50.000 artigos, publicados entre 1957 e 1992, em 19 periódicos, versando sobre as diversas ramificações artísticas (música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas, etc.) com mais de 100.000 personalidades e artistas citados.

Aramis Millarch (12-07-43 / 13-07-92) foi um dos poucos paranaenses que recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo e participou dos principais festivais, concursos ou prêmios de âmbito nacional onde a arte ou a cultura era objeto de discussão. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação dos Pesquisadores da Música Popular Brasileira.



Nenhum comentário: